Honda faz recall de Fit e City por problemas nos airbags

Chamado é referente ao insuflador do componente mortal da Takata que, ao invés de salvar, pode matar

ilustra takata
Por AutoPapo
Publicado em 16/01/2018 às 11h48
Atualizado em 12/03/2018 às 23h05

A Honda convoca para recall proprietários de Fit, produzidos entre 16 de março de 2012 e 27 de março de 2013, e City, fabricados de 12 de abril de 2012 a 1º de julho de 2013. Motivo: falha no deflagrador em caso de colisão. O chamado faz parte do maior chamado da indústria automobilística, referente aos airbags mortais da Takata.

O deflagrador defeituoso pode explodir numa colisão primordialmente frontal, rompendo a bolsa e lançar estilhaços de metal na direção dos ocupantes. As lesões que resultam são graves e já mataram ao menos 21 pessoas.

De acordo com a Honda, a campanha envolve 86.516 veículos. O início do atendimento será no próximo dia 22.

A substituição do item é gratuita e deverá ser realizada em qualquer concessionária autorizada da marca a partir do dia 22 de janeiro. Para maiores informações acerca do reparo, o proprietário pode acessar o site da fabricante.

O agendamento do serviço pode ser feito online ou, caso o consumidor preferir, pelo telefone 0800 701 3432 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 9h às 14h). O endereço das concessionárias Honda pode ser checado no link.

Confira abaixo as unidades envolvidas no recall:

Modelos Honda envolvidos em mais um recall por conta de airbags Takata

No Brasil

No Brasil, o primeiro recall relacionado ao problema também foi da Honda e ocorreu em 2010, antes que a Takata ficasse conhecida pelo maior recall da história. Os primeiros modelos convocados foram os mesmos que em 2008 nos Estados Unidos: Hondas Civic e Accord 2001 e 2002. Nos anos seguintes, a montadora aumentaria o número de veículos chamados.

Segundo o gerente de engenharia de produtos da planta da Takata em Jundiaí, Oliver Schulze, a empresa supre “praticamente todas” as montadoras brasileiras. Ainda de acordo com ele, 90% da produção da unidade tem como destino o mercado nacional.

Para montar os airbags, a instalação recebe deflagradores da Takata de outros países como Estados Unidos, México, Alemanha e China. O engenheiro também confirma que a fábrica de Monclova, responsável pelo lote que causou mais mortes, está entre as fornecedoras.

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2 Comentários
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José Marques Neto 18 de junho de 2018

Tenho um Honda city lx automático ano 2011/ 2012 não fiz o recall. O que devo fazer para agendar mesmo sendo do modelo 2012?

AutoPapo
AutoPapo 18 de junho de 2018

Olá, José. Entre em contato com o fabricante pelos meios informados na matéria.
Obrigado

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