Golf nacional ganha cinco estrelas no Latin NCAP

Foi a primeira vez que o hot hatch de produção brasileira passou pelos testes de colisão

Por AutoPapo09/04/17 às 18h14

O Volkswagen Golf foi coroado com cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, instituição que avalia a segurança de modelos vendidos na América Latina. Para conquistar a nota máxima, o hot hatch teve que provar que oferece boa proteção para ocupantes de diferentes tamanhos e em diferentes posições; mitigação de lesões a pedestres em caso de atropelamento; proteção e acomodação de crianças no veículo durante um impacto; e tecnologias de assistência.

volkswagen golf latin ncap
(Latin NCAP/Divulgação)

Além das cinco estrelas, o Golf também foi avaliado com 33.3 pontos de 34 na proteção para adultos, se aproximando muito da nota absoluta em segurança e recebendo o Advanced Award do Latin NCAP por oferecer boa proteção para pedestres. A segurança dos ocupantes é avaliada separadamente de acordo com o tipo de passageiro: adultos e crianças. Para estas últimas, o Golf alcançou 43.52 em 49 pontos. O modelo é equipado com sete airbags e controle de estabilidade, além dos freios ABS exigidos por lei.

O Golf da geração atual é fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná. O modelo já havia sido testado pelo Latin NCAP em 2014, ocasião na qual também conquistou as cinco estrelas, ficando com 16.56 em 17 na pontuação aplicada pelo órgão à época. A avaliação de então, entretanto, foi do Golf importado. A produção nacional começou no ano seguinte, e desde então esta foi a primeira avaliação da segurança do hot hatch.

As tecnologias de assistência incluem os freios ABS, Controle de Velocidade, Controle de Tração, aviso de uso do cinto de segurança, limitadores e avisos de velocidade e sistema de frenagem autônoma. Alguns destes são obrigatórios para que o veículo possa conquistar as 5 estrelas, outros ajudam a aumentar a nota geral do desempenho do veículo nos testes. Além de estarem presentes, alguns destes recursos também são avaliados pelo Latin NCAP.

Assista ao vídeo disponibilizado pela instituição:

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário