Carro usado: 10 fatos sobre o Hyundai HB20 2017

Sucesso de vendas, hatch compacto sul-coreano tem diversas opções versões e motores no mercado de carros usados

HYUNDAI HB20 MARROM 2017 FRENTE E LATERAL
Hyundai HB20 chegou ao mercado em 2012 para ser o Gol da marca sul-coreana (Fotos: Hyundai | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 17/06/2025 às 08h00

Com o HB20, a Hyundai soube aproveitar muito bem o marketing agressivo que o Grupo Caoa fez em cima da marca nos anos 2000. Lançado em 2012, o hatch compacto sempre figurou entre os carros mais vendidos do mercado.

VEJA TAMBÉM:

Entre as virtudes do modelo, design diferenciado, boa dirigibilidade e variedade de versões e motores. Hoje, é um dos carros com melhor liquidez no segmento de usados e seminovos, além de baixa desvalorização e ampla oferta.

HYUNDAI HB20 MARROM 2017 MOVIMENTO LATERAL
Hyundai HB20 de primeira geração poderia ser equipado com motor 1.0 ou 1.6 de 130 cv

Neste conteúdo vamos focar no Hyundai HB20 2017, ainda do que a fabricante chama de primeira geração, mas já com a primeira reestilização.

Veja agora 10 fatos sobre o Hyundai HB20 2017.

1. Trajetória

O Hyundai HB20 foi lançado no Brasil em 2012. Logo chamou a atenção pelo design diferenciado para o segmento, pelo custo benefício e pela garantia de cinco anos – herança dos modelos feitos e importados pela Caoa.

Começou com motores 1.0 e 1.6 aspirados e ao longo dos anos estreou muitas séries especiais. Em 2015 já recebeu a primeira atualização no design e, na linha 2017, o Hyundai HB20 passou a ter opção de motor turbo, com câmbio manual de seis marchas.

Em 2018 o hatch teve a grade redesenhada e em 2019 foi lançada a segunda geração. Na verdade, a base foi mantida, mas a montadora promoveu uma remodelação profunda na linha compacta.

Nesta nova fase, continuou com muitas séries especiais e adotou motor turbo com nova calibragem. Em 2022, nova renovação no design.

2. Hyundai HB20 feito para o Brasil

O hatch foi desenvolvido especificamente para o nosso mercado. A  plataforma usada pelo HB20, inclusive, foi usada primeiro pelo hatch brasileiro e só depois serviu ao europeu i20.

HYUNDAI I20 FRENTE E LATERAL 2014
Fora do Brasil, a Hyundai oferece o i20 em diferentes mercados

Produzido em Piracicaba (SP), desde a estreia o Hyundai HB20 se tornou um dos líderes no ranking de emplacamentos do mercado brasileiro. E chegou a ser o automóvel de passeio mais vendido do país, em 2021.

3. Versões infinitas do Hyundai HB20

Hoje a linha está mais enxuta, mas até pouco tempo atrás a quantidade de versões do compacto era insana. Em 2017, por exemplo, o Hyundai HB20 tinha nada menos do que 15 opções de acabamento.

hb20x
HB20X era a aposta da Hyundai no segmento aventureiro que praticamente desapareceu nos dias de hoje

Era uma combinação de motores aspirados 1.0 e 1.6 16V, turbo 1.0 e câmbios manuais de cinco ou seis marchas, ou automático de seis velocidades. Detalhe que nessa conta não entra o aventureiro Hyundai HB20X…

4. Desempenho

Como dito, o Hyundai HB20 2017 tinha três opções de motores e diferentes combinações de transmissões. Vamos começar pelo eficiente 1.0.

O três-cilindros aspirado da família Kappa tem comando duplo de válvulas e variação na admissão. E bastante vontade para um “mil” com 80 cv (etanol) e 75 cv (gasolina). Proporciona arrancadas até surpreendentes, mas se ressente de torque em baixos giros: 10,2/9,4 kgfm a 4.500rpm.

Já o 1.6 16V quatro-cilindros da linha Gamma entrega 128 cv (e)/122 cv (g) e é mais esperto, especialmente em médios giros e velocidades de cruzeiro. Ele atua com câmbio manual ou automático de seis marchas, mas tem certa aspereza no rodar.

HYUNDAI HB20 2017 PAINEL QUADRO DE INSTRUMENTO MULTIMIDIA
Bem equipado, o HB20 poderia vir com o pacote completo dos compactos, com ar-condicionado, multimídia e direção assistida

A linha 2017 do Hyundai HB20 ainda trouxe o motor turbo, mas que equipava as versões intermediárias do hatch. Até porque estava longe de ser a opção mais empolgante da gama.

Isso porque a Hyundai pagou o motor 1.0 Kappa das versões de entrada e colocou uma turbina de baixa inércia e com controle eletrônico, fixada no cabeçote. O propulsor tem 105 cv/98 cv de potência e torque de 15 kgfm/13,8 kgfm a 1.400 rpm, e só usa câmbio manual de seis marchas.

O desempenho dele em baixas rotações é bom. Mas no geral não empolga tanto quanto outros motores turbinados da mesma época, como o TSI, da Volkswagen. Para efeito de comparação, o 1.0 turbo de 120 cv e injeção direta atual (lançado no HB20 em 2022) é bem superior em vários aspectos.

6. Consumo de combustível do Hyundai HB20 2017

Pela tabela de eficiência energética do Inmetro de 2017, o Hyundai HB20 registra médias de consumo na média para suas opções mais caras.

Hyundai HB20 2017 1.0 MT5

  • Etanol: 8,5 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada)
  • Gasolina: 12,5 km/l (cidade) 14,1 km/l (estrada)

Hyundai HB20 2017 1.6 MT6

  • Etanol: 8,1 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada)
  • Gasolina: 11,6 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada)

Hyundai HB20 2017 1.6 AT6

  • Etanol: 7,1 km/l (cidade) e 9,4 km/l (estrada)
  • Gasolina: 9,9 km/l (cidade) e 12,5 km/l (estrada)

Hyundai HB20 2017 1.0 Turbo

  • Etanol: 8,2 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada)
  • Gasolina: 11,6 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada)

7. Nossa dica de Hyundai HB20 2017

Indicamos o Hyundai HB20 2017 na versão Comfort Plus com o motor 1.0 aspirado. Além de ser o mais econômico da linha, é relativamente equipado.

Ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio elétrico com comando dos vidros para as quatro portas, regulagem de altura do banco do motorista e abertura interna das tampas do tanque de combustível e do porta-malas estão entre os itens de série.

HYUNDAI HB20 PRATA 2017 FRENTE E LATERAL
Nossa escolha é o HB20 2017, de preferência na versão Comfort Plus que oferece bom pacote de conteúdos e comodidade

O carro também oferece alarme, computador de bordo, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro. Na segurança, só os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS e EBD.

O Hyundai HB20 2017 ainda tem o pacote blueMedia para esta configuração Comfort Plus. Esta agrega a prática multimídia de mesmo nome e que permite conexão com Android Auto e Apple CarPlay.

Preços médios do Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT5 2017 pela KBB Brasil:

  • Preço de Loja: R$ 51.345
  • Preço de Particular: R$ 46.210
  • Preço de Troca: R$ 38.129

8. Série especial e versão esportivada

Em 2017, a Hyundai Motor Brasil (HMB) lançou o HB20 Edição Comemorativa 5 Anos. A série celebrou o aniversário da montadora no país.

Foi vendida com duas opções de powertrain: motor 1.0 e câmbio manual e 1.6 automático. É baseada na mesma Comfort Plus citada, só que com equipamentos a mais.

Vem com central blueMedia, sensor ré, regulagens de altura e de profundidade do volante e chave tipo canivete. No design externo, rodas de liga leve aro 15”, lanternas com lentes translúcidas e uma bandeirinha do Brasil na lateral.

Ainda em 2017, o Hyundai HB20 também teve sua variante com vontade esportiva. Chamada de Spec, recebe preto brilhante na grade do tipo colmeia e na moldura das luzes de neblina, enquanto os faróis têm lentes escurecidas.

As capas dos retrovisores e as maçanetas também vêm com acabamento preto brilhante. As rodas de liga leve com aros de 15 polegadas, saias laterais, colunas centrais e a antena “barbatana de tubarão” também recebem tratamento escurecido.

Tem mais. Na traseira, para-choque com desenho exclusivo, ponteira de escapamento oval e com acabamento cromado, spoiler e extrator cenográfico.

Na cabine, mais revestimentos com tons escuros. Os bancos mesclam couro e tecido e há detalhes vermelhos e em preto brilhante. As pedaleiras são cromadas, enquanto o console, a alavanca de câmbio e o volante são revestidos de couro perfurado com costuras vermelhas aparentes. O motor é o 1.6 16V com câmbio automático.

9. Manutenção do Hyundai HB20

O conjunto com motor 1.0 12V aspirado tem fama de manutenção simples e as peças são fáceis de achar.

Veja preços de alguns componentes do Hyundai HB20 2017 com motor 1.0 aspirado e câmbio manual.

  • Jogo de pastilhas do freio dianteiro: de R$ 90 a R$ 120
  • Jogo com três velas: de R$ 130 a R$ 200
  • Bomba de combustível: de R$ 300 a R$ 460
  • Kit amortecedores traseiros: de R$ 380 a R$ 570
  • Kit troca de óleo (3 litros lubrificante 5W30 + filtro): de R$ 150 a R$ 280
  • Conjunto farol dianteiro: de R$ 270 a R$ 500
  • Conjunto lanterna traseira: de R$ 200 a R$ 330

10. Principais problemas

No site do Reclame Aqui e em fóruns das redes sociais as reclamações se concentram em trincas e infiltrações nos faróis. Falhas no motor de arranque também são frequentes.

Fique atento ainda ao funcionamento da central blueMedia e ao estado das borrachas dos vidros e portas.

Recalls desta primeira geração do Hyundai HB20:

  • Vedação do indicador de troca de marchas de carros produzidos de 2012 a 2015
  • Inspeção, reparo ou troca da válvula de controle de vácuo do servo-freio de unidades fabricadas entre 2016 e 2018
  • Troca da junta homocinética nos Hyundai HB20 2017
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
cleriston 17 de junho de 2025

HB20 continua sendo um carro otimo, só estragou o designer que é horrivel hoje em dia, sinceramente acho que não fizeram pesquisa de mercado quando foram fazer a reestilização, como pode um carro que nasceu lindo ficar do jeito que esta.

Avatar
Deixe um comentário