Teste completo do Hyundai HB20S Platinum Safety

Testamos o Hyundai HB20S Platinum Safety, que impressiona pela eletrônica embarcada e pelo preço menos abusivo que o cobrado por SUVs

HYUNDAI HB20S PLATINUM SAFETY 2024 AZUL FRENTE LETERAL TRASEIRA INTERIOR (2)
HB20S Platinum Safety é a versão topo de linha do sedã sul-coreano (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 12/10/2024 às 15h00
Atualizado em 07/05/2025 às 15h05

Precisamos falar do Hyundai HB20S Platinum Safety. Mas antes, é necessário relembrar uma regra sagrada do mercado: A lei da oferta e demanda. Ela é implacável, pois quanto maior o interesse, maior será o preço cobrado. E como o consumidor se sacrifica para comprar um SUV, os fabricantes se sentem à vontade para praticar os preços que mais lhe interessam.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Ao mesmo tempo, quando a demanda cai, o vendedor precisa oferecer atrativos. É o caso do Hyundai HB20S Platinum Safety. Um carro na faixa de R$ 130 mil, mas com conteúdos encontrados em SUVs muito mais caros.

VEJA TAMBÉM:

Claro que R$ 130 mil é muito dinheiro, seja para um sedã, para um hatch, SUV ou picape. Mas quando se compara com o preço praticado pelos SUVs, esse valor se torna um esforço (um pouquinho) menos hercúleo que o que será destinado para levar um utilitário-esportivo.

HYUNDAI HB20S PLATINUM SAFETY 2024 AZUL FRENTE LETERAL TRASEIRA INTERIOR (4)
Plástica corretiva deu visual mais arrojado ao HB20S Platinum Safety

Se compararmos esse valor com o que é cobrado pelo irmão Creta, com preços que variam entre R$ 141 mil a R$ 190 mil, é menos difícil comprar o sedã, principalmente se considerarmos tudo que ele entrega. Afinal, a versão com o mesmo pacote ADAS do HB20S Platinum Safety parte de R$ 156.490. Ou seja, mais de R$ 25 mil pelo fato de ser um SUV.

Claro que o SUV tem mais apelo, mais status que um sedã compacto. Mas sejamos pragmáticos e vamos ver em que o três volumes sul-coreano se torna uma boa opção de compra.

Conteúdos do HB20S Platinum Safety

O sedã oferece pacote farto com quadro de instrumentos digital (bem safado, por sinal), multimídia com conexão para smartphones, climatização digital, carregamento por indução, vidros e retrovisores elétricos, partida sem chave, dentre outros.

HYUNDAI HB20S PLATINUM SAFETY 2024 AZUL FRENTE LETERAL TRASEIRA INTERIOR (9)
O HB20S Platinum Safety é bem equipado, mas o destaque é o pacote de assistentes de condução

Mas a cereja do bolo são os assistentes de condução. O sedã conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem emergencial, monitor de tráfego cruzado em ré, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, detector de pedestre e alerta de colisão.

O sistema é tão preciso que quando um carro entra no radar pela lateral, ele consegue antecipar uma possível fechada e já inicia a frenagem, mesmo que o motorista esteja com o pé no acelerador. Nas manobras de ré, o sistema também é capaz de identificar um carro vindo em sentido cruzado.

Motor do sedã da Hyundai

O HB20S utiliza o mesmo motor TGDI 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque do Creta (com exceção da versão topo de linha Ultimate). Essa unidade é combinada com transmissão automática de seis marchas, assim como no SUV.

O motor entrega bom desempenho, apesar da falta de fôlego abaixo dos 1.200 rpm. A baixa pressão na turbina deixa ele momentaneamente letárgico, mas logo o “caracol” se enche e o torque aparece com força total.

Seu consumo, segundo o Inmetro é de:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 8,3 km/l 9,9 km/l
Gasolina 11,7 km/l 13,9 km/l

Espaço interno e porta-malas do HB20s Platinum

O HB20S é um compacto. E por isso não se pode esperar um espaço interno de limusine. Mas é um carro que acomoda com relativo conforto quatro adultos. O quinto passageiro é persona non grata e irá espremer a segunda fileira, mas não é o fim do mundo.

HYUNDAI HB20S PLATINUM SAFETY 2024 AZUL FRENTE LETERAL TRASEIRA INTERIOR (7)
Os quase 500 litros do porta-malas garantem muito volume para acomodar bagagens e compras

Por outro lado, o porta-malas é um ponto de destaque. Seus 475 litros garantem muito espaço para carregar os pertences de toda família, numa viagem longa.

Suspensão e estabilidade

E já que falamos em viagem, o HB20S é um ótimo automóvel para cair na estrada. Seu bom acerto de suspensão garante boa firmeza nas curvas e permite trafegar em velocidade de cruzeiro de forma estável e confortável, já que é baixinho.

Claro que seus 16 cm de altura livre do solo sofrem quando o sedã sai do asfalto. Em pisos de calçamento ou terra, há sempre o risco de raspar o fundo. Os pneus 195/55 R16 também não gostam de buracos e demandam cuidados em pisos acidentados.

Palavra final

Custando menos que seu próprio irmão Creta, e a maioria dos SUVs compactos sofisticados, o HB20S Platinum Safety é uma boa opção para o consumidor que busca um carro recheado de assistentes de condução e não se importa com o visual anabolizado de um SUV. Afinal, o que importa é o conteúdo e não a embalagem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário