Gasolina: goleada de 4×1 no etanol
Nem mesmo nos estados brasileiros em que é o etanol é mais vantajoso, a gasolina perde a preferência dos motoristas
Nem mesmo nos estados brasileiros em que é o etanol é mais vantajoso, a gasolina perde a preferência dos motoristas
Os produtores de álcool (setor sucroenergético) estão preocupados com o futuro. Atualmente, só existe a garantia de faturar o etanol anidro obrigatoriamente adicionado à gasolina, pois o hidratado, vendido na bomba, não goza da preferência dos carros flex.
É o que revelam as estatísticas da ANP: nos dez últimos anos, o etanol abasteceu apenas 21% dos carros flex, ficando a gasolina com os outros 79%. Uma goleada de 4×1 do combustível fóssil sobre o da cana.
Difícil explicar esta preferência do motorista: patriotismos à parte (pois o álcool é genuinamente nacional), o motor é mais “limpo” com ele. Quase sempre oferece maior desempenho. E ganha também, em termos econômicos, em vários estados, pois o km rodado com o etanol custa menos que a gasolina.
Então, pelos dados da ANP, em estados onde é mais vantajoso rodar com a gasolina, as vendas do derivado da cana não chegam a 10% do combustível fóssil. Mas, mesmo onde a situação se inverte (São Paulo, Minas, Goias, Mato Grosso e Paraná), as vendas da gasolina superam as do etanol.
Ninguém duvida mais de que o carro será elétrico a médio ou longo prazo. Ou seja, não vai queimar nem etanol nem gasolina ou diesel.
E a solução transitória, o automóvel híbrido? Além do elétrico, poderá ter o motor flex (a Toyota lança este modelo em seu novo Corolla, ainda este ano). Mas a questão é: se o motorista prefere hoje a gasolina, porque no híbrido flex ele iria abastecer com etanol?
Há duas possibilidades de o etanol se garantir no futuro: a engenharia brasileira desenvolver um motor super moderno projetado unicamente para o álcool e com eficiência muito superior à do flex, de modo a convencer o motorista de sua vantagem. O motor flex é uma adaptação do motor a gasolina para queimar também o etanol, por isso sua baixa eficiência térmica.
A segunda é o etanol abastecer o carro com célula a combustível (fuel-cell) extraindo-se dele o hidrogênio. Solução ainda muito cara, porém já desenvolvida experimentalmente pela Nissan. Mas não há sequer sinais de o governo brasileiro incentivar alguma destas alternativas que poderiam salvar o álcool no futuro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu prefiro etanol, pena q o gasto e maior em termo de km rodado, mas prefiro etanol. Aqui no Rio o litro do etanol custa em torno de R$ 3,50, enquanto a gasolina custa em torno de R$ 4,90.
Mas ainda não consigo entender o pq ainda pagamos tão caro no etanol, sabendo q é um produto 100% brasileiro.
O Fox 1.0-L ano 2007 da minha irmã quando abastecido com etanol ao ligar com o motor frio fica muito fraco e só ganho força quando o motor está quente (na temperatura ideal de trabalho). Por que isso acontece? Não gosto disso!
Ha mais de tres anos abasteço meu carro apenas com etanol, um Focus com motor Duratec 2011 (2.0). Ao longo do tempo fiz vários comparativos entre etanol e gasolina, tanto em estradas quanto rodando na cidade. Os resultado são sempre os mesmos: no caso deste motor o etanol é vantajoso até 80% do valor da gasolina, e não os 70% que sempre se comenta. Além da economia, o desempenho é notoriamente superior no etanol: o Duratec responde bem melhor com ele. O motor está atualmente com 155 mil km, e continua tão forte como quando era mais “jovem”. Por ser um biocombustível o etanol é incomparavelmente mais limpo e saudável para o motor do que a gasolina. Então por que a gasolina vende mais? Ora, já viram alguma distribuidora como Shell, Ipiranga, Petrobrás fazerem alguma propaganda do etanol? É algo raro… Enquanto isso, o lobby a favor dos combustíveis fósseis é gigantesco, por que esta indústria é gigantesca, e movimenta valores e interesses além da nossa compreensão. Resta aos consumidores avaliarem bem além de toda esta propaganda, entender que ela visa lucro extraordinário para esta indústria, mas nunca o que é melhor e mais vantajoso para o consumidor e seu carro.
Atualmente tem tanta água no etanol que não vale apena mais usar ele como combustível. Mesmo com etanol a gasolina já está fazendo quase o dobro de quilômetros rodados do que o etanol.
Simples, faço 9 Km por litro na gasolina, o melhor gashool. Faço faço quase 5 Km por litro no álcool no mesmo trajeto, e horário. A eficiência energética do etanol caiu tanto. Enfim não sei se é adição de água, enfim sei lá. Para eu gastar o mesmo com álcool e gasolina, o álcool teria que custar 56% do valor da gasolina. Então não há nenhuma surpresa do motivo do álcool vender bem menos que a gasolina.
É muito simples o governo incentivar o uso do etanol no país: reduza, de maneira significativa, os tributos sobre ele.
O meio ambiente agradeceria. Sem contar que isso pouparia nossas reservas de petróleo.
Muita polêmica a toa kkkkkkk a gasolina além de não prestar a porcentagem de álcool é alta por isso prefiro só álcool.
Se olhar os dados do monitoramento dos combustíveis realizados pela ANP, se ver que o etanol tem baixíssimo índice de adulteração. Infelizmente o preço quase nunca compensa, pois é a melhor opção.
O etanol no sul da Bahia custa algo em torno de R$1,00 a menos que a gasolina, infelismente nao tem variaçao para tornar o etanol vantajoso aqui na regiao, gasolina em torno de R$4,68 e etanol R$3,68.
Na cidade que eu moro o preço da gasolina é R$ 4.19, enquanto o etanol é R$ 3.79, é inviável.
A questão é somente de preço. Deixem o preço mais atrativo que o da gasolina e veremos os resultados.
Aliás, o monopólio da Petrobrás é o que está impedindo o consumo de álcool, que diga-se de passagem, é muito melhor que a gasolina em vários aspectos e não traz tantos prejuízos ao meio ambiente.
Álcool e só para beneficiar produtores de cana, querem conter o aquecimento desmatando para produzir etanol! Que lógica isso tem? Só os agrotóxicos da cana poluem mais o planeta que gasolina!
Praticamente nem compensa mais por etanol poucos meses do ano compensa e um combustível de variação nem sempre compensa acho não caiu no gosto público.
Como diz os mecânicos ? todos nós sabemos q o etanol limpa os motores e desempenho e melhor ; eu uso so etanol …
Tenho um carro impotado que não foi preparadopara usar essa gasolina com álcool, e por cima ainda tem a questão que nunca é só álcool que usão e estragam o motor ou outras peças. Instalei kit gás e meus ptoblemas acabaram poi o cara somente da a partida com a gasolina batizada e anda no GNV nunca mais tive problemas e rendimento aumentou já que carro fazia 6km/L agora faz 9. Gostaria de abastecer com gasolina pura mas isso nao existe no país.
Eu só rodo no etanol, acho essas gasolinas muito ruins
EM CAMBUÍ, NO SUL DE MINAS, DAR UMA IMPRESSÃO OS DONOS DOS POSTOS, ESTÃO REAJUSTANDO OS PREÇOS DA GASOLINA A CADA DOIS DIAS,COMO FOI NO ANO PASSADO, O GOVERNO, AUMENTAVA A GASOLINA POR SEMANA, OS PREÇOS NOS POSTOS EM CAMBUÍ, ESTÃO, NO PRIMEIRO POSTO, O PREÇO ESTAR R$ 5,099 GASOLINA COMUM, GASOLINA ADITIVADA R$ 5,199, ESSE POSTO FICA SENTIDO BH, SEGUNDO POSTO R$ 4,86, TERCEIRO POSTO R$ 4,89, O QUARTO POSTO R$ 5,079, O QUINTO POSTO R$ 4,59, O PREÇO DO QUINTO, O PREÇO DE 4,59, ERA DOIS MESES ATRÁS, COM CERTEZA, O ESTADO DE MINAS GERAIS, É A GASOLINA MAIS CARA DO PAÍS, OS DONOS DOS POSTOS, DIMINUÍAM OS PREÇOS EM R$ 0,10, O PREÇO DA GASOLINA DO PRIMEIRO R$ 5,099 PARA O QUINTO POSTO R$ 4,59, UMA DIFERENÇA DE R$ 0,50, EQUIVALE 11,11%.
A mafia jamais vai deixar o consumidor livre p decidir de forma espontânea…..consumir o melhor produto……gasolina PURA E COM EXCELÊNCIA TEM NA ARGENTINA…..NÓS BRASILEIROS SÓ REFUGO…….MANADA DE HIENAS……E PORQUÊ NÃO VENDE CARROS POPULARES NO BRASIL A DIESEL?????? NO PARAGUAI PAISECO EM RELAÇÃO AO NOSSO…..90% LÁ DIESEL…….
Toda vez que a gasolina sofre reajuste ! O monopólio dos postos de combustíveis transferem esse aumento ao etanol e não a gasolina por isso ela deixa de ser vantagem! Quando existir uma regulamentação pra isso, o nosso produto nacional sera mais vantajoso!
O fato é o preço do alcool pra compensar tem que ser no max 70% o valor que a gasolina esta, e pelo menos aqui na minha região isso não ocorre. O alcool tem apenas alguns centavos de diferença comparado ao da gasolina, e todos sabemos que o alcool tem menor redimento que a gasolina, fora que acaba com o escapamento…
Infelizmente o Brasileiro não sabe fazer contas , não lê o Manual do proprietário , e por isso que a Gasolina nunca abaixa! O Etanol é só vantagens ha 10 anos não sei o que é abastecimento com gasolina no meu carro
Atualmente o etanol tá muito caro! um litro de etanol hoje tá rodando bem menos do que rodava a 4 anos atrás. Talvez seja porque estão colocando muita água. O preço do litro hoje tá muito próximo da gasolina, e ainda tá rendendo menos que 70%. No mesmo trajeto hoje faço 5 Km por litro com etanol quando muito, já na gasolina tá entre 9 Km por litro e e às vezes rende mais. Etanol se tornou um combustível de baixíssimo rendimento e altíssimo preço. daqui a pouco vai ter mais água do que álcool se continuar assim.
Estás equivocado nobre jornalista, o motor Flex é um motor a etanol adaptado para receber gasolina. E outra coisa, baixa o preço do etanol que o povo vai abastecer com etanol, simples assim.
Este papo de compensar álcool caso 70 por cento do valor gasolina é balela!
Pra compensar o valor do álcool teria que ser abaixo de 60 por cento do valor da gasolina!
O consumo de álcool é exorbitante, muito mais do que a gasolina e autonomia nos emborrece.
Além do mais o desgaste de peças é maior, basta averiguar a saída de álcool pelo escape, adeus cano de descarga, a gente imagina e o resto.
Com tanta informação desacreditada e trapaças no país não tem credibilidade as divulgações das empresas quanto ” não há desgaste nas peças com uso do álcool mais do que a gasolina e aí por diante”, basta ver a trapaça da Volks com alterações do sistema ou falsificação qto os dados de poluição dos automóveis e os consumidores que se fod…
TBEM a instabilidade do preço dos combustíveis como sua disposição nos preocupa.
As vezes de uma hora pra outra por conveniência mudam toda dinâmica do combustível seja por conveniência e outros argumentos, preço externo, disponibilidade da matéria prima, greve blá blá blá ….
Tem que parar a roubalheira. O preço do combustível não condiz com a realidade. É um roubo muito explícito.
Este papo de compensar álcool caso 70 por cento do valor gasolina é balela!
Pra compensar o valor do álcool teria que ser abaixo de 60 por cento do valor da gasolina!
O consumo de álcool é exorbitante, muito mais do que a gasolina e autonomia nos emborrece.
Além do mais o desgaste de peças é maior, basta averiguar a saída de álcool pelo escape, adeus cano de descarga, a gente imagina e o resto.
Com tanta informação desacreditada e trapaças no país não tem credibilidade as divulgações das empresas quanto ” não há desgaste nas peças com uso do álcool mais do que a gasolina e aí por diante”, basta ver a trapaça da Volks com alterações do sistema ou falsificação qto os dados de poluição dos automóveis e os consumidores que se fod…
Eu estava abastecendo álcool,meu Ford Ka sedan estava fazendo 10 km/LT, porém de uma hora pra outra subiu absurdamente aqui no Paraná sem explicação daí vtri pra gasolina
O motor flex na verdade é um motor movido a etanol modificado pra queimar gasolina, ou seja, é na verdade ao contrário do que foi dito na meteria.
O etanol, desde que não esteja adulterado, é um ótimo combustível. O problema é a tecnologia flex. Não é a toa que só no Brasil é aplicada. Conforme já foi comentado por um jornalista, o motor flex é como um pato, pois não boa tao bem e nem nada bem. É conveniente para o governo e para as montadoras. Quem paga o pato é o consumidor.
A verdade é única…..adicionam tanto lixo ao álcool e a gasolina que por mais maravilhosos que sejam os motores; os carros não tem autonomia.
Conheço pessoas que abastecem seus carros dentro das usinas (trabalham nelas); com o álcool puro; sem nenhuma mistura e o carro faz 15km por litro.
Quando abastecem o mesmo carro no mercado fora da empresa, não passa de 7km por litro.
E dono de Posto também não ajuda; rouba descaradamente na quantidade abastecida e mistura até a “mãe” no combustível se isso fizer ele ganhar mais.
os produtores paulistas tem muito dinheiro, e considerando o conteudo do texto sobre o futuro do etanol, seria interessante eles se reunirem e deixarem uma parte do lucro para pesquisas, pois no futuro serão os eletricos q dominarão!
sendo assim, se fizerem o motor somente a alcool e com autonomia de 30km/l , isto pode dar uma sobrevida para eles e manterem os lucros por mais tempo
Etanol só compensa se a diferença para a gasolina for acima de 1,90 por litro.
Dois anos somente abastecia com Etanol. Essa semana voltei para gasolina. Não compensa financeiramente.A diferença de R$1.00 por litro não justifica.Etanol deveria custar no mínimo R$ 1,90 de diferença por litro para se torna vantajoso.No Rio R$ 3.49 a 4.15 preço do Etanol.Na gasolina R$ 4.33 a 5.00.
Mas que notícia tosca. Etanol é pura vantagem. Gasolina nunca prestou e não presta. Aí tem os que sonham babando que utilizam gasolina “aditivada”. Pelo amor de deus, isso é piada. Gasolina é desvantagem em tudo. Etanol deixa o motor limpo. A aditivada deixa a mente dos alienados limpa, só se for. Abro motores que utilizam a tal aditivada, tá só a borra dentro… Ah, e a tal corrosão que o etalnol supostamente causava foi deixada de lado né… mentira que nunca colou… Etanol pura vantagem…
Carro flex é uma droga! Adiei ao máximo a troca de meu antigo carro, que era a gasolina. Já tive carro a álcool, e era mais econômico que meu carro atual! Isto apesar de toda a eletrônica usada no controle do motor! Se desenvolvessem um motor somente a álcool valeria a pena. O motor flex só é bom para as fábricas, já que economizam na linha de montagem, fabricando um só motor.
O MAIS ESTRANHO, OS DONOS DE POSTOS DE GASOLINA, ESTÃO REAJUSTANDO POR CONTA PRÓPRIA,SEM O GOVERNO ANUNCIAR O AUMENTO DA GASOLINA, NA CIDADE DE CAMBUÍ, NO SUL DE MINAS, O PREÇO DA GASOLINA ESTAR EM R$ 5,079 A GASOLINA COMUM,OS PREÇOS EM OUTROS POSTOS NA CIDADE DE CAMBUÍ, ESTÃO EM R$ 4,99, R$ 4,85, R$ 4,89, O PREÇO EM CONTA NO GRITO, ESTAR EM R$ 4,49,DEPOIS VEM FALAR, ANP, DIMINUI O PREÇO DA GASOLINA, EU TENHO IMPRESSÃO, O PESSOAL DA ANP, NÃO FAZ PESQUISA DE PREÇO NOS POSTOS, O PREÇO DO ÁLCOOL,ESTAR EM TORNO DE R$ 3,39 E O DIESEL ESTAR EM R$ 3,68, O ÁLCOOL ESTAR QUASE CHEGANDO O PREÇO DA GASOLINA, EM RECIFE O PREÇO DA GASOLINA ESTAR EM R$ 4,05, VI NO YOU TUBER, RODRIGO NOGUEIRA, ROTAS DO NORDESTE,O PESSOAL DA ANP, VÃO FALAR O PREÇO DO ÁLCOOL ESTAR NAS ALTURAS, POR CAUSA ENTRESSAFRA,ANO PASSADO FOI A COTAÇÃO DO DÓLAR,O BRASILEIRO NÃO É MAIS BOBO, O PESSOAL PODERIA FAZER UM #DEOLHONOSPREÇOSDAGASOLINA NOS POSTOS, A PESSOA TIRA A FOTO DO PREÇO E DEPOIS MANDA NO #, A PESSOA QUISER ESTAR AUTORIZADO FAZER O #DEOLHONOPREÇODAGASOLINA.
Na gasolina faço 12.8km/l, no álcool 8.8km/l. Na cidade.
Com álcool, provavelmente com 30% de água o rendimento é péssimo. Carro falha, pipoca, um perigo.
A gasolina deveria ser vendida pura, sem treta pra favorecer esta indústria de oportunistas. Qdo açúcar sobe, preço nas bombas dispara.
O cliente que quiser que peça álcool e gasolina.
A ganância de ter lucros absurdos em cima da população, faz com que a gasolina seja a preferência, até porque o álcool é produzido aqui, não importamos, e porque um preço tão absurdo, que juros são esses?
Até a própria gasolina sai daqui, é refinado fora, depois volta com preços absurdamente extravagante, eu até agora tô tentando entender essas matemáticas usada por nossos governantes, mas a minha não bate, pois nos meus cálculos, o etanol deveria custar $ 1,00 real e a gasolina no máximo $2,20, mas devido aos impostos astronômicos e lucros exorbitantes, isso nunca vai chegar, em resumo, um bando de ladrões do dinheiro do povo.
O carro flex veio teoricamente para dar liberdade do povo contra a especulação dos preços da gasolina e do etanol… hora era culpa da entressafra hora era culpa do aumento do barril de petróleo na OPEP. Mas na prática essa teoria está furada no Brasil… pois sempre o etanol e a gasolina estão muito caros… culpa dos impostos?
Simples, aqui em BH os postos definiram que nao importa o preço do etanol e a safra ele sempre vai custar 70% do preço da gasolina, se ela sobe ele vai junto se ela desce ele desce junto, raramente ele vale a pena, quando vale falamos de uma diferença no final do mes que nao chega a 15 reais.
Enquanto no etanol preciso abastecer toda semana na gasolina apenas a cada 15 dias, so usei etanol quando ele ficou muito vantajoso no começo do ano fora isso uso gasolina que é bem mais negocio.
Vamos lá , sem demagogia … Coloquem um preço justo. no etanol , que vocês vão ver se o etanol vai vender ou não .
Hoje em dia são poucos os estados , que vale a pena abastecer com etanol.
Na realidade não vai adiantar em nada nossas opiniões … Dificilmente alguma coisa vai mudar … E viva o Brasil.
Por que na Europa não vende Ferrari a etanol ou flex?
vai procurar etanol na Europa que você descobre, todavia, sim existem super carros flex, e diga-se de passagem o próximo recordista de velocidade usará o etanol para tal feito.
cara é uma cara do ca*+-/, perdoe mas essa ANP e uma porqueira será que o valor do álcool nas bombas está desleal comparado a Km/L o álcool faz menos e o valor e do tipo 10% a 15% a menos da gasolina, e logístico que vale mais a pena colocar gasolina pois o carro vai rodar mais km/L.
A própria ANP obriga o posto de combustível a colocar esse relação na bomba.
Aí vem o patriotismo a álcool e brasileiro produzido aqui e e mais caro que no Paraguai que compra daqui.
Se etanol é tão bom assim porque a gasolina ainda não foi banida da face da Terra?
Só uso gasolina aditivada, meu motor não suja nada por dentro. O ruim do etanol é que ele tem menos autonomia.
O fato do consumo do etanol não ser expressivo é q os postos de combustíveis aderiram uma tática de sempre a diferença entre o etanol e gasolina está sempre favorável para a segunda opção,ja q o fóssil dá uma melhor autonomia.e mesmo com a safra em alta a redução do etanol não condiz na bomba!!
deveria permitir que não colocassem alcool na gasolina e que o alcool, seja vendido pelas proprias usina, ai não teria atravessador, pois as distribuidoras que ganham e a população sifu
Se o álcool fosse tão bom e vantajoso, não seria obrigatório colocar uma porcentagem cada vez mais alta na gasolina. Nós motoristas teríamos a opção e o faríamos sem que fossemos obrigados !
Há postos onde a mistura chega a quase 60 %. Adulteram porquê ?
O álcool foi criado pra ser uma alternativa ecológica e barata, mas a ganância……
Verdade! Devia vender gasolina com no máximo 10% de etanol como aditivo anti-detonate.
simples, vende-se mais gasolina em virtude de preço, simples simples
Eu sempre ponho álcool.
Quando coloco gasolina dura menos.
Seu carro pode estar com problema no sistema de injeção, provavelmente não está reconhecendo a mudança de combustível. Meu Ford Fiesta tem o mesmo problema, só não resolvo por que prefiro usar o etanol mesmo…