[VÍDEO] Teste completo do Hyundai HB20S Platinum Safety
Testamos o Hyundai HB20S Platinum Safety, que impressiona pela eletrônica embarcada e pelo preço menos abusivo que o cobrado por SUVs
Testamos o Hyundai HB20S Platinum Safety, que impressiona pela eletrônica embarcada e pelo preço menos abusivo que o cobrado por SUVs
Precisamos falar do Hyundai HB20S Platinum Safety. Mas antes, é necessário relembrar uma regra sagrada do mercado: A lei da oferta e demanda. Ela é implacável, pois quanto maior o interesse, maior será o preço cobrado. E como o consumidor se sacrifica para comprar um SUV, os fabricantes se sentem à vontade para praticar os preços que mais lhe interessam.
Ao mesmo tempo, quando a demanda cai, o vendedor precisa oferecer atrativos. É o caso do Hyundai HB20S Platinum Safety. Um carro na faixa de R$ 130 mil, mas com conteúdos encontrados em SUVs muito mais caros.
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Claro que R$ 130 mil é muito dinheiro, seja para um sedã, para um hatch, SUV ou picape. Mas quando se compara com o preço praticado pelos SUVs, esse valor se torna um esforço (um pouquinho) menos hercúleo que o que será destinado para levar um utilitário-esportivo.
Se compararmos esse valor com o que é cobrado pelo irmão Creta, com preços que variam entre R$ 141 mil a R$ 190 mil, é menos difícil comprar o sedã, principalmente se considerarmos tudo que ele entrega. Afinal, a versão com o mesmo pacote ADAS do HB20S Platinum Safety parte de R$ 156.490. Ou seja, mais de R$ 25 mil pelo fato de ser um SUV.
Claro que o SUV tem mais apelo, mais status que um sedã compacto. Mas sejamos pragmáticos e vamos ver em que o três volumes sul-coreano se torna uma boa opção de compra.
O sedã oferece pacote farto com quadro de instrumentos digital (bem safado, por sinal), multimídia com conexão para smartphones, climatização digital, carregamento por indução, vidros e retrovisores elétricos, partida sem chave, dentre outros.
Mas a cereja do bolo são os assistentes de condução. O sedã conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem emergencial, monitor de tráfego cruzado em ré, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, detector de pedestre e alerta de colisão.
O sistema é tão preciso que quando um carro entra no radar pela lateral, ele consegue antecipar uma possível fechada e já inicia a frenagem, mesmo que o motorista esteja com o pé no acelerador. Nas manobras de ré, o sistema também é capaz de identificar um carro vindo em sentido cruzado.
O HB20S utiliza o mesmo motor TGDI 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque do Creta (com exceção da versão topo de linha Ultimate). Essa unidade é combinada com transmissão automática de seis marchas, assim como no SUV.
O motor entrega bom desempenho, apesar da falta de fôlego abaixo dos 1.200 rpm. A baixa pressão na turbina deixa ele momentaneamente letárgico, mas logo o “caracol” se enche e o torque aparece com força total.
Seu consumo, segundo o Inmetro é de:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 8,3 km/l | 9,9 km/l |
Gasolina | 11,7 km/l | 13,9 km/l |
O HB20S é um compacto. E por isso não se pode esperar um espaço interno de limusine. Mas é um carro que acomoda com relativo conforto quatro adultos. O quinto passageiro é persona non grata e irá espremer a segunda fileira, mas não é o fim do mundo.
Por outro lado, o porta-malas é um ponto de destaque. Seus 475 litros garantem muito espaço para carregar os pertences de toda família, numa viagem longa.
E já que falamos em viagem, o HB20S é um ótimo automóvel para cair na estrada. Seu bom acerto de suspensão garante boa firmeza nas curvas e permite trafegar em velocidade de cruzeiro de forma estável e confortável, já que é baixinho.
Claro que seus 16 cm de altura livre do solo sofrem quando o sedã sai do asfalto. Em pisos de calçamento ou terra, há sempre o risco de raspar o fundo. Os pneus 195/55 R16 também não gostam de buracos e demandam cuidados em pisos acidentados.
Custando menos que seu próprio irmão Creta, e a maioria dos SUVs compactos sofisticados, o HB20S Platinum Safety é uma boa opção para o consumidor que busca um carro recheado de assistentes de condução e não se importa com o visual anabolizado de um SUV. Afinal, o que importa é o conteúdo e não a embalagem.
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