[VÍDEO] Teste completo do Hyundai HB20S Platinum Safety

Testamos o Hyundai HB20S Platinum Safety, que impressiona pela eletrônica embarcada e pelo preço menos abusivo que o cobrado por SUVs

HYUNDAI HB20S PLATINUM SAFETY 2024 AZUL FRENTE LETERAL TRASEIRA INTERIOR (2)
HB20S Platinum Safety é a versão topo de linha do sedã sul-coreano (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 12/10/2024 às 15h00

Precisamos falar do Hyundai HB20S Platinum Safety. Mas antes, é necessário relembrar uma regra sagrada do mercado: A lei da oferta e demanda. Ela é implacável, pois quanto maior o interesse, maior será o preço cobrado. E como o consumidor se sacrifica para comprar um SUV, os fabricantes se sentem à vontade para praticar os preços que mais lhe interessam.

Ao mesmo tempo, quando a demanda cai, o vendedor precisa oferecer atrativos. É o caso do Hyundai HB20S Platinum Safety. Um carro na faixa de R$ 130 mil, mas com conteúdos encontrados em SUVs muito mais caros.

VEJA TAMBÉM:

Claro que R$ 130 mil é muito dinheiro, seja para um sedã, para um hatch, SUV ou picape. Mas quando se compara com o preço praticado pelos SUVs, esse valor se torna um esforço (um pouquinho) menos hercúleo que o que será destinado para levar um utilitário-esportivo.

HYUNDAI HB20S PLATINUM SAFETY 2024 AZUL FRENTE LETERAL TRASEIRA INTERIOR (4)
Plástica corretiva deu visual mais arrojado ao HB20S Platinum Safety

Se compararmos esse valor com o que é cobrado pelo irmão Creta, com preços que variam entre R$ 141 mil a R$ 190 mil, é menos difícil comprar o sedã, principalmente se considerarmos tudo que ele entrega. Afinal, a versão com o mesmo pacote ADAS do HB20S Platinum Safety parte de R$ 156.490. Ou seja, mais de R$ 25 mil pelo fato de ser um SUV.

Claro que o SUV tem mais apelo, mais status que um sedã compacto. Mas sejamos pragmáticos e vamos ver em que o três volumes sul-coreano se torna uma boa opção de compra.

Conteúdos do HB20S Platinum Safety

O sedã oferece pacote farto com quadro de instrumentos digital (bem safado, por sinal), multimídia com conexão para smartphones, climatização digital, carregamento por indução, vidros e retrovisores elétricos, partida sem chave, dentre outros.

HYUNDAI HB20S PLATINUM SAFETY 2024 AZUL FRENTE LETERAL TRASEIRA INTERIOR (9)
O HB20S Platinum Safety é bem equipado, mas o destaque é o pacote de assistentes de condução

Mas a cereja do bolo são os assistentes de condução. O sedã conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem emergencial, monitor de tráfego cruzado em ré, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, detector de pedestre e alerta de colisão.

O sistema é tão preciso que quando um carro entra no radar pela lateral, ele consegue antecipar uma possível fechada e já inicia a frenagem, mesmo que o motorista esteja com o pé no acelerador. Nas manobras de ré, o sistema também é capaz de identificar um carro vindo em sentido cruzado.

Motor do sedã da Hyundai

O HB20S utiliza o mesmo motor TGDI 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque do Creta (com exceção da versão topo de linha Ultimate). Essa unidade é combinada com transmissão automática de seis marchas, assim como no SUV.

O motor entrega bom desempenho, apesar da falta de fôlego abaixo dos 1.200 rpm. A baixa pressão na turbina deixa ele momentaneamente letárgico, mas logo o “caracol” se enche e o torque aparece com força total.

Seu consumo, segundo o Inmetro é de:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 8,3 km/l 9,9 km/l
Gasolina 11,7 km/l 13,9 km/l

Espaço interno e porta-malas do HB20s Platinum

O HB20S é um compacto. E por isso não se pode esperar um espaço interno de limusine. Mas é um carro que acomoda com relativo conforto quatro adultos. O quinto passageiro é persona non grata e irá espremer a segunda fileira, mas não é o fim do mundo.

HYUNDAI HB20S PLATINUM SAFETY 2024 AZUL FRENTE LETERAL TRASEIRA INTERIOR (7)
Os quase 500 litros do porta-malas garantem muito volume para acomodar bagagens e compras

Por outro lado, o porta-malas é um ponto de destaque. Seus 475 litros garantem muito espaço para carregar os pertences de toda família, numa viagem longa.

Suspensão e estabilidade

E já que falamos em viagem, o HB20S é um ótimo automóvel para cair na estrada. Seu bom acerto de suspensão garante boa firmeza nas curvas e permite trafegar em velocidade de cruzeiro de forma estável e confortável, já que é baixinho.

Claro que seus 16 cm de altura livre do solo sofrem quando o sedã sai do asfalto. Em pisos de calçamento ou terra, há sempre o risco de raspar o fundo. Os pneus 195/55 R16 também não gostam de buracos e demandam cuidados em pisos acidentados.

Palavra final

Custando menos que seu próprio irmão Creta, e a maioria dos SUVs compactos sofisticados, o HB20S Platinum Safety é uma boa opção para o consumidor que busca um carro recheado de assistentes de condução e não se importa com o visual anabolizado de um SUV. Afinal, o que importa é o conteúdo e não a embalagem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário