Honda faz recall de Fit e City por problemas nos airbags
Chamado é referente ao insuflador do componente mortal da Takata que, ao invés de salvar, pode matar
Chamado é referente ao insuflador do componente mortal da Takata que, ao invés de salvar, pode matar
A Honda convoca para recall proprietários de Fit, produzidos entre 16 de março de 2012 e 27 de março de 2013, e City, fabricados de 12 de abril de 2012 a 1º de julho de 2013. Motivo: falha no deflagrador em caso de colisão. O chamado faz parte do maior chamado da indústria automobilística, referente aos airbags mortais da Takata.
O deflagrador defeituoso pode explodir numa colisão primordialmente frontal, rompendo a bolsa e lançar estilhaços de metal na direção dos ocupantes. As lesões que resultam são graves e já mataram ao menos 21 pessoas.
De acordo com a Honda, a campanha envolve 86.516 veículos. O início do atendimento será no próximo dia 22.
A substituição do item é gratuita e deverá ser realizada em qualquer concessionária autorizada da marca a partir do dia 22 de janeiro. Para maiores informações acerca do reparo, o proprietário pode acessar o site da fabricante.
O agendamento do serviço pode ser feito online ou, caso o consumidor preferir, pelo telefone 0800 701 3432 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 9h às 14h). O endereço das concessionárias Honda pode ser checado no link.
Confira abaixo as unidades envolvidas no recall:
No Brasil, o primeiro recall relacionado ao problema também foi da Honda e ocorreu em 2010, antes que a Takata ficasse conhecida pelo maior recall da história. Os primeiros modelos convocados foram os mesmos que em 2008 nos Estados Unidos: Hondas Civic e Accord 2001 e 2002. Nos anos seguintes, a montadora aumentaria o número de veículos chamados.
Segundo o gerente de engenharia de produtos da planta da Takata em Jundiaí, Oliver Schulze, a empresa supre “praticamente todas” as montadoras brasileiras. Ainda de acordo com ele, 90% da produção da unidade tem como destino o mercado nacional.
Para montar os airbags, a instalação recebe deflagradores da Takata de outros países como Estados Unidos, México, Alemanha e China. O engenheiro também confirma que a fábrica de Monclova, responsável pelo lote que causou mais mortes, está entre as fornecedoras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Honda city lx automático ano 2011/ 2012 não fiz o recall. O que devo fazer para agendar mesmo sendo do modelo 2012?
Olá, José. Entre em contato com o fabricante pelos meios informados na matéria.
Obrigado