Gasolina com mais etanol: as quatro mentiras do governo

Entre elas, a promessa - nunca cumprida - de reduzir o preço da gasolina na bomba para compensar o aumento de consumo

presidente ficticio mentiroso abastacendo o carro no posto
Várias mentiras estão sendo contadas para justificar o aumento do etanol na gasolina (Imagem criada em IA | Chat GPT)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/05/2026 às 09h00

Não é possível que o presidente da República se valha de tantas mentiras para justificar mais um aumento do etanol na gasolina, de 30% para 32%. Desta vez, as fábricas de automóveis e motos se manifestaram publicamente contra essa decisão.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!

Abaixo, veja as quatro mentiras do governo sobre essa medida:

1ª mentira: amparo legal

O governo se diz amparado pela Lei do Combustível do Futuro. Não é verdade, pois ela permite elevar o teor do álcool até 35%, desde que comprovada a viabilidade técnica — o que não aconteceu.

2ª mentira: teste com 32%

Afirmou-se também que os 32% de etanol na gasolina já foram testados. Mentira: os ensaios com 32% foram realizados em 2025, quando o teor subiu de 27% para 30%, mas apenas como margem de tolerância para evitar problemas com desvios na mistura. Agora, para se aprovar os 32% de etanol, os ensaios deveriam utilizar um teor de 34% ou, no mínimo, de 33%.

3ª mentira: a qualidade dos testes

Baú para motos
As motos foram as principais prejudicadas até agora (Foto: Shutterstock)

A terceira mentira está nos testes para aprovar os novos teores. Eles não são realizados de maneira tecnicamente aceitável, pois só analisam a dirigibilidade (marcha lenta, aceleração e variações de temperatura).

Falta comprovar a durabilidade e a compatibilidade dos componentes com o novo teor de etanol, que é higroscópico (absorve água, o que pode provocar a oxidação das peças). Em resumo: testes de longo prazo não são realizados. Sabem por quê? Pela “urgência” do governo em aprovar a medida.

O alerta do setor de duas rodas

A Abraciclo, que reúne as fábricas de motos, contestou os resultados dos ensaios anteriores, que indicaram falhas não só pela dificuldade de ligá-las nas manhãs mais frias, mas também, e principalmente, na retomada de aceleração.

Esses problemas são muito mais perigosos nas duas do que nas quatro rodas, pois colocam em risco a segurança do motociclista em uma ultrapassagem ou quando ele está inclinado em uma curva. O governo? Desprezou e se fez de surdo para a Abraciclo, simples assim.

4ª mentira: o impacto no bolso

Essa vai direto para o bolso do motorista: o aumento de consumo com o novo teor de etanol não foi compensado por uma redução do preço da gasolina, conforme promessa jamais cumprida pelo presidente da República.

Diante disso, onde estão o Ministério Público, que deveria defender o cidadão, e a Confederação Nacional de Transportes, que representa os consumidores?

Ninguém é contrário ao biocombustível. O protesto é contra o aumento do teor de etanol (e do biodiesel) na marra, goela abaixo do motorista.

Newsletter
Receba diariamente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram
Siga no

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
40 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Teste 21 de maio de 2026

ugadvfisadbb

Avatar
gabriel 21 de maio de 2026

O que ninguém diz é que até o carro flex vai sofrer com esse teor de etanol, e o motivo é simples: A octanagem está sendo mantida a mesma da gasolina anterior. quando o carros detectarem o teor maior de etanol, o avanço de ignição vai ser ajustado para compensar a maior octanagem trazida pelo maior teor de etanol, porém já que a refinaria compensou na octanagem da parte de gasolina, essa octanagem a mais não vai estar lá, então os motores vão apresentar detonação.

Avatar
ANTONIO 20 de maio de 2026

Vc deve estar recebendo mesada do MASTER. Igual a família do ex-presidente.

Avatar
Tony Pacheco 27 de maio de 2026

Pior mesmo é publicar matérias publicitárias que só depois você vê que é um anúncio disfarçado. Veja o exemplo da matéria sobre o Kia Sportage 2026. Notei que os elogios não cessavam, da primeira à última linha, e só notei que era publicidade quando vi que os comentários estavam suspensos. E tinham que estar suspensos mesmo. Afinal, um carro que só vendeu 148 unidades durante todo o ano de 2025, é porque tem alguma coisa de errada com ele e não é só o preço absurdo de 267 mil reais, que dá para comprar um apartamento de 2 quartos em Salvador com vaga de garagem fixa…

Avatar
ANTONIO 20 de maio de 2026

Mistura de política com informação técnica é o que, de fato, não presta.

Avatar
Tony Pacheco 27 de maio de 2026

Estou realmente chateado com isso. Boris parecia fazer jornalismo-raiz. SQN.

Avatar
Edson 19 de maio de 2026

Mestre Feldman tudo joia?

Sobre kits reatores Hidrogênio,
Dá uma lidinha no relato.
Fiz testes com reatorres e constatei o seguinte: Quando certa potência é usada para separar o hidrogênio do oxigênio se cria uma carga contrária no alternador. Nesse momento não há ganho algum de potência com o gás produzido.
Porém há um momento em que ocorre redução no consumo do combustível que é na sinaleira ou durante as frenagens.
Quando o reator é ligado somente ao parar no sinal, ou durante frenagens, dependendo do tamanho da célula o consumo de combustível pode reduzir de forma significativa.
É como você ter um start-stop mas ao envés de desligar o motor você aciona o reator hho.
Com a diferença que você evita desgastar o motor de arranque como no caso do start-stop.
Você também pode utilizar a celula hho ativando somente ao pisar no freio aproveitando a energia regenerativa com um alternador separado instalado direto no eixo. Ao frear ele armazena energia numa bateria separada e mais tarde é usada pra criar hidrogênio e esse sistema ajuda na frenagem prolongando a vida das pastilhas e discos.
Esses kits hho vendidos na web proporcionam uma reução de consumo pequena dependendo da rotina de uso e de quanto o veiculo fica parado no sinal, nas descidas ou frenagens.
Concluindo: é quando se tira o pé do acelerador que a economia acontece similar a economia do start-stop com a vantagem de poder ser ativado sem desligar o motor.

Avatar
Alexmar 18 de maio de 2026

Ah, interessante, a imagem do Presidente colocada na matéria se parece com a do ex, e seu filho candidato, e em nada lembra o atual.

Avatar
Tony Pacheco 27 de maio de 2026

O antigo presidente matou 700 mil brasileiros porque exigiu 1 dólar para cada dose de vacina comprada e como ninguém aceitou, ele passou a fazer antipropaganda nas redes sociais ridicularizando a pandemia: “É só uma gripezinha.” E, por favor, não comparece um indivíduo que nunca deu um prego num sabão, nunca teve Carteira de Trabalho, com um operário que perdeu um dedo trabalhando como metalúrgico e se transformou no maior estadista da História do Brasil.

Avatar
Alexmar 18 de maio de 2026

Ah, claro, o atual “presidente” nunca mentiu(PS ESTOU SENDO IRÔNICO), então qual é a surpresa? Faz o L e atocha no rabo.

Avatar
Gustavo 18 de maio de 2026

Porque nao colocou a verdadeira pessoa culpada disto, aquele ladrao de 9dedo que esta se promovendo e fazendo campanha mentirosa como tudo o que ele faz que é roubar e enganar o povo?

Avatar
Daniel 18 de maio de 2026

Simples… Hoje a maior parte da frota é Flex incentive o povo a Usar Etanol nos carros Flex, abaixando o preço deste, mas não obrigue quem tem carro importado e ou um carro mais antigo movido a gasolina a usar esse rabo de galo. 27% de etanol já era absurdo e com 30% piorou pra muitos (principlamente motos), 32 % vai fuder é o pobre, afinal quem tem carro antigo e é colecionador, como roda pouco vai por Podium que esta tem 25% etanol. Quem vai se lascar é o pobre que tem sua CG125 2010, ou aquele trabalhador que tem um Uno ou gol do fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000, que é movido só a Gasolina.

Avatar
Tony Pacheco 27 de maio de 2026

Concordo. Tudo é a ganância do tal Agro plantador de cana de açúcar. Este setor compra terras com dinheiro subsidiado por nós, quase sem juros. Depois planta com dinheiro dos nossos impostos. Depois, se a safra é ruim, pedem anistia das dívidas e conseguem. Se a safra é boa, ganham sozinhos. A agroindústria alcooleira está toda nas mãos de políticos e, por isso, empurram este coquetel do Diabo nos nossos carros. E a gasolina nunca abaixa o preço, mesmo com um terço de álcool. E não adianta votar na direita nem na esquerda. Não adianta pedir ditadura militar, pois foram os militares que inventaram o carro a álcool de cana… Todo o espectro político brasileiro é corrompido pelo Agro. Só pedindo intervenção alien, pois nenhum político, de nenhum espectro, é contra este esquemão.

Avatar
Rafael 17 de maio de 2026

Desse governo do PT esperar algo positivo é algo utópico, e se ainda tivermos um Congresso corrupto que se vende por emendas, daí passa qualquer coisa mesmo.

Avatar
Tony Pacheco 27 de maio de 2026

Comparar azeitonas com elefantes não é uma boa forma de analisar dados concretos. Sob o governo petista atual estamos com o maior nível de exportações da História do Brasil. O menor índice de desemprego da História. Atenha sua crítica ao Agro alcooleiro, que domina as duas casas, a Câmara e o Senado e, claro, domina todos os setores que podem intervir neste inferno que é o coquetel álcool-gasolina, que não baixa o preço e só faz prejudicar os motores dos nossos carros, nos dando prejuízos homéricos. Neste quesito combustível adulterado com permissão oficial, PT é igual a PL e igual a toda sopa de letrinhas que domina a política brasileira. Todos mamam nesta teta. O quê fazer? Sinceramente, não sei.

Avatar
JOEL PACKER 17 de maio de 2026

Recebo esta newsletter e sigo o prefil no twitter porque vejo que as reportagens são bem elaboradas, com grandes dicas aos leitores. Mas no momento que a página passa a ter um viés político, deixo de acreditar nas opiniões do Boris. Uma pena.

Avatar
The Aviator 17 de maio de 2026

Viés político? Somente nas mentes distorcidas daqueles que não aceitam críticas ao governo atual quando faz aquilo que não beneficia o cidadão.

Avatar
Wellington 17 de maio de 2026

Dito isso, me impressiona ainda está pagina estar no “ar”, veiculando criticas ao atual governo. Cuidado Boris, seu pescoço está em risco.

Avatar
Rafael 17 de maio de 2026

Do jeito que está a ditadura nesse país é bem provável, agora se o larápio nove dedos se reeleger, ele vai conseguir consolidar o plano dele de regulação total das redes sociais tipo o da China.

Avatar
Georges 18 de maio de 2026

A opinião é tecnica e independe de quem é o presidente atual. Não foi dita nenhuma mentira.

Avatar
Wellington 18 de maio de 2026

Tenta explicar isso para aqueles que já tiveram páginas ou contas censuradas por tecer criticas ao governo, mesmo sendo verdadeiras.

Avatar
Santiago 17 de maio de 2026

Quando se fala-se do governo, as atenções voltam-se todas para o presidente da vez. E quase nunca fala-se do congresso nacional, aonde poderosas bancadas de deputados vêm impondo pautas de interesses particulares, dentre eles o agronegócio a quem jnteressa nos empurrar cada vez mais etanol (ao preço deles) e mais biodiesel de de soja.
Se é pra enveredar pela questão política, então vamos abordar todos os envolvidos.
O maior cargo da República é o presidente, porém o maior poder vem do Congresso. Enquanto a maioria não se lembrar disso, e continuar votando em qualquer nome pra deputado e senador, continuaremos sendo um país rifado por interesses mesquinhos.

Avatar
The Aviator 17 de maio de 2026

O congresso apenas aprovou aquilo que o executivo queria e, agora, é do executivo a iniciativa pelo aumento do teor de etanol.

Avatar
Santiago 18 de maio de 2026

Sim, formalmente é isso mesmo que você disse!
Porém a questão é aquilo que antes se conversa e se impõe nos bastidores, longe do conhecimento público.
Ainda mais neste Congresso há decadas manipulado pelo famoso “bloco do centrão”, que dispensa qualquer apresentação ou comentário.

Avatar
Tony Pacheco 27 de maio de 2026

O Agro domina a Câmara e o Senado. Se em 2026 não tirarmos todos os deputados e senadores de direita atuais, podemos votar até em Jesus Cristo que não vai adiantar absolutamente nada.

Avatar
Rubens Filho 17 de maio de 2026

Ótima esta Imagem criada em IA | Chat GPT

Avatar
Polvo 17 de maio de 2026

Na região do ABC conhecemos este pr3sid3nt3 de longa data. Sempre foi mentiroso, enganou muita gente e chegou onde chegou, pois é bom de lábia. Sobre o etanol na gasolina tenta impor o interesse do governo dele, mesmo o consumidor tendo a opção de abastecer seu veículo com etanol puro, possivelmente pois é assessorado por gente não capacitada tecnicamente. Infelizmente ele aparelha os órgãos de maneira geral, com “companheiros” que não entendem nada do assunto, mas tomam decisões que f3rram com a visa do brasileiro.

Avatar
Rafael 17 de maio de 2026

O pior é que tem muito maluco fanático que ainda vota numa tranqueira dessas.

Avatar
Rafael 17 de maio de 2026

E o pior que tem muito fanático maluco que ainda vota num mentiroso e corrupto desses.

Avatar
Reynaldo 17 de maio de 2026

Elegem um mentiroso de carteirinha e esperam vir verdade por parte do governo rsrsrs. Piada né? E ainda tem incautos que não conseguem entender a matéria e ainda rotulam as pessoas pelo que elas próprias são.

Avatar
Luis 17 de maio de 2026

Justamente!

Avatar
Omar 17 de maio de 2026

Por essa e outras que há 3 anos estou no 100% elétrico.

Avatar
Tony Pacheco 27 de maio de 2026

Feliz com sua riqueza. Eu e a maioria dos brasileiros não podemos ter carros elétricos. Primeiro porque não existe estrutura de abastecimento (isso levou ao fracasso do carro elétrico nos EUA). Segundo porque o preço inicial, para os modelos realmente confortáveis, é alto demais. Terceiro que só se pode usar dentro das cidades. Saiu da cidade não há onde carregar a bateria.

Avatar
Marcelo 16 de maio de 2026

Assino embaixo.

Avatar
Rafael 16 de maio de 2026

Tinha me esquecido que esse jornalista é bolsominion raiz. Uma pena para o site envolver politicagem em época de eleição. Triste.

Avatar
Rafael 17 de maio de 2026

O cara fala a real sobre a presepada que o governo quer implantar e você quer culpa-lo? Acorda e va se tratar maluco fanático. De onde vcs esquerdistas doentes tiram essa ideia fixa de que quem fala mal do governo do PT sao automaticamente bolsonaritas, vocês precisam se tratar com psicólogo.

Avatar
Santiago 16 de maio de 2026

Qualquer mistura acima de 20% já começa a virar um problema, e até uma bomba, pra motores e equipamentos a gasolina
Mesmo que num passe de mágica toda a frota brasileira automóveis virasse flex, temos ainda as motos, as embarcações, e equipamentos não-automotivos diversos.
Diferentemente do diesel, o Brasil tem plena autossuficiência de gasolina. E não tem porquê dilui-la “pra render mais”
Ar mais puro??? Não exatamente!!! Veículos não-flex começam a “tossir” e funcionar com problemas, gerando mais fumaça e resíduos.
E ainda tem os muitos veículos de países vizinhos em viagens mais longas pelo Brasil, que precisam reabastecer aqui e depois retornam aos seus países com o motor pipocando.
A solução para o etanol é desmascarar e desmantekat o valor fictício e inflaciobado pelo qual ele é hoje produzido e distribuído.
Voltando ao seu preço real, o etanol voltaria a ser competitivo frente à gasolina e não precisaria (jamais deveria) ser misturado a ela pra desovar estoques.

Avatar
alexandrovl 17 de maio de 2026

excelente comentário

Avatar
Georges 18 de maio de 2026

Aumentar a % de etanol na alcolina é pressão do pessoal do álcool para desovar estoque pois pouca gente utiliza como combustível comparado à alcolina. Naquele imposto pilantra que entra em vigor em 1º de janeiro , o tal imposto safa..ops, do pecado, é capaz dos “nobres” taxarem ainda a alcolina por não ser “verde”, assim como elétricos. Mas veículos a diesel não entrarão ( por enquanto, só se quiserem mais grana fácil do nosso bolso). Aguardem.

Avatar
Tony Pacheco 27 de maio de 2026

Corretíssima a sua análise. Mas os fazendeiros do álcool de cana ou são políticos ou têm políticos no bolso. E não adianta sonhar com golpe militar. Quem inventou esta desgraceira de misturar álcool com gasolina foi a ditadura militar. O Agro tem todo o espectro político no bolso. Só mudando para o Uruguai, Luxemburgo, Canadá, por aí…

Avatar
Deixe um comentário