Gasolina: goleada de 4×1 no etanol

Nem mesmo nos estados brasileiros em que é o etanol é mais vantajoso, a gasolina perde a preferência dos motoristas

Por Boris Feldman15/03/19 às 15h06

Os produtores de álcool (setor sucroenergético) estão preocupados com o futuro. Atualmente, só existe a garantia de faturar o etanol anidro obrigatoriamente adicionado à gasolina, pois o hidratado, vendido na bomba, não goza da preferência dos carros flex.

É o que revelam as estatísticas da ANP: nos dez últimos anos, o etanol abasteceu apenas 21% dos carros flex, ficando a gasolina com os outros 79%. Uma goleada de 4×1 do combustível fóssil sobre o da cana.

Difícil explicar esta preferência do motorista: patriotismos à parte (pois o álcool é genuinamente nacional), o motor é mais “limpo” com ele. Quase sempre oferece maior desempenho. E ganha também, em termos econômicos, em vários estados, pois o km rodado com o etanol custa menos que a gasolina.

Então, pelos dados da ANP, em estados onde é mais vantajoso rodar com a gasolina, as vendas do derivado da cana não chegam a 10% do combustível fóssil. Mas, mesmo onde a situação se inverte (São Paulo, Minas, Goias, Mato Grosso e Paraná), as vendas da gasolina superam as do etanol.

Nos dez últimos anos, o etanol abasteceu apenas 21% dos carros flex, ficando a gasolina com os outros 79%.
Segundo dados da ANP, apenas 21% dos automóveis são abastecidos com etanol; isso significa que, para cada 4 carros circulando com gasolina, apenas 1 usa o combustível vegetal

Etanol tem futuro?

Ninguém duvida mais de que o carro será elétrico a médio ou longo prazo. Ou seja, não vai queimar nem etanol nem gasolina ou diesel.

E a solução transitória, o automóvel híbrido? Além do elétrico, poderá ter o motor flex (a Toyota lança este modelo em seu novo Corolla, ainda este ano). Mas a questão é: se o motorista prefere hoje a gasolina, porque no híbrido flex ele iria abastecer com etanol?

Há duas possibilidades de o etanol se garantir no futuro: a engenharia brasileira desenvolver um motor super moderno projetado unicamente para o álcool e com eficiência muito superior à do flex, de modo a convencer o motorista de sua vantagem. O motor flex é uma adaptação do motor a gasolina para queimar também o etanol, por isso sua baixa eficiência térmica.

A segunda é o etanol abastecer o carro com célula a combustível (fuel-cell) extraindo-se dele o hidrogênio. Solução ainda muito cara, porém já desenvolvida experimentalmente pela Nissan. Mas não há sequer sinais de o governo brasileiro incentivar alguma destas alternativas que poderiam salvar o álcool no futuro.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
52 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gabriel 19 de março de 2019

    O Fox 1.0-L ano 2007 da minha irmã quando abastecido com etanol ao ligar com o motor frio fica muito fraco e só ganho força quando o motor está quente (na temperatura ideal de trabalho). Por que isso acontece? Não gosto disso!

  • Avatar
    Fernando 18 de março de 2019

    Ha mais de tres anos abasteço meu carro apenas com etanol, um Focus com motor Duratec 2011 (2.0). Ao longo do tempo fiz vários comparativos entre etanol e gasolina, tanto em estradas quanto rodando na cidade. Os resultado são sempre os mesmos: no caso deste motor o etanol é vantajoso até 80% do valor da gasolina, e não os 70% que sempre se comenta. Além da economia, o desempenho é notoriamente superior no etanol: o Duratec responde bem melhor com ele. O motor está atualmente com 155 mil km, e continua tão forte como quando era mais “jovem”. Por ser um biocombustível o etanol é incomparavelmente mais limpo e saudável para o motor do que a gasolina. Então por que a gasolina vende mais? Ora, já viram alguma distribuidora como Shell, Ipiranga, Petrobrás fazerem alguma propaganda do etanol? É algo raro… Enquanto isso, o lobby a favor dos combustíveis fósseis é gigantesco, por que esta indústria é gigantesca, e movimenta valores e interesses além da nossa compreensão. Resta aos consumidores avaliarem bem além de toda esta propaganda, entender que ela visa lucro extraordinário para esta indústria, mas nunca o que é melhor e mais vantajoso para o consumidor e seu carro.

  • Avatar
    Antonio 17 de março de 2019

    Atualmente tem tanta água no etanol que não vale apena mais usar ele como combustível. Mesmo com etanol a gasolina já está fazendo quase o dobro de quilômetros rodados do que o etanol.

  • Avatar
    Antonio 17 de março de 2019

    Simples, faço 9 Km por litro na gasolina, o melhor gashool. Faço faço quase 5 Km por litro no álcool no mesmo trajeto, e horário. A eficiência energética do etanol caiu tanto. Enfim não sei se é adição de água, enfim sei lá. Para eu gastar o mesmo com álcool e gasolina, o álcool teria que custar 56% do valor da gasolina. Então não há nenhuma surpresa do motivo do álcool vender bem menos que a gasolina.

  • Avatar
    Anderson Azelmam 17 de março de 2019

    É muito simples o governo incentivar o uso do etanol no país: reduza, de maneira significativa, os tributos sobre ele.
    O meio ambiente agradeceria. Sem contar que isso pouparia nossas reservas de petróleo.

  • Avatar
    Julio 17 de março de 2019

    Muita polêmica a toa kkkkkkk a gasolina além de não prestar a porcentagem de álcool é alta por isso prefiro só álcool.

  • Avatar
    Anderson Alcântara 17 de março de 2019

    Se olhar os dados do monitoramento dos combustíveis realizados pela ANP, se ver que o etanol tem baixíssimo índice de adulteração. Infelizmente o preço quase nunca compensa, pois é a melhor opção.

  • Avatar
    Julio 17 de março de 2019

    O etanol no sul da Bahia custa algo em torno de R$1,00 a menos que a gasolina, infelismente nao tem variaçao para tornar o etanol vantajoso aqui na regiao, gasolina em torno de R$4,68 e etanol R$3,68.

  • Avatar
    Júnior 17 de março de 2019

    Na cidade que eu moro o preço da gasolina é R$ 4.19, enquanto o etanol é R$ 3.79, é inviável.

  • Avatar
    Antonio Pereira dos Santosa Neto 17 de março de 2019

    A questão é somente de preço. Deixem o preço mais atrativo que o da gasolina e veremos os resultados.
    Aliás, o monopólio da Petrobrás é o que está impedindo o consumo de álcool, que diga-se de passagem, é muito melhor que a gasolina em vários aspectos e não traz tantos prejuízos ao meio ambiente.

  • Avatar
    Barcelos 17 de março de 2019

    Álcool e só para beneficiar produtores de cana, querem conter o aquecimento desmatando para produzir etanol! Que lógica isso tem? Só os agrotóxicos da cana poluem mais o planeta que gasolina!

  • Avatar
    Fla mg35 17 de março de 2019

    Praticamente nem compensa mais por etanol poucos meses do ano compensa e um combustível de variação nem sempre compensa acho não caiu no gosto público.

  • Avatar
    Lucio 17 de março de 2019

    Como diz os mecânicos ? todos nós sabemos q o etanol limpa os motores e desempenho e melhor ; eu uso so etanol …

  • Avatar
    Robson 17 de março de 2019

    Tenho um carro impotado que não foi preparadopara usar essa gasolina com álcool, e por cima ainda tem a questão que nunca é só álcool que usão e estragam o motor ou outras peças. Instalei kit gás e meus ptoblemas acabaram poi o cara somente da a partida com a gasolina batizada e anda no GNV nunca mais tive problemas e rendimento aumentou já que carro fazia 6km/L agora faz 9. Gostaria de abastecer com gasolina pura mas isso nao existe no país.

  • Avatar
    Alexandre Ivan 16 de março de 2019

    Eu só rodo no etanol, acho essas gasolinas muito ruins

  • Avatar
    Thiago 16 de março de 2019

    EM CAMBUÍ, NO SUL DE MINAS, DAR UMA IMPRESSÃO OS DONOS DOS POSTOS, ESTÃO REAJUSTANDO OS PREÇOS DA GASOLINA A CADA DOIS DIAS,COMO FOI NO ANO PASSADO, O GOVERNO, AUMENTAVA A GASOLINA POR SEMANA, OS PREÇOS NOS POSTOS EM CAMBUÍ, ESTÃO, NO PRIMEIRO POSTO, O PREÇO ESTAR R$ 5,099 GASOLINA COMUM, GASOLINA ADITIVADA R$ 5,199, ESSE POSTO FICA SENTIDO BH, SEGUNDO POSTO R$ 4,86, TERCEIRO POSTO R$ 4,89, O QUARTO POSTO R$ 5,079, O QUINTO POSTO R$ 4,59, O PREÇO DO QUINTO, O PREÇO DE 4,59, ERA DOIS MESES ATRÁS, COM CERTEZA, O ESTADO DE MINAS GERAIS, É A GASOLINA MAIS CARA DO PAÍS, OS DONOS DOS POSTOS, DIMINUÍAM OS PREÇOS EM R$ 0,10, O PREÇO DA GASOLINA DO PRIMEIRO R$ 5,099 PARA O QUINTO POSTO R$ 4,59, UMA DIFERENÇA DE R$ 0,50, EQUIVALE 11,11%.

  • Avatar
    Estêvão castro GOUVÊA 16 de março de 2019

    A mafia jamais vai deixar o consumidor livre p decidir de forma espontânea…..consumir o melhor produto……gasolina PURA E COM EXCELÊNCIA TEM NA ARGENTINA…..NÓS BRASILEIROS SÓ REFUGO…….MANADA DE HIENAS……E PORQUÊ NÃO VENDE CARROS POPULARES NO BRASIL A DIESEL?????? NO PARAGUAI PAISECO EM RELAÇÃO AO NOSSO…..90% LÁ DIESEL…….

  • Avatar
    Laís Aline Silva 16 de março de 2019

    Toda vez que a gasolina sofre reajuste ! O monopólio dos postos de combustíveis transferem esse aumento ao etanol e não a gasolina por isso ela deixa de ser vantagem! Quando existir uma regulamentação pra isso, o nosso produto nacional sera mais vantajoso!

  • Avatar
    Ernane Souza 16 de março de 2019

    O fato é o preço do alcool pra compensar tem que ser no max 70% o valor que a gasolina esta, e pelo menos aqui na minha região isso não ocorre. O alcool tem apenas alguns centavos de diferença comparado ao da gasolina, e todos sabemos que o alcool tem menor redimento que a gasolina, fora que acaba com o escapamento…

  • Avatar
    Henrique masselli 16 de março de 2019

    Infelizmente o Brasileiro não sabe fazer contas , não lê o Manual do proprietário , e por isso que a Gasolina nunca abaixa! O Etanol é só vantagens ha 10 anos não sei o que é abastecimento com gasolina no meu carro

  • Avatar
    Antonio 16 de março de 2019

    Atualmente o etanol tá muito caro! um litro de etanol hoje tá rodando bem menos do que rodava a 4 anos atrás. Talvez seja porque estão colocando muita água. O preço do litro hoje tá muito próximo da gasolina, e ainda tá rendendo menos que 70%. No mesmo trajeto hoje faço 5 Km por litro com etanol quando muito, já na gasolina tá entre 9 Km por litro e e às vezes rende mais. Etanol se tornou um combustível de baixíssimo rendimento e altíssimo preço. daqui a pouco vai ter mais água do que álcool se continuar assim.

  • Avatar
    Marcelo Perosin Vieira 16 de março de 2019

    Estás equivocado nobre jornalista, o motor Flex é um motor a etanol adaptado para receber gasolina. E outra coisa, baixa o preço do etanol que o povo vai abastecer com etanol, simples assim.

  • Avatar
    Wander Lúcio da c.c. 16 de março de 2019

    Este papo de compensar álcool caso 70 por cento do valor gasolina é balela!
    Pra compensar o valor do álcool teria que ser abaixo de 60 por cento do valor da gasolina!

    O consumo de álcool é exorbitante, muito mais do que a gasolina e autonomia nos emborrece.
    Além do mais o desgaste de peças é maior, basta averiguar a saída de álcool pelo escape, adeus cano de descarga, a gente imagina e o resto.
    Com tanta informação desacreditada e trapaças no país não tem credibilidade as divulgações das empresas quanto ” não há desgaste nas peças com uso do álcool mais do que a gasolina e aí por diante”, basta ver a trapaça da Volks com alterações do sistema ou falsificação qto os dados de poluição dos automóveis e os consumidores que se fod…
    TBEM a instabilidade do preço dos combustíveis como sua disposição nos preocupa.
    As vezes de uma hora pra outra por conveniência mudam toda dinâmica do combustível seja por conveniência e outros argumentos, preço externo, disponibilidade da matéria prima, greve blá blá blá ….

  • Avatar
    Marcelo Lima 16 de março de 2019

    Tem que parar a roubalheira. O preço do combustível não condiz com a realidade. É um roubo muito explícito.

  • Avatar
    Wander Lúcio da c.c. 16 de março de 2019

    Este papo de compensar álcool caso 70 por cento do valor gasolina é balela!
    Pra compensar o valor do álcool teria que ser abaixo de 60 por cento do valor da gasolina!

    O consumo de álcool é exorbitante, muito mais do que a gasolina e autonomia nos emborrece.
    Além do mais o desgaste de peças é maior, basta averiguar a saída de álcool pelo escape, adeus cano de descarga, a gente imagina e o resto.
    Com tanta informação desacreditada e trapaças no país não tem credibilidade as divulgações das empresas quanto ” não há desgaste nas peças com uso do álcool mais do que a gasolina e aí por diante”, basta ver a trapaça da Volks com alterações do sistema ou falsificação qto os dados de poluição dos automóveis e os consumidores que se fod…

  • Avatar
    Gerson Afonso Ramos 16 de março de 2019

    Eu estava abastecendo álcool,meu Ford Ka sedan estava fazendo 10 km/LT, porém de uma hora pra outra subiu absurdamente aqui no Paraná sem explicação daí vtri pra gasolina

  • Avatar
    CHARLES RODRIGO IRGANG SCHULZ 16 de março de 2019

    O motor flex na verdade é um motor movido a etanol modificado pra queimar gasolina, ou seja, é na verdade ao contrário do que foi dito na meteria.

  • Avatar
    Airton Taba 16 de março de 2019

    O etanol, desde que não esteja adulterado, é um ótimo combustível. O problema é a tecnologia flex. Não é a toa que só no Brasil é aplicada. Conforme já foi comentado por um jornalista, o motor flex é como um pato, pois não boa tao bem e nem nada bem. É conveniente para o governo e para as montadoras. Quem paga o pato é o consumidor.

  • Avatar
    Paulo Jr 16 de março de 2019

    A verdade é única…..adicionam tanto lixo ao álcool e a gasolina que por mais maravilhosos que sejam os motores; os carros não tem autonomia.
    Conheço pessoas que abastecem seus carros dentro das usinas (trabalham nelas); com o álcool puro; sem nenhuma mistura e o carro faz 15km por litro.
    Quando abastecem o mesmo carro no mercado fora da empresa, não passa de 7km por litro.
    E dono de Posto também não ajuda; rouba descaradamente na quantidade abastecida e mistura até a “mãe” no combustível se isso fizer ele ganhar mais.

  • Avatar
    alexandro 16 de março de 2019

    os produtores paulistas tem muito dinheiro, e considerando o conteudo do texto sobre o futuro do etanol, seria interessante eles se reunirem e deixarem uma parte do lucro para pesquisas, pois no futuro serão os eletricos q dominarão!

    sendo assim, se fizerem o motor somente a alcool e com autonomia de 30km/l , isto pode dar uma sobrevida para eles e manterem os lucros por mais tempo

  • Avatar
    NILSON 16 de março de 2019

    Etanol só compensa se a diferença para a gasolina for acima de 1,90 por litro.

  • Avatar
    Andre 16 de março de 2019

    Dois anos somente abastecia com Etanol. Essa semana voltei para gasolina. Não compensa financeiramente.A diferença de R$1.00 por litro não justifica.Etanol deveria custar no mínimo R$ 1,90 de diferença por litro para se torna vantajoso.No Rio R$ 3.49 a 4.15 preço do Etanol.Na gasolina R$ 4.33 a 5.00.

  • Avatar
    Renato Feitosa Solima 15 de março de 2019

    Mas que notícia tosca. Etanol é pura vantagem. Gasolina nunca prestou e não presta. Aí tem os que sonham babando que utilizam gasolina “aditivada”. Pelo amor de deus, isso é piada. Gasolina é desvantagem em tudo. Etanol deixa o motor limpo. A aditivada deixa a mente dos alienados limpa, só se for. Abro motores que utilizam a tal aditivada, tá só a borra dentro… Ah, e a tal corrosão que o etalnol supostamente causava foi deixada de lado né… mentira que nunca colou… Etanol pura vantagem…

  • Avatar
    Erley Rodrigues 15 de março de 2019

    Carro flex é uma droga! Adiei ao máximo a troca de meu antigo carro, que era a gasolina. Já tive carro a álcool, e era mais econômico que meu carro atual! Isto apesar de toda a eletrônica usada no controle do motor! Se desenvolvessem um motor somente a álcool valeria a pena. O motor flex só é bom para as fábricas, já que economizam na linha de montagem, fabricando um só motor.

  • Avatar
    Thiago 15 de março de 2019

    O MAIS ESTRANHO, OS DONOS DE POSTOS DE GASOLINA, ESTÃO REAJUSTANDO POR CONTA PRÓPRIA,SEM O GOVERNO ANUNCIAR O AUMENTO DA GASOLINA, NA CIDADE DE CAMBUÍ, NO SUL DE MINAS, O PREÇO DA GASOLINA ESTAR EM R$ 5,079 A GASOLINA COMUM,OS PREÇOS EM OUTROS POSTOS NA CIDADE DE CAMBUÍ, ESTÃO EM R$ 4,99, R$ 4,85, R$ 4,89, O PREÇO EM CONTA NO GRITO, ESTAR EM R$ 4,49,DEPOIS VEM FALAR, ANP, DIMINUI O PREÇO DA GASOLINA, EU TENHO IMPRESSÃO, O PESSOAL DA ANP, NÃO FAZ PESQUISA DE PREÇO NOS POSTOS, O PREÇO DO ÁLCOOL,ESTAR EM TORNO DE R$ 3,39 E O DIESEL ESTAR EM R$ 3,68, O ÁLCOOL ESTAR QUASE CHEGANDO O PREÇO DA GASOLINA, EM RECIFE O PREÇO DA GASOLINA ESTAR EM R$ 4,05, VI NO YOU TUBER, RODRIGO NOGUEIRA, ROTAS DO NORDESTE,O PESSOAL DA ANP, VÃO FALAR O PREÇO DO ÁLCOOL ESTAR NAS ALTURAS, POR CAUSA ENTRESSAFRA,ANO PASSADO FOI A COTAÇÃO DO DÓLAR,O BRASILEIRO NÃO É MAIS BOBO, O PESSOAL PODERIA FAZER UM #DEOLHONOSPREÇOSDAGASOLINA NOS POSTOS, A PESSOA TIRA A FOTO DO PREÇO E DEPOIS MANDA NO #, A PESSOA QUISER ESTAR AUTORIZADO FAZER O #DEOLHONOPREÇODAGASOLINA.

  • Avatar
    Andre 15 de março de 2019

    Na gasolina faço 12.8km/l, no álcool 8.8km/l. Na cidade.

    Com álcool, provavelmente com 30% de água o rendimento é péssimo. Carro falha, pipoca, um perigo.

    A gasolina deveria ser vendida pura, sem treta pra favorecer esta indústria de oportunistas. Qdo açúcar sobe, preço nas bombas dispara.

    O cliente que quiser que peça álcool e gasolina.

  • Avatar
    Ronaldo Jose Do Nascimento 15 de março de 2019

    A ganância de ter lucros absurdos em cima da população, faz com que a gasolina seja a preferência, até porque o álcool é produzido aqui, não importamos, e porque um preço tão absurdo, que juros são esses?
    Até a própria gasolina sai daqui, é refinado fora, depois volta com preços absurdamente extravagante, eu até agora tô tentando entender essas matemáticas usada por nossos governantes, mas a minha não bate, pois nos meus cálculos, o etanol deveria custar $ 1,00 real e a gasolina no máximo $2,20, mas devido aos impostos astronômicos e lucros exorbitantes, isso nunca vai chegar, em resumo, um bando de ladrões do dinheiro do povo.

  • Avatar
    Gabriel 15 de março de 2019

    O carro flex veio teoricamente para dar liberdade do povo contra a especulação dos preços da gasolina e do etanol… hora era culpa da entressafra hora era culpa do aumento do barril de petróleo na OPEP. Mas na prática essa teoria está furada no Brasil… pois sempre o etanol e a gasolina estão muito caros… culpa dos impostos?

  • Avatar
    Alessandro 15 de março de 2019

    Simples, aqui em BH os postos definiram que nao importa o preço do etanol e a safra ele sempre vai custar 70% do preço da gasolina, se ela sobe ele vai junto se ela desce ele desce junto, raramente ele vale a pena, quando vale falamos de uma diferença no final do mes que nao chega a 15 reais.

    Enquanto no etanol preciso abastecer toda semana na gasolina apenas a cada 15 dias, so usei etanol quando ele ficou muito vantajoso no começo do ano fora isso uso gasolina que é bem mais negocio.

    • Avatar
      Daniel Jacobelli Marchetti 16 de março de 2019

      Vamos lá , sem demagogia … Coloquem um preço justo. no etanol , que vocês vão ver se o etanol vai vender ou não .
      Hoje em dia são poucos os estados , que vale a pena abastecer com etanol.
      Na realidade não vai adiantar em nada nossas opiniões … Dificilmente alguma coisa vai mudar … E viva o Brasil.

  • Avatar
    Gabriel 15 de março de 2019

    Por que na Europa não vende Ferrari a etanol ou flex?

    • Avatar
      Denis 16 de março de 2019

      vai procurar etanol na Europa que você descobre, todavia, sim existem super carros flex, e diga-se de passagem o próximo recordista de velocidade usará o etanol para tal feito.

  • Avatar
    Santos 15 de março de 2019

    cara é uma cara do ca*+-/, perdoe mas essa ANP e uma porqueira será que o valor do álcool nas bombas está desleal comparado a Km/L o álcool faz menos e o valor e do tipo 10% a 15% a menos da gasolina, e logístico que vale mais a pena colocar gasolina pois o carro vai rodar mais km/L.
    A própria ANP obriga o posto de combustível a colocar esse relação na bomba.
    Aí vem o patriotismo a álcool e brasileiro produzido aqui e e mais caro que no Paraguai que compra daqui.

  • Avatar
    Paulo Roberto 15 de março de 2019

    Se etanol é tão bom assim porque a gasolina ainda não foi banida da face da Terra?

  • Avatar
    João Paulo 15 de março de 2019

    Só uso gasolina aditivada, meu motor não suja nada por dentro. O ruim do etanol é que ele tem menos autonomia.

  • Avatar
    Agnaldo Ribeiro 15 de março de 2019

    O fato do consumo do etanol não ser expressivo é q os postos de combustíveis aderiram uma tática de sempre a diferença entre o etanol e gasolina está sempre favorável para a segunda opção,ja q o fóssil dá uma melhor autonomia.e mesmo com a safra em alta a redução do etanol não condiz na bomba!!

  • Avatar
    Sidnei Martins 15 de março de 2019

    deveria permitir que não colocassem alcool na gasolina e que o alcool, seja vendido pelas proprias usina, ai não teria atravessador, pois as distribuidoras que ganham e a população sifu

  • Avatar
    José A J Vital 15 de março de 2019

    Se o álcool fosse tão bom e vantajoso, não seria obrigatório colocar uma porcentagem cada vez mais alta na gasolina. Nós motoristas teríamos a opção e o faríamos sem que fossemos obrigados !
    Há postos onde a mistura chega a quase 60 %. Adulteram porquê ?
    O álcool foi criado pra ser uma alternativa ecológica e barata, mas a ganância……

    • Avatar
      João Paulo 15 de março de 2019

      Verdade! Devia vender gasolina com no máximo 10% de etanol como aditivo anti-detonate.

  • Avatar
    Sidnei Martins 15 de março de 2019

    simples, vende-se mais gasolina em virtude de preço, simples simples

  • Avatar
    Ricardo Kane 15 de março de 2019

    Eu sempre ponho álcool.
    Quando coloco gasolina dura menos.

    • Avatar
      Leandro Guarilha 15 de março de 2019

      Seu carro pode estar com problema no sistema de injeção, provavelmente não está reconhecendo a mudança de combustível. Meu Ford Fiesta tem o mesmo problema, só não resolvo por que prefiro usar o etanol mesmo…

Avatar
Deixe um comentário