Sucesso de vendas, hatch compacto sul-coreano tem diversas opções versões e motores no mercado de carros usados
Com o HB20, a Hyundai soube aproveitar muito bem o marketing agressivo que o Grupo Caoa fez em cima da marca nos anos 2000. Lançado em 2012, o hatch compacto sempre figurou entre os carros mais vendidos do mercado.
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Entre as virtudes do modelo, design diferenciado, boa dirigibilidade e variedade de versões e motores. Hoje, é um dos carros com melhor liquidez no segmento de usados e seminovos, além de baixa desvalorização e ampla oferta.
Neste conteúdo vamos focar no Hyundai HB20 2017, ainda do que a fabricante chama de primeira geração, mas já com a primeira reestilização.
Veja agora 10 fatos sobre o Hyundai HB20 2017.
O Hyundai HB20 foi lançado no Brasil em 2012. Logo chamou a atenção pelo design diferenciado para o segmento, pelo custo benefício e pela garantia de cinco anos – herança dos modelos feitos e importados pela Caoa.
Começou com motores 1.0 e 1.6 aspirados e ao longo dos anos estreou muitas séries especiais. Em 2015 já recebeu a primeira atualização no design e, na linha 2017, o Hyundai HB20 passou a ter opção de motor turbo, com câmbio manual de seis marchas.
Em 2018 o hatch teve a grade redesenhada e em 2019 foi lançada a segunda geração. Na verdade, a base foi mantida, mas a montadora promoveu uma remodelação profunda na linha compacta.
Nesta nova fase, continuou com muitas séries especiais e adotou motor turbo com nova calibragem. Em 2022, nova renovação no design.
O hatch foi desenvolvido especificamente para o nosso mercado. A plataforma usada pelo HB20, inclusive, foi usada primeiro pelo hatch brasileiro e só depois serviu ao europeu i20.
Produzido em Piracicaba (SP), desde a estreia o Hyundai HB20 se tornou um dos líderes no ranking de emplacamentos do mercado brasileiro. E chegou a ser o automóvel de passeio mais vendido do país, em 2021.
Hoje a linha está mais enxuta, mas até pouco tempo atrás a quantidade de versões do compacto era insana. Em 2017, por exemplo, o Hyundai HB20 tinha nada menos do que 15 opções de acabamento.
Era uma combinação de motores aspirados 1.0 e 1.6 16V, turbo 1.0 e câmbios manuais de cinco ou seis marchas, ou automático de seis velocidades. Detalhe que nessa conta não entra o aventureiro Hyundai HB20X…
Como dito, o Hyundai HB20 2017 tinha três opções de motores e diferentes combinações de transmissões. Vamos começar pelo eficiente 1.0.
O três-cilindros aspirado da família Kappa tem comando duplo de válvulas e variação na admissão. E bastante vontade para um “mil” com 80 cv (etanol) e 75 cv (gasolina). Proporciona arrancadas até surpreendentes, mas se ressente de torque em baixos giros: 10,2/9,4 kgfm a 4.500rpm.
Já o 1.6 16V quatro-cilindros da linha Gamma entrega 128 cv (e)/122 cv (g) e é mais esperto, especialmente em médios giros e velocidades de cruzeiro. Ele atua com câmbio manual ou automático de seis marchas, mas tem certa aspereza no rodar.
A linha 2017 do Hyundai HB20 ainda trouxe o motor turbo, mas que equipava as versões intermediárias do hatch. Até porque estava longe de ser a opção mais empolgante da gama.
Isso porque a Hyundai pagou o motor 1.0 Kappa das versões de entrada e colocou uma turbina de baixa inércia e com controle eletrônico, fixada no cabeçote. O propulsor tem 105 cv/98 cv de potência e torque de 15 kgfm/13,8 kgfm a 1.400 rpm, e só usa câmbio manual de seis marchas.
O desempenho dele em baixas rotações é bom. Mas no geral não empolga tanto quanto outros motores turbinados da mesma época, como o TSI, da Volkswagen. Para efeito de comparação, o 1.0 turbo de 120 cv e injeção direta atual (lançado no HB20 em 2022) é bem superior em vários aspectos.
Pela tabela de eficiência energética do Inmetro de 2017, o Hyundai HB20 registra médias de consumo na média para suas opções mais caras.
Indicamos o Hyundai HB20 2017 na versão Comfort Plus com o motor 1.0 aspirado. Além de ser o mais econômico da linha, é relativamente equipado.
Ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio elétrico com comando dos vidros para as quatro portas, regulagem de altura do banco do motorista e abertura interna das tampas do tanque de combustível e do porta-malas estão entre os itens de série.
O carro também oferece alarme, computador de bordo, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro. Na segurança, só os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS e EBD.
O Hyundai HB20 2017 ainda tem o pacote blueMedia para esta configuração Comfort Plus. Esta agrega a prática multimídia de mesmo nome e que permite conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Preços médios do Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT5 2017 pela KBB Brasil:
Em 2017, a Hyundai Motor Brasil (HMB) lançou o HB20 Edição Comemorativa 5 Anos. A série celebrou o aniversário da montadora no país.
Foi vendida com duas opções de powertrain: motor 1.0 e câmbio manual e 1.6 automático. É baseada na mesma Comfort Plus citada, só que com equipamentos a mais.
Vem com central blueMedia, sensor ré, regulagens de altura e de profundidade do volante e chave tipo canivete. No design externo, rodas de liga leve aro 15”, lanternas com lentes translúcidas e uma bandeirinha do Brasil na lateral.
Ainda em 2017, o Hyundai HB20 também teve sua variante com vontade esportiva. Chamada de Spec, recebe preto brilhante na grade do tipo colmeia e na moldura das luzes de neblina, enquanto os faróis têm lentes escurecidas.
As capas dos retrovisores e as maçanetas também vêm com acabamento preto brilhante. As rodas de liga leve com aros de 15 polegadas, saias laterais, colunas centrais e a antena “barbatana de tubarão” também recebem tratamento escurecido.
Tem mais. Na traseira, para-choque com desenho exclusivo, ponteira de escapamento oval e com acabamento cromado, spoiler e extrator cenográfico.
Na cabine, mais revestimentos com tons escuros. Os bancos mesclam couro e tecido e há detalhes vermelhos e em preto brilhante. As pedaleiras são cromadas, enquanto o console, a alavanca de câmbio e o volante são revestidos de couro perfurado com costuras vermelhas aparentes. O motor é o 1.6 16V com câmbio automático.
O conjunto com motor 1.0 12V aspirado tem fama de manutenção simples e as peças são fáceis de achar.
Veja preços de alguns componentes do Hyundai HB20 2017 com motor 1.0 aspirado e câmbio manual.
No site do Reclame Aqui e em fóruns das redes sociais as reclamações se concentram em trincas e infiltrações nos faróis. Falhas no motor de arranque também são frequentes.
Fique atento ainda ao funcionamento da central blueMedia e ao estado das borrachas dos vidros e portas.
Recalls desta primeira geração do Hyundai HB20:
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HB20 continua sendo um carro otimo, só estragou o designer que é horrivel hoje em dia, sinceramente acho que não fizeram pesquisa de mercado quando foram fazer a reestilização, como pode um carro que nasceu lindo ficar do jeito que esta.