Goodyear apresenta pneu com mofo que produz oxigênio

Conceito também absorve poluentes da atmosfera, gera eletricidade e se comunica com outros pneus

Por AutoPapo09/03/18 às 15h09

Todo ano, no Salão de Genebra, as maiores marcas do setor automotivo expõe suas novidades, projetos e fazem lançamentos de seus últimos modelos para o mercado. No entanto, não é apenas de carros que se faz o Salão. Fabricantes de peças também têm seu espaço para expor as últimas tecnologias que desenvolveram, como a Goodyear, que exibiu o conceito de um pneu com mofo que produz oxigênio e absorve poluentes.

goodyear conceito pneu com mofo oxygene
Conceito Oxygene, da Goodyear, absorve poluentes, produz oxiêngio e eletricidade, e se comunica com outros pneus

O projeto se chama Oxygene e faz uso de inteligência artificial para cultivar uma espécie de mofo resistente ao calor. O fungo cresce sobre a superfície interna do pneu, que por fora possui uma banda de rodagem desenhada para colher umidade da estrada e disseminá-la para o interior. A banda também tem a capacidade de aspirar dióxido de carbono (CO²) da atmosfera, contribuindo para a redução da poluição.

O mofo absorve o CO² e o transforma em oxigênio através de fotossíntese. Além disso, o fungo é capaz de produzir eletricidade, que por sua vez é usada para alimentar o sistema de inteligência artificial do pneu.

A borracha utilizada para no Oxygene é produzida por impressão 3D de pó de borracha retirada de pneus reciclados. A estrutura do pneu com mofo, assim, dispensa a necessidade de ser preenchido com ar e, por isso, não corre o risco de furar.

Ademais, uma fita luminosa ao redor do pneu pode indicar quando o veículo está fazendo uma curva ou freando. Essas informações seriam assimiladas, segundo a Goodyear, por meio de uma tecnologia LiFi que opera na velocidade da luz e se comunica com pneus de outros veículos e infraestruturas.

A fabricante se voltou para o problema da poluição ambiental para projetar o conceito. “Com a previsão de mais de dois terços da população mundial vivendo em cidades até 2050, a demanda sobre redes de transporte em ambientes urbanos vai aumentar substancialmente. Infraestruturas e transportes mais inteligentes e verdes serão cruciais para solucionar os desafios mais urgentes da mobilidade e desenvolvimento urbanos”, declarou o presidente da Goodyear na Europa, Oriente Médio e África, Chris Delaney.

Fotos Goodyear|Divulgação

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Inácio 21 de maio de 2018

    Musgo não é fungo. Fungo não realiza fotossíntese! Sugiro que modifique essa reportagem, pois há erros

Deixe um comentário