Reunião extraordinária em realização no Ministério de Minas e Energia (MME) oficializou o aumento do percentual nos combustíveis
A 2ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) oficializou, nesta quarta-feira (25), o aumento percentual do etanol anidro na gasolina, de 27% para 30%, e do biodiesel no diesel comum, de 14% para 15%. As novas misturas passarão a valer nos postos em 1º de agosto.
A cerimônia, realizada no Ministério de Minas e Energia (MME), teve presentes os principais agentes do governo como o presidente Lula e o ministro da casa, Alexandre Silveira.
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A 2ª reunião extraordinária do CNPE teve como tema o Combustível do Futuro, amparado pela Lei 14.993/24, regulamentada em outubro de 2024. Nela é permitido aumento do etanol na gasolina em até 35%, e uma máxima de 25% no biodiesel do diesel.
A solenidade sustentou a mudança nos combustíveis em vantagens para os brasileiros, como a redução de até R$ 0,13 no preço do litro da gasolina. A medida também movimenta o mercado do agronegócio, pela produção da cana de açúcar.
Durante a reunião, o governo afirmou também que os aumentos vêm em decorrência do recente fechamento do Estreito de Ormuz, responsável pela passagem de cerca de 20% do petróleo do mundo.
A apresentação apontou que a prolongação da guerra entre Israel e Irã poderia elevar os preços do barril de petróleo de US$ 90 para US$ 120. No momento, há um cessar fogo entre os países, o que diminui a possibilidade desta variação.
O Ministro Alexandre da Silveira também se apoio nas vantagens econômicas e afirmou que os testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) qualificam os combustíveis para uso no país.
Agora com o E30 seremos exportadores de gasolina! Impacto verdadeiro na vida da família brasileira”, discursou o ministro.
O presidente Lula seguiu a mesma deixa de seu ministro e colocou em pauta que tem que pensar nas vantagens para todos.
Tenho que pensar no meu país! No tamanho do meu país, na quantidade de terra do meu país e na tecnologia do meu país”, afirmou o presidente.
Em março, o Instituto Mauá – referência em estudos com combustíveis em veículos – validou o combustível do futuro. Em análise, a instituição concluiu que motocicletas e automóveis não sofrerão com a nova mistura e ainda afirmou que o consumo das máquinas será semelhante. Mesmo que alguns modelos tenham apresentado falhas, os testes afirmam que tudo está dentro do esperado.
Ainda assim, veículos importados apenas a gasolina e os antigos carburados terão mais dificuldade com a novidade. As motocicletas que se enquadram nestes tipos foram as que mais apresentara, falhas, principalmente na partida a frio.
No caso do biodiesel, a Confederação Nacional do Transporte – CNT – já defendeu publicamente o percentual mais baixo do biodiesel, em 10%. O pedido seria em decorrência dos registros de problemas mecânicos com os motores dos veículos decorrentes do alto percentual do biodiesel no diesel.
Desde março de 2024, a mistura do biodiesel no diesel está fixada em 14%. A elevação para 15% atende a uma demanda do setor produtivo, que defende maior participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.
Contra a instituição, Lula disse que estamos atrasados no assunto e que ocasião poderia estar discutindo, por exemplo, 20%de biodiesel no diesel. Uma defesa a partir de uma ótica apenas ecológica.
A situação do aumento percentual se agrava ainda mais com a notícia dos últimos dias: a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) irá suspender, durante todo o mês de julho, o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC).
A medida foi viabilizada a partir do Decreto nº 12.477, de 30/05/2025, que bloqueou boa parte da verba da Lei Orçamentária.
Essa diminuição de recursos afetará amplamente o funcionamento da ANP, impactando diretamente atividades essenciais para garantir a qualidade do combustível em nosso país.
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Conversa fiada do governo! Boa parte dos empresários donos de postos de combustível aqui no país já revendem a gasolina E50 (50% gasolina + 50% etanol) há muitos anos, por conta prórpria, é claro. Nos carros flex a maracutaia é menos sentida no funcionamento do carro, embora no bolso de quem abasteça com gasolina, esperando um consumo menor, a diferença seja grande. Já quem tem veículo somente a gasolina, pode preparar o cofrinho para as manutenções, porque essa mistura certamente vai danificar muitos sistemas de injeção de combustível por aí. O lobby dos usineiros é muito forte junto a congresso nacional, ou seja, se forçarem um pouco mais, dentro de pouco tempo vão conseguir chegar ao percentual de 35% de etanol na gasolina.
Agora vai…
Vai… pro buraco.
Já está indo há tempos, agora termina de chegar lá.