O que é eixo de comando de válvulas variável?

Ouvinte ficou curioso após descobrir que o carro dele tem eixo de comando de válvulas variável. Então ele pergunta: o que é isso?

Por BORIS FELDMAN08/08/18 às 06h30

O comando de válvulas variável está presente em diversos motores dos automóveis que rodam por aí. Você sabe como ele funciona?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte viu no manual do carro dele que o motor tem eixo de comando de válvulas variável. Ele quer saber o que é isso? Vamos tentar: o eixo comando de válvulas faz abrir e fechar as válvulas de admissão que permitem a entrada dos gases para serem queimados dentro do motor, e as válvulas de exaustão que vão permitir a saída dos gases queimados para o escapamento. Na maioria dos motores o tempo que essas válvulas ficam abertas é fixo em motores mais modernos e sofisticados. Você pode variar quanto tempo elas ficam abertas em função da rotação do motor, do peso do pé do motorista e outras. Então, o eixo de comando de válvulas variável é o que permite variar o tempo que as válvulas ficam abertas. Em alguns motores somente são variáveis as válvulas de admissão. Em outros, ambas admissão e exaustão são variáveis.

comando de válvulas variável

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário