Como traçar rotas e usar o Google Maps sem internet

Aprenda o passo a passo para criar um caminho e conheça funções úteis que estão "escondidas" no aplicativo de mapas

Por AutoPapo 23/05/19 às 15h56

A vida do motorista ficou mais fácil com a chegada dos aplicativos. Com relação às direções, não é mais preciso carregar mapas enormes no porta-luvas ou tentar se localizar com base no nascer do sol. Ganhamos ainda o bônus de saber como está o trânsito. Para otimizar o uso do Google Maps rotas, ensinamos o passo a passo para criar caminhos e salvar mapas offline.

O software está disponível para celulares com sistema Android e IOS. Basta baixar o Google Maps gratuitamente pela Play Store ou App Store para conseguir traçar rotas para o destino desejado.

Como criar rotas no Google Maps

  • Com o aplicativo instalado, o motorista vai abrir o mapa;
  • Na barra superior, digitar o endereço de seu destino final;
  • Depois, deve clicar no endereço encontrado;
  • Na parte de baixo da tela, selecione o botão rotas (em azul);
  • Escolha a opção que melhor te atende com relação à tempo e distância;
  • Selecione o botão “iniciar”.

Confira imagens do passo a passo:

O Google Maps ainda permite que você faça alterações na rota, como adicionar uma parada. Para isso, basta clicar nos três pontinhos do lado direito, no canto superior da tela, e colocar o endereço.

Para facilitar a vida dos motoristas, explicamos como traçar rotas no Google Maps, onde ativar mapas offline e quais são as demais funções úteis do app.

Funções legais do app que você ainda não conhece

Se você não é um daqueles usuários que dá uma espiada em cada cantinho dos aplicativos, está perdendo algumas funções interessantes do Google Maps.

Um exemplo é a opção “definir um horário de chegada”, onde você pode escolher o local do destino, o horário do compromisso e o app te avisa quando estiver na hora exata de sair de casa.

Está no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar e precisa que alguém vá te buscar? Também é possível compartilhar o seu local pelo maps. Assim que a pessoa abrir o link, enviado como mensagem, poderá traçar rotas até você.

compartilhar viagem e outras funcoes

Além das rotas, o Google Maps estreou outras duas novas funções: “adicionar um alerta” e “compartilhar viagem”.

Caso você veja uma batida ou um buraco na via, por exemplo, pode avisar os outros usuários por meio de um alerta.

Por questões de segurança, você também pode compartilhar seu caminho com alguém. Assim, essa pessoa saberá se você chegou ao destino com tranquilidade.

Google Maps offline

O maior diferencial do Google Maps é a possibilidade de acessar os mapas offline. O motorista pode traçar uma rota e, mesmo que perca o sinal de internet durante o percurso, acessa o mapa de uma região ou de um caminho.

Para utilizar os mapas sem internet, siga estas dicas:

  • Abra o aplicativo Google Maps;
  • Clique no menu, no canto superior esquerdo da tela (onde estão três tracinhos);
  • Selecione  a opção “mapas offline“;
  • Escolha o seu mapa.

Depois, basta fazer o processo normal para criar uma rota e ela aparecerá disponível mesmo que o usuário não esteja conectado à internet 3G ou wifi.

Para facilitar a vida dos motoristas, explicamos como traçar rotas no Google Maps, onde ativar mapas offline e quais são as demais funções úteis do app.

Imagens Google | Reprodução

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Genicleide da silva dantas 26 de maio de 2019

    Seguança

Avatar
Deixe um comentário