Honda ZR-V agrega o melhor do SUV com a dirigibilidade do sedã
Honda ZR-V redefine o segmento SUV médio ao unir a praticidade de um utilitário-esportivo com o comportamento dinâmico de um sedã
Honda ZR-V redefine o segmento SUV médio ao unir a praticidade de um utilitário-esportivo com o comportamento dinâmico de um sedã
O SUV se tornou o segmento mais popular do mercado automotivo. Para se ter uma ideia, só no Brasil há mais de 40 modelos, que correspondem a um terço de todo o mercado.
VEJA TAMBÉM:
Uma das razões para tamanha popularidade é a praticidade, a visão ampla e o status que o SUV agrega. Mas imagine combinar tudo isso com o comportamento dinâmico de um sedã? Foi o que a Honda fez com o novo ZR-V.
Com porte médio, o ZR-V oferece amplo espaço interno. São nada menos que 4,56 m de comprimento e 2,65 m de distância entre-eixos. Fatores que permitiram que os engenheiros da Honda desenvolvessem uma cabine capaz de abrigar assentos mais reclinados, diferente da convencional posição verticalizada dos SUVs convencionais.
Assim, o ZR-V acomoda o motorista com a mesma posição dinâmica de um sedã, mas com o bônus da altura livre do solo elevada, o porte robusto de um SUV e a praticidade do amplo espaço interno.
Ou seja, O ZR-V é um SUV com a comodidade de um sedã? Exato, mas não um sedã qualquer. Este Honda conta com montagem impecável e um nível de acabamento que se compara ao de modelos de luxo.
Quando se entra no ZR-V, a primeira impressão surpreende. O painel de dois tons segue a atual linguagem da marca, com estilo refinado e minimalista, mas há opção totalmente em preto para quem prefere um estilo monocromático. Um detalhe do esmero e simetria do interior do Honda ZR-V pode ser visto nas curvas dos puxadores de portas e do console central que tem o mesmo movimento.
O revestimento em couro em dois tons nos bancos e painéis das portas entregam um refinamento de nível superior. Destaque para os bancos, com Estabilizador Corporal. Isso significa que eles foram desenhados para entregar o máximo de ergonomia e conforto ao motorista e passageiro dianteiro graças às abas elevadas que mantém o corpo sempre na posição correta de direção. Ou seja, “veste” muito bem.
E se não bastasse, ele agrega o que há de mais sofisticado em tecnologia embarcada. A Honda não economizou com o ZR-V. O pacote de conteúdos tem quadro de instrumentos digital, sistema multimídia (com conexão sem-fio para Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré), chave inteligente (Smart Entry), freio de estacionamento eletrônico (com função Auto Hold) e retrovisor interno eletrocrômico.
O Honda ZR-V ainda conta com teto solar elétrico. Um item que eleva o refinamento e comodidade nas viagens, mas que nem sempre está presente nos SUVs. E quando está disponível é oferecido como um caríssimo opcional.
Mas o pacote de conteúdos do Honda ZR-V vai além. O SUV é equipado com o sofisticado sistema Honda SENSING. A tecnologia conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) que se ajusta à velocidade, memo em tráfego lento, e mantém distância ajustável do veículo à frente.
O Honda SENSING também conta com o sistema CMBS, sigla para Collision Mitigation Braking System. Em bom português significa que o ZR-V é capaz de detectar uma possível colisão frontal e aplicar a frenagem de forma automática.
O Honda ZR-V também pode ser controlado pelo aplicativo myHonda Connect. Trata-se de um sofisticado sistema de conectividade que permite controlar vários equipamentos do carro de forma remota por meio do smartphone.
A um toque na tela do celular é possível dar partida no motor e ajustar a temperatura da climatização. Imagine passar o dia na praia e deixar seu Honda ZR-V exposto ao sol, Com o myHonda Connect é possível ativar motor e ar-condicionado e quando chegar ao carro, ele estará devidamente climatizado.
Mas o sistema de conectividade vai além, ele permite localizar o carro com facilidade em estacionamentos, obter um diagnóstico preciso com dados de autonomia, revisão e demais parâmetros. Também é possível rastrear sua posição em tempo real e delimitar a área de circulação do carro.
Digamos que o proprietário do ZR-V empreste seu carro para o filho ir à casa de um amigo. Com o myHonda Connect é possível delimitar uma cerca virtual. Assim, se o carro sair da área demarcada, um alerta é enviado.
O myHonda Connect também envia notificações em caso de colisões. Ou seja, um pacote farto de monitoramento que permite ter controle total de seu Honda ZR-V, mesmo que a distância.
O Honda ZR-V tem tanta tecnologia e sofisticação que até nos esquecemos de que há um motor sob o capô. E o SUV conta com o motor i-VTEC 2.0 de 161 e 19,1 kgfm de torque.
O motor é combinado com a consagrada caixa automática do tipo CVT Honda. Esse CVT com função EDDB, que podemos traduzir como um sistema que detecta uma descida e ajusta as relações das polias de variação contínua para criar o efeito de freio motor. Esse recurso é fundamental para aumentar a segurança na estrada e evitar superaquecimento dos freios.
Dito tudo isso, o Honda ZR-V é cravejado de tecnologia, com a praticidade dos SUVs, mas com o prazer de dirigir inerentes aos sedãs. Ou seja, tem muito SUV na praça, mas só a Honda tem o ZR-V.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |