Limite de idade para dirigir: até quando é seguro renovar a CNH
O Código de Trânsito Brasileiro não determina uma idade máxima para o condutor, mas as condições para manter a habilitação mudam após os 65 anos
O Código de Trânsito Brasileiro não determina uma idade máxima para o condutor, mas as condições para manter a habilitação mudam após os 65 anos
Não há uma determinação específica, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sobre o limite de idade para dirigir. O fato faz com que muitos indivíduos tenham dúvidas de até quando é seguro manter ou tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A lei, no entanto, institui que condutores com mais de 65 anos devem fazer exames médicos com maior frequência, renovando a CNH a cada três anos, com possibilidade de diminuição do intervalo.
Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:
I – de aptidão física e mental;
§ 2º O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de 65 anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)
Se o CTB não determina uma limite de idade para dirigir, o corpo o faz. Isso porque, aos poucos, vamos perdendo as funções cognitivas, motoras e sensoriais, essenciais para uma direção segura.
O médico e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Alves, explica: “quanto mais idade, mais processos degenerativos acontecem nos sistemas do homem. As funções necessárias para dirigir vão sendo comprometidas”.
“Com a visão e a audição alteradas, o cérebro menos atento e concentrado, ficam mais acentuados os esquecimentos. Aí é preciso retirar os motoristas idosos do trânsito. Mas isso deve ser feito com cuidado”, afirma o médico. O direito de conduzir garante liberdade aos indivíduos, a decisão de interrompê-lo, então, deve ser tomada depois de uma análise completa do quadro do motorista.
Além dos desgastes naturais, as doenças crônicas e remédios tomados com frequência devem ser considerados. Por isso, é importante que um familiar acompanhe o condutor no exame médico. “Se o familiar vai à consulta, pode relatar comportamentos anormais, sinais e sintomas que não seriam percebidos durante o rápido exame”, conclui Alves.
A Abramet considera errôneo o prazo de três anos entre as renovações da CNH, já que os processos degenerativos são mais rápidos do que esse intervalo e variam muito em cada indivíduo. Para a instituição, os exames deveriam ser realizados, no máximo, a cada ano.
Em 2016, a aposentada Vanda Davanso Gnann tirou sua primeira CNH. Aos 91 anos, ela se tornou a pessoa mais velha a virar motorista no Brasil.
Em 2007, o Brasil tinha 17,4 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Em 2027 terá, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37,9 milhões. Mais que o dobro. No entanto, políticas específicas com objetivo de melhorar a mobilidade daqueles que se enquadram nessa faixa etária não são colocadas em prática. Tampouco discutidas.
Não existe idade limite para dirigir, mas você pode ficar atento aos sinais apresentados pelos seus pais, tios e amigos. Se o motorista mais velho está infringindo as regras, pouco atento, não está enxergando ou ouvindo com clareza, vale a pena sugerir a realização de uma avaliação médica.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
*É simplesmente curioso. Observa-se que existe uma enorme preocupação com idosos dirigindo mas os inúmeros acidentes, muitos deles de elevada gravidade que não são cometidos por idosos mas sim por aqueles considerados em pleno estado de lucidez. O idoso pode até ter diminuído algum sentido mas continua sendo cuidadoso, responsável, respeitador, inteligente e não se vê idosos bêbados ou drogados nas madrugadas em alta velocidade provocando acidentes que são verdadeiras tragédias, que ceifam vidas e acabam com famílias, são com esses condutores que é preciso ter mais atenção, cuidados e certas regras e não com quem é disciplinado e cuidadoso. Acho também que exames a cada três anos para renovação de CNH de idoso é discriminatório e que uma vez assim sendo exigido que o condutor só pague por um exame a cada dois realizados. Justiça seja feita*.
Eu estava procurando informações sobre este assunto há tempos! Muito obrigado por compartilhar.
Não concordo com isso. Deveria ter uma idade limítrofe para a pessoa parar de dirigir. Depois de uma certa idade os reflexos são reduzidos, e ela colocará à vida dela e dos outros em perigo. Principalmente numa cidade com trânsito igual ao de SP. Um abraço
*É simplesmente curioso. Observa-se que existe uma enorme preocupação com idosos dirigindo mas os inúmeros acidentes, muitos deles de elevada gravidade que não são cometidos por idosos mas sim por aqueles considerados em pleno estado de lucidez. O idoso pode até ter diminuído algum sentido mas continua sendo cuidadoso, responsável, respeitador, inteligente e não se vê idosos bêbados ou drogados nas madrugadas em alta velocidade provocando acidentes que são verdadeiras tragédias, que ceifam vidas e acabam com famílias, são com esses condutores que é preciso ter mais atenção, cuidados e certas regras e não com quem é disciplinado e cuidadoso. Acho também que exames a cada três anos para renovação de CNH de idoso é discriminatório e que uma vez assim sendo exigido que o condutor só pague por um exame a cada dois realizados. Justiça seja feita*
Meu sogro tem 91 anos, acabou de renovar a CNH por mais dois anos. Dirigindo melhor que muitos condutores que vejo no dia a dia. Ele diz que quando não sentir mais segurança ao dirigir, vai parar!!!
Tenho 41 anos de idade e 23 anos de CNH remunerada AD, estou ciente que vai chegar uma hora que não terei mais condições de dirigir.
Acho certo a cada renovação fazer o exame de volante novamente, conheço motoristas que não sabem fazer uma baliza, nem tirar ou colocar o carro na garagem, o tio da minha esposa é um idoso que tem 40% de visão de um olho e 10% do outro olho, ou seja, praticamente cego, mais sempre consegue renovar a CNH, não sei como ele faz, mais consegue, um motorista desse é igual um bêbado dirigindo, não enxerga quase nada, ele atropelou um cachorro e só deu conta quando chegou em casa e o dono do cachorro veio seguindo e avisou que o cachorro tava debaixo do carro dele morto, ele não tinha percebido o atropelamento, quem deveria ser responsabilizado por algum acidente era o examinador que aprovou a renovação.
Acho completamente absurdo relacionar a idade do condutor a ocorrência de acidentes graves. O que mais vemos são acidentes sendo cometidos por jovens descoladinhos que dirigem acima do limite e bebem antes de dirigir.
Meu avô dirigiu de 1958 até 2010 (quando faleceu de câncer) e jamais causou qualquer acidente, mesmo depois de 80 anos de vida. Minha avó também dirigiu desde 1970 até o ano passado e só parou pois agora está com problemas de saúde. Jamais causaram acidentes ou levaram multas. Pelo contrário, quem mais vejo levando multa são os filhos deles, meu tio leva uma multa por dia, e enche a boca a falar que idoso não deve dirigir.
Infelizmente não é só a família recolher as chaves , os médicos do Detran precisam ser mais intensos nos exames. Meu familiar não tem mais os reflexos, não consegue estar atento a sinais e rodovias de fluxo intenso. E não quer entender quando falamos sobre esses detalhes. Acha apenas que estamos implicando. Vai tentar de novo e se o médico deixar passar ele vai dirigir.
Concordo plenamente. Estou vivenciando o mesmo problema com meu avô de 84 anos, já se torna um perigo pra ele e para os outros essa teimosia. O Detran precisa olhar com mais atenção e carinho para os idosos na direção.
Achei de grande utilidade o tema motorista idoso. Sou habilitado categoria D, desde 1976. Nunca cometi nenhuma infração, sou responsável, não bebo, não fumo,e no entanto nunca tive uma chance para trabalhar no transporte coletivo de passageiro. Fiz o curso especializado em 2017. Está vencido desde 04/04/2022. Será que compensa eu renovar o curso, já que estou com 68 anos, mas bem lúcido e pronto para trabalhar no transporte de passageiros. Mas cadê as oportunidades?.Se algum dono de empresa precisar de um bom e humilde motorista, responsável, lúcido sem vícios, respeitador, e precisando trabalhar, e só mandar o contato para o meu email que estou deixando.
Eu tenho 67 anos vou tirar a minha primeira cnh antes eu tinha trauma .
Não conheço um motorista de jovem a mais idoso que admita que é imprudente ou que com passar dos anos está tendo seus reflexos diminuídos por conta do envelhecimento kkkkk. Fato é por melhor que seja um condutor. Um ser humano com mais de 60 anos já não vai conseguir responder com a mesma rapidez de alguém que é mais jovem e bom condutor.
Tenho uma vizinha que já tem.mais. De 90 anos e mal consegue andar com a postura ereta e dirigi toda semana bate em alguma coisa e renovou a CNH recentemente. Um absurdo até ela atropelar alguém. Tenho vergonha é de um país que é corrupto e não fiscaliza de verdade como são renovadas essas cnhs.
tenho 71 dirigi onibus por 35 anos, e tirei a primeira CHN com 19 anos. agora rebaixei para B. me senti tâo desmerecido com o medico, dirijo ate hoje muito bem sou conciente, nunca cometi nenhum acidente de machucar alguem. cada um e uma pessoa diferente. nâo deveria ser assim, na Europa usam criterios mais humanos, tenho nojo de ser brasileiro. pais desgraçado, injusto, cruel. miseravel com os mais pobres… pena que eu tenha que morrer aqui….
Vanda não é mais uma motorista ativa. Foi por alguns anos, mas parou aos 96 por falta de mobilidade física, foi prudente e realizou seu sonho. Agora fica apenas na memória. A família tem papel importante quanto à tomar as chaves no momento ideal, e o motorista também precisa fazer uma auto-avaliação para concluir se está apto ou não.
Tenho 77 anos e renovei a minha cnh agora no dia 13 de outubro. A última renovação em 2018 deu validade para 3 anos mas agora ao receber minha carteira renovada, observo que a validade caiu para 2 anos. Sem nenhuma explicação. Porque isso? Estou bem de saúde, enxergo bem (passei nos testes), não cometo erros ao dirigir, tenho ficha limpa no transito. Gostaria de saber o porquê dessa redução da validade.
Porque o tempo de habilitação diminui andou no limites da legislação de trânsito Porque tão pouco tempo
Fui no Poupa Tempo providenciar a renovação da minha CNH, tenho 77 anos de idade, dirijo desde 1965, portanto há 56 anos, a consulta com a médica deve ter demorado uns 3 minutos, para minha surpresa, ao receber a CNH constou a validade de 1 (um) ano, achei que expediram a data errada, voltei no Poupa Tempo me informaram que a médica que fez o exame que reduziu para 1 ano, faço uma proposta para ele viajar comigo somente no transito da capital de São Paulo por 30 minutos, será que eu mesmo nessa idade com toda a minha experiencia, eu não convencia dando 3 anos que é pela Lei?
Meu pai está com 92 anos.
Ele não enxerga bem com esquerdo, apresente uma audição não muito boa e dorme com uma grande facilidade.
Eu gostaria que ele não viesse a renovar CNH, pois ele é muito teimoso e tenho muito receio que ele se acidente, até porque, em um acidente automotivo pode atingir terceiros também.
eu fui renovar minha carta e meu pai ia fazer exame com o mesmo medico,meu pai ta sem noção mas não admite,diz que faz 60 anos que dirige,e eu tive uma conversa com o medico e qdo ele chegou para fazer o exame o medico reprovou ele,deu um aue tremendo mas pelo menos meu velho com 90 anos não faz mais besteira por ai,o dificil e´ele machucar inocente,o medico falou que se todos os filhos fizesse isso evitaria muitos acidentes,ficou meio triste mas faz 10 dias e parece que ele ta mais calmo. abraços
Tenho 68 anos minha carteira é B e na última renovação a três anos a atrás resolvi incluir B remunerado,porém esse ano, quando fui renovar,passei no exame médico mais fiquei reprovado em dois teste psicotécnico e tendo que remarcar novo teste, é possível tirar da categoria remunerada e deixar só categoria B. pois a piscicologa explica muito rápido e talves até por ela iniciar intimidando. para a responsabilidade e que o papel dela ali seria justificar, o que já eu sabia que é de avaliar os testes e aprovar ou não é papel dela.porem já fiz esse teste a três anos e a proficional primeiro explicou com muita paciência mais cada um tem uma maneira de trabalhar e não achei justo já que não havia passado no teste, teria que ser comunicado uma vez que tinha 10 candidato mais jovens e ela me deixou por último porque? o estatuto do idoso não foi levado em consideração em vários aspectos pois fui um dos primeiros a chegar e o último a sair e ainda tendo sido reprovado pois apesar de já ter feito o mesmo teste a três anos. mais nesse caso seria bom recapitular com calma. Em frações de segundo as vezes fica realmente difícil muito obrigado!!!!!!
Esse é um fator muito subjetivo.
Há pessoas com menos de 50 ou mesmo 40 anos com condições de saúde impeditivas de dirigir.
Faltam critérios mais sérios e objetivos para o exame.
Acima, comentou-se sobre a iluminação inadequada da sala para exame de visão. Em qualquer país sério, a iluminação da sala de exames deveria ser especificada por normas técnicas e medida. Afinal, a legislação prevê que um candidato nessas condições possa ser aprovado com restrições, sendo apto para dirigir apenas durante o dia. Mas como fazer isso sem seguir parâmetros técnicos e objetivos?
Eu tenho 63 anos,tenho consciência que um dia vou ter que parar,aí eu mesma vou ao Detran entregar a minha carteira. Na vida tem o começo e o fim
Acho um absurdo aqui poder dirigir só fazendo um exame super rápido, meu pai bate o carro toda hora, é super nervoso, qualquer hora mata alguém e acha que é o melhor motorista, ninguém consegue tirar o carro dele. Deveria ter que fazer teste prático, ai queria ver renovar a carteira de um monte de idoso.
Tem idade de começar, deveria ter idade para parar.
Na verdade senti em suas palavras um ser preconceituoso , rancoroso , ame seu pai, respeite os idosos , abra seu coração para os mais experientes , se você conseguir um dia talvez chegue a essa idade , eu amo meu pai , o respeito e falta de responsabilidade é tornar habilitado um ” motorista ” ou motociclista , que só fazem m **** no trânsito, mal sabem estacionar , aliás acho ridículo a emissão desses documento a pessoas que prá efetuar uma marcha ré botam a cabeça prá fora do veículo e botam a cabeça prá trás. Já imaginou o que fariam prá fazer isso num ônibus, caminhão bau ? Existe retrovisores prá isso ! O Detran deve rever urgente tal prática bisonha . Lastimável suas palavras a respeito do seu pai .
É verdade amigo
Tadeu Araujo, só dá para saber se o moça está sendo preconceituosa quem convive com a família dela. Que bom que você tem essa relação de respeito com seu pai. Mas não sabemos se o pai dela é grosseiro com os filhos, se deixa a familia adoecida com seu estresse, se é abusador, etc. Então, vamos escutar sem julgar.
vc é muito inteligente e abençoado,,,vá em frente campeao,,,
Concordo em tudo com vc, vivo do mesmo mal. Meu pai tem 93 anos e acha que é o Ayrton Senna no volante. Além de demorar 10 min só pra entrar no carro, cada dia é uma batida nova que achamos. Acho extremamente perigoso ele no volante. Outro dia um motoqueiro parado no Farol vermelho ele derrubou o motoqueiro e ainda passou no farol vermelho. Ele acabou com a moto do rapaz e quando conseguiram fazer ele parar deu o nome e tel errado e eu me surpreendi com uma Viatura da Rota na porta de casa pq o rapaz em questão era da Policia e tinha ido lá levar a NF de conserto pq puxou a placa. O Detran inclusive acabou de renovar a CNH dele, pq ele finge que tem 20 anos e leva todo mundo na labia, tem várias comorbidades, toma remédios fortes. Estou vendo a hora que ele vai atropelar um Pai, uma Mãe ou uma Criança e matar. Ainda tem gente que acha que é preconceito ou rancor… queria ver se fosse a mãe, pai, filho ou ate mesmo ele!
Eu sempre dirigi e BEM, agora aos 69 anos pela primeira vez estou em dúvida qto a viajar com minha neta de 10 anos para a praia.
Inseguranca por ter medo de furar pneu ou acontecer alguma coisa, seremos uma idosa e uma crianca (indefesas).
Qto a idade para parar de dirigir, acho wue cada um tem a nocao exata do que dá conta de fazer, a não ser wue seja uma pessoa inconsequente, doente.
Viver é uma arte, saber viver é consequencia.
Ri demais..dei gargalhadas..Ayrton senna aos 90 anos..
Mas tem velho teimoso mesmo.kkkkkk
Mais respeito com os idosos, tem jovens muito mais irresponsáveis no volante, se acham não como Ayrton mas como os astros de velozes e furiosos e acham lindo o que fazem.
Respeite o Idoso, se tudo der certo, um dia você será um deles.
Concordo plenamente…estou com.uma.tia de 82 anos que se tornou um risco eminente, perdeu a carta por pontuação mas conseguiu compra la limpinha novamente. Esse país é uma vergonha.
Concordo, idade para começar e terminar! Tenho um idoso de 84 anos em casa, estou com o mesmo dilema.
Olá galera,dirigir é prática do dia a dia como diz o ditado se parar perde a enferruja é igual beijar na boca e fazer sexo precisamos fazer todos os dias para não perder a prática se estiver funcional vamos usar a ferramenta a vida é assim!!!deixa o povo brasileiro serem felizes.
Aqui pode até 200 anos de idade no mínimo.
Morei recentemente na Europa durante dois anos, o número de idosos ao volante é impressionante.
O idoso nunca aceita que não tem mais o raciocínio rápido para o trânsito, meu pai tem 80 anos , vive batendo o carro e já levou tantas multas , que a aposentadoria dele vai toda para Detran, e eles deixam ele renovar a carteira.
OBSERVANDO COM ATENÇÃO, TODOS OS COMENTÁRIOS ACIMA,( SOBRE OS QUAIS INCIDEM, MEUS SINCEROS RESPEITOS), É IMPOSSIVEL NÃO CONCLUIR, QUE O BRASIL É UM PAÍS BEM DISTANTE DOS PAISES DO PRIMEIRO MUNDO, NO QUE DIZ RESPEITO A ABORDAGEM DE CERTOS VALORES.
A PALAVRA “IDOSO”, DEVERIA À PRIORI, SER ABOLIDA EM ALGUMAS SITUAÇÕES, TENDO EM VISTA DENOTAR PARA MUITOS, UM CONTEXTO FORA DA VALIDADE, DA INCAPACIDADE, E DE UMA COMPLETA FALTA DE RESPEITO EM ALGUNS CASOS, EMANADO DE AGENTES ENVOLVIDOS, RETRÓGRADOS, INCOMPETENTES, INSENSIVEIS, DESPREPARADOS…….E AS VÊZES, ATÉ MAL INTENCIONADOS.
PENSO, QUE A CNH DEVERIA SER VALIDADA A CADA DEZ (10) ANOS, USANDO O PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE, RESPONSABILIDADE, E PRINCÍPIO CIDADÃO.
CADA UM DEVE SABER DO SEU POTENCIAL , DE SUA CAPACIDADE, MENTAL(SALVO PATOLOGIAS PERTINENTES) E DE SUA APTIDAO FÍSICA E VISUAL(SALVO INTERCORRÊNCIAS)……………A TUDO ISSO DÁ-SE O NOME DE ………….PRÁTICA DA CIDADANIA. ESTAMOS DE OLHO !!!!!!!!!!!!!!
VOCÊ ESTÁ CERTO EU POR EXEMPLO.
FAÇO GRANDES VIAGENS ME SITO MUITO BEM.
EU FAÇO O QUE GOSTO ME DÁ PRAZER DIRIGIR.
NO MOMENTO ESTOU NO SUL.
SOU DO RJ.
TENHO HABILITAÇÃO CATEGORIA (D)
TENHO DOIS CAMINHÕES OU UM SÓ O OUTRO ESTÁ FURTADO.
EU TENHO O PRAZER DE PASSAR EXPERIÊNCIA PARA OUTRAS PESSOAS DESDE QUE A PESSOA ACEITA.
ESTOU COM 65 ANOS.
TIREI A PRIMEIRA HABILITAÇÃO EM 1978.
ATÉ AGORA GRAÇAS ADEUS SEM INCIDÊNCIA DE ACIDENTES OU MULTAS.
Bom dia, meu pai está tendo uma falta de atenção acentuada ao dirigir, por exemplo: já saiu com o carro, eu ainda entrando no carro(uma perna dentro do carro e a de apoio fora do carro), algumas batidas em pilastras, quase atropelou uma pessoa, entre outras falhas.a carteira de motorista foi renovada em 2018. Se recusa a me entregar a chave do carro. Preciso de orientação de como eu posso anular a carteira de habilitação dele junto ao Detran.
Nas estatísticas de acidentes os que mais matam e deixam pessoas sequeladas são os motoristas considerados exímios no volante e na faixa etária de 18 a 40anos. E ficam desrespeitando e acusando os maiores de 60 anos, por acidentes leves.
Veja as estatisticas de acidentes de transito ,idade,motivo e tire suas conclusoes.
Tenho 85 anos, sou engenheiro civil, gozo das perfeitamente da minhas faculdades mentais e entendo perfeitamente das leis de trânsito, dirijo desde 1967, sem nenhum acidente. no entanto fui renovar a minha carta no dia 04 de setembro deste anos , onde fui brutalmente discriminado pelo médico , devido a minha idade, mas aqui afirmo que as minhas condições físicas é mais firme do que do examinador e consequentemente fui reprovado, porque não visualizei corretamente as minúsculas letras impostas pelo examinador, parece que foi de propósito por causa da minha idade. tendo voltado no dia 17 de setembro com outro médico passei a mesma provação, porém deu a validade da carta por apenas um ano. Quero deixa aqui bem claro, dirijo aqui na capital de São Paulo e adjacências e enxergo otimamente as sinalizações de trânsito. Esse exame de vista para idosos é uma afronta, para começar as salas onde fazem os exames visual é inadequada, onde apresenta influencias de luminosidade exterior e dificultando a visualidade de quem presta exames, principalmente aos mais de idade que por natureza já tem suas vistas cansadas.PORTANTO PARA MIM ESSES EXAMES NA FORMA QUE SÃO REALIZADOS SÃO FRAUDES E DESRESPEITO COM AQUELES QUE TANTO TRABALHOU EM PROL DA SOCIEDADE E DEPOIS SÃO MARGINALIZADOS IRRESPONSAVELMENTE.
Sobre teu depoimento , vc tem razão , o examinador deveria ser um médico oftalmo, ñ gastro , aqui na minha cidade são médicos gastro , o q esses médicos entendem de visão , nada , o detran tem q rever isso é tbm deveria ter um Neuro para avaliar o condutor.
o medici faminha cidad..meso sa endo que.meu pai tem alzheimer e eu levei o laudo antes para.o meu pai nao ficar bravo comigo..e no dia do exame errou muitas coisas..e nao reprovou meu pai..fiz a renovacao online..para ja saber qem era o medico e notificalo..mas ele passou..eo detran disse que nao pode fazer nada..
Tenho 85 anos, sou engenheiro civil, gozo das perfeitamente da minhas faculdades mentais e entendo perfeitamente das leis de trânsito, dirijo desde 1967, sem nenhum acidente. no entanto fui renovar a minha carta no dia 04 de setembro deste anos , onde fui brutalmente discriminado pelo médico , devido a minha idade, mas aqui afirmo que as minhas condições físicas é mais firme do que do examinador e consequentemente fui reprovado, porque não visualizei corretamente as minúsculas letras impostas pelo examinador, parece que foi de propósito por causa da minha idade. tendo voltado no dia 17 de setembro com outro médico passei a mesma provação, porém deu a validade da carta por apenas um ano. Quero deixa aqui bem claro, dirijo aqui na capital de São Paulo e adjacências e enxergo otimamente as sinalizações de trânsito. Esse exame de vista para idosos é uma afronta, para começar as salas onde fazem os exames visual é inadequada, onde apresenta influencias de luminosidade exterior e dificultando a visualidade de quem presta exames, principalmente aos mais de idade que por natureza já tem suas vistas cansadas.PORTANTO PARA MIM ESSES EXAMES NA FORMA QUE SÃO REALIZADOS SÃO FRAUDES E DESRESPEITO COM AQUELES QUE TANTO TRABALHARAM EM PROL DA SOCIEDADE E DEPOIS SÃO MARGINALIZADOS IRRESPONSAVELMENTE.
Com certeza colocam essas minúsculas letras por causa da idade , isso é um deboche 0 que aconteceu com vc foi o mesmo com meu pai , só q ele já tem 95 anos
“VALDIR REIS
2 de agosto de 2019
O segredo ao dirigir é: Enxergar 100 metros na frente, sempre. Você pode cantar, comer mas, não pode tirar uma fração de segundo o olho da frente. Dirija sempre dentro do limite sempre enxergando 100 metros na frente. O segredo é esse. ATENÇÃO.”
O segredo para dirigir bem e conhecer o código de transito e respeita-lo e quando sentar de frente ao volante, e par dirigir e mais nada, carro não é um circo que você canta, dança e pula, com a direção em suas mãos o máximo de atenção e o minimo que vc pode fazer, não e só olhar para frente e dar seta, olhar através dos retrovisores , reduzir a velocidade caso a sua visibilidade esteja prejudicada e ter bom senso. não e pelo fato de nunca ter batido que lhe torna um bom motorista.
meu comentario e que os joves andam mais emprudente nos trasito vivendo nu mundo das drogas e nao tem atoleransa com nada da vida dos outros mais velho quer saber tudo nu volante e direto dando asidente tomando sua cerveija e nao emporta com a vida do outro e aspesoas masis velha tem mais responsabilidade no volante qua ndo tem um asidente pode saber que jovem que provocou o asidente que matou um idoso no trasito sendo todo asidenta e provocado por bebida de acolismo e droga
O segredo ao dirigir é: Enxergar 100 metros na frente, sempre. Você pode cantar, comer mas, não pode tirar uma fração de segundo o olho da frente. Dirija sempre dentro do limite sempre enxergando 100 metros na frente. O segredo é esse. ATENÇÃO.
Dirijo dentro do limite a mais de 40 anos e nunca bati nem atropelei um gato sequer. Hoje tenho 69 anos e dirijo como antigamente com tranquilidade. Não uso óculos e nunca fiquei doente. QUAL O PROBLEMA DESSA GENTE COM OS IDOSOS ?
Preconceito ! Agora ridículo é emitir um documento para drogados , alcoólatras, insensatos , sem responsabilidades com o próximo, o maior índice de acidente é comprovadamente quem agora tira a CNH da firma atual : Ao efetuar uma manobra de marcha ré, por a cabeça para trás, pergunto : Como irá dirigir um ônibus? Um caminhão baú , eu falei caminhão, porque agora quem dirige esses carros de passeio com um bauzinho é chamado de caminhoneiro ! Detalhes: Vamos dá a habilitação somente quem de fato é direito faça uma baliza corretamente, porque o que vejo em estacionamentos é uma comédia no trânsito! Lastimável.
jandira. de Fátima r Santos
Meu marido tem 73 anos dirigiu 50 anos sem carteira.
Resolveu tirar agora.
Pois tem um carro e não está conseguindo tirar
Dirigi muito bem até caminhão.
Concordo que tem algumas pessoas Idosas que tem condições físicas e mentais para conduzir um veículo adequadamente conforme as leis de trânsito, mas alguns que não tanto é que está semana eu e meu filhos fomos atropelada por uma idosa de 70 anos, que provocou em min fratura de coluna e fratura no mebro inferior direito e trauma no membro inferior direto do meu filho, por irresponsabilidade e falta de atenção da condutora idosa, eu concor que uma pessoa acima de 60 anos deve sim ser avaliado e reavaliado para vereficar se tem condições de conduzir um veículo, sou habilitada à conduzir veículos a 15 anos e nunca atropelei nem um rato e eu ja fui atrppelada 2 vês por possoa idosa.
Como que o nosso amigo Geriel Compri com 68 anos e é habilitado à 52 ? tirou a primeira habilitação com 16 anos? aqui no Brasil?
Ou teria mais de 68 de idade no ano passado, quando postou o comentário (hoje deve estar com 69), ou não é habilitado à 52 ! (hoje estaria à 53)!
Tenho 57 anos, dirijo a 39 anos. Pela antiga lei só renovei minha carteira aos 40 anos e não tinha problemas. Continuo dirigindo e acho que só inventam leis novas para onerarem mais ainda o bolso do motorista. Já pagamos taxas demais. Na minha opinião, as pessoas com determinada idade são muito mais responsáveis.
Sendo jovem pode Dirigir mesmo a 200 k. por hora ou tomar a vontade que pagando as multas acabou. volta a dirigir porque estas multas são importante pros politico ok? agora quem andar com responsabilidade e a 40 a 80 k. estes podem ser um dinheiro a menos nos cofres, só que quantos dependentes não fica aposentados por mortes no transito? mais a previdência tem muitos dinheiros pra pagar as aposentadorias destes que pratica o mal.
Não entendi alguns comentarios ref taxa de renovação de idoso… ao completar meus 65 anos, não cobrão me nenhuma taxa e já renovei por divrsas vezes.
A lei tem que se mantida e proibir pessoas com 65 anos tchau estão proibidos de renovação da CNH chega pra fazer cagada tá bom de mais….
Quero ver é quando chegar a sua vez será que você vai parar de dirigir?
EU ACHO QUE DEVE HAVER EXCEÇÃO, POIS, UM CERTO IDOSO, NÃO PODE SER COMPARADO NO QUE FAZ E/OU REALIZA DIARIAMENTE, SOBRETUDO, COMO DIRIJIR UM CARRO. OBSERVE O PRONTUÁRIO NO DETRAN DE CADA IDOSO, SE É UMA FICHA LIMPA, SEM FALTAS, MULTAS E ETC., PARA DAÍ VEM QUEM PODE OU NÃO DIRIJIR. NAO É JUSTO, POR CULPA DE ALGUNS COMETEREM INFRAÇÕES NO TRÂNSITO, TODOS PAGAREM. TEM QUE HAVER EXCEÇÃO.
Irineu Moreira Costa , respeite os demais e acima de tudo não seja preconceituoso . Lastimável !!
Tenho 84 anos sou plenamente saudável, trabalho e dirijo todos os dias. Nunca me envolvi em qualquer acidente de transito, viajo e constato os abusos que comentem motoristas mais jovens, Deveria haver um estatística dos acidentes e idade dos envolvidos. Tenho certeza que o % de pessoas idosas será ínfima em relação aos mais jovens. Porque esta preocupação constante em não querer que os idosos dirijam?
O.pessoal do detran feviam olhar aqueles que envolvem mais em acidente.pois tenho 55 anos.30 anos de cnh e nunca envolvi em acidentrs.acho q o q vale mais e a saude da pessoa e nao a idade.os jovens provocam mais acidentes do que os idosos.aqui e Brssil ne?
Tenho 68, 52 anos de CNH, trabalhei com todo tipo de veiculo de grande e pequeno porte, nunca agi com irresponsabilidade, nunca recebi nenhuma advertência por práticas irresponsáveis, tenho um passado irrepreensível, agora vou passar por renovação da CNH, uma menina quer destruir a reputação com suas avaliações.
Olá, Geriel. Tudo bem?
A repórter apenas ouviu especialistas, não emitiu opinião. E, em nenhum momento, foram estabelecidos limites ou críticas aos motoristas idosos. Foram realizadas considerações sobre o momento de parar.
Pelo seu relato, você é um exemplo de que é não é possível estabelecer um limite de idade para motoristas.
Obrigado e abraço,
Fatima Aparecida Gomes de Deus
Se existe a renovação de 5 em 5 anos com o exame médico pra aptidão de exercer a condução, não há de se falar em idade limite.
Concordo com totós ainda tenho 53 anos se está com boa saúde igual o problema , abraço a todos
Amigos o que vale e a esperiencia tenho 74 anos 40 anos de carretas 56 anos de carta e nunca atropelei um cachorro. viajo perfeitamente vou a todo lugar.
Pra que tira a carteira de motorista, que esse Detran, não está dejando você ter mais carro, todo agora é multa, você não pode fazer nada que multa, se você beber e levar uma pessoa pra trazer seu carro, os guardas não estão assentando mais isso, fica carro dos guarda rodoviária nas portas de bares e restaurantes, só pra cuando você sai eles lhe para e lhe atua ou pega propina, para lhe liberar, isso é uma vergonha, é melhor não ter mais carro, quero ver com que esse órgão do Detran vai viver.
Onde isso que vc esta falando, nunca ouvi dizer .
Tenho 72 anos e acabei de renovar a minha CNH categoria b .Sou deficiente físico e ao fazer o exame médico notei que o mesmo me deu 2 anos para a renovação da mesma.
Fazer o que né, eu não iria discutir com ele pois ele é o médico.Sinto que ao chegar os anos a minha responsabilidade se torna mais pesada quando dirijo.
Sempre fui cuidadoso no trânsito, mas nunca vou me considerar o melhor motorista,pois até os motoristas de testes das empresas dizem que não existe o melhor motorista.
O dia em que precisarei parar de dirigir eu simplesmente compreenderei que a minha hora chegou.
Não sei mais a quem procurar,tenho 68 anos fis todos os processos que o órgão do DETRAN exige para a primeira Habilitação,fui aprovado nos exames,clínicos,na plovas de legislação e por último,na prova prática na categoria,A tive um bom gasto é não tenho a, Habilitação já passaram 8meses pôr favor alguém me ajude
Procure um advogado de confiança para analisar o caso.
Eu acho que deveria isentar motorista acima de 65snos ter que renovar CNH eles teriam de assinar um termo de responsabilidade que no caso de cometerem alguma infração séria responsabilizado dentro da lei.
Assino embaixo! É assim no exterior. Cada um ao chegar seu tempo, sabe disso e assim se responsabiliza por si mesmo. Isso dá segurança e tranquilidade à pessoa.
Cada uma
Que LEI?????
CONCORDO PLENAMENTE, MEU PAI COM 64 ANOS É UM CAMINHONEIRO QUE ACIMA DE UM ÓTIMO MOTORISTA , TRÁS O QUE COMEMOS PARA TODO O BRASIL ! PARABENS A TODOS QUE DIRIGEM.BEM , IDADE NADA SIGNIFICA! TER RESPONSABILIDADE AO VOLANTE E PRONTO, SABER PELO MENOS DÁ UMA MARCHA A RÉ, ISSO SIM ! O QUE OS MOTORISTAS ATUAIS NÃO SABEM .
Não é a idade que conta,e sim como esse idoso vive como é a saúde da pessoa. Cuidei de idosos que era agressivo em tudo com 60 anos (bipolaridade)outros com 87,89 que nunca tomaram um remédio controlado e nunca usaram óculos. Tem que ver o caso. Não julguem a todos por igual
Com certeza, falou tudo .
Calma, pessoal. Muita hora nessa calma. Logo vai ser iniciada campanha contra os idosos no trânsito. Vai aparecer diária e constantemente acidentes com idosos envolvidos, e vão dizer que idosos são a principal causa de acidentes.
Tenho 77 anos tirei minha carteira de motorista em07/12/1.966 e logo comecei a dirigir meu primeira carro foi um AERO WILLIS 62 trabalhei como taxista em São Paulo ate 1.973 e trabalhei com caminhão e dirijo ate hoje graças a Deus nunca fiz um acidente nunca me machuquei pego meu carro viajo dia e noite se for precizo se eu cinter que não edtou em condições encosto o carro e vou dormir.
Tenho 50 anos meu pai 76, se perguntarem que dirige mais rápido , a resposta sou eu , mas se perguntarem quem dirige com mais prudência a resposta é ele. As estatísticas indicam que que mais se envolve em acidente de trânsito são os jovens. Então a idade realmente nos traz limitações mas também nos traz sabedoria e principalmente paciência.
Concordo contigo Cláudio, tenho 63 anos, com certeza hoje sou mais prudente , corro bem menos de quando eu era jovem, hoje eu sei meus limites, abraço.
Exato. Tudo para apavorar. O mais velho sempre é o mais prudente. Salvo exceções que confirmam as regras…
Parabéns pelo seu comentário, isso mesmo .
Tenho 60 anos e nunca fui tão lúcido e cuidadoso em minha vida no trânsito, a questão não é a idade e SIM as condições físicas e psicológicas de cada indivíduo, cada pessoa tem seu estado pisicobiologico que nunca é igual, concordo com o exame de 3 anos para a idade de 60, mas o que causa mais acidentes, infelizmente, ainda é o álcool e a falta de atenção no volante, é aí que sem que pegar pesado.
Ficaria a critério do Detran, se os exames estiverem dando condições do idoso dirigir , tudo bem.
Qundo chegar sua vez vai tá pensando assim dono da verdade!
Deveria ter idade limite também para se governar um país. Certo? Eu acho que intervalo de 3 anos para os idosos renovarem sua CNH está de bom tamanho sim.! Nessa idade nós idosos ( eu tenho 71) costumamos atingir a verdadeira idade da razão e da tolerância (nem todos, claro) o que nós dá algumas vantagens sobre alguns afoitos estressados e apressados mais jovens.
Bom dia, concordo em data limite para renovar CNH e também 3 anos para renovação para pessoas acima de 65 anos, mas o preço da taxa também teria que ser bem baixa porque 3 anos ficaria passado para o idoso pagar.
Bom dia!
O que mata no trânsito e a ignorância das pessoas.
A idade não tem nada a ver. Político com 200 anos pode governar o país. Fosse assim teria que tirar todos eles do poder.
Concordo plenamente com VOCÊ!!!
Concordo, e lá só tem pessoas idosas trabalhando, deveria ter um limite de idade, e colocar cabeça jovem para trabalhar e mudar os ganhos desse povo que quase não trabalha.
Três anos tem que baixar mesmo o valor. Já é caríssimo !
Tema interessante para apreciação, mas até quando pessoas jovens podem dirigir após causarem acidentes graves por imprudência e uso de drogas. Como estão posicionados, estatiscamente, os idosos nos acidentes de trânsito? Há uma série de variáveis e fatores que interferem na conduçao segura de veículos e não apenas a faixa etária.
Meu sogro tem 87 anos, trabalhou como motorista a vida toda e acha que dirige do mesmo jeito que 30 anos atrás. Só quem anda do lado dele sabe que ele não tem condições nenhuma de dirigir. Já falamos inúmeras vezes pra ele deixar de dirigir que uma hora ele vai provocar um acidente fatal, ele é lúcido porém toma remédio controlado e tem labirintite. Mas infelizmente ele acabou de renovar a carteira mesmo sem enxergar de um olho e quase não ouvindo. Muito difícil mesmo!!!! O Detran tinha fazer prova prática com os idosos antes de renovar as carteiras.
Bota nota nisso. Eu tenho 73 anos no ano passado ao renovar a carteira recebi um ano devido a um acidente de trabalho este ano renovei e recebi três devia de ser bem mais barato a renovação de carteira para o idoso renovamos três vezes em 10 anos
Verdade, tem que fazer exames sim
Não é a idade que mata mais no trânsito e sim a desobediência às leis de trânsito tais como: dirigir com cnh vencida, dirigir após ingerir álcoolo ou qualquer tipo de drogas ou ainda a maior delas a corrupção dos órgãos de trânsito.
Na minha opinião, se existe idade mínima para ter a autorização de dirigir, deveria ter a idade máxima para proibição de dirigir. Com o avanço da idade, se perde a coordenação motora e mental.
Tbm concordo
Qual sua idade?
Tem que ser sensato. Só isso. Cada um sabe quando deve parar.
Concordo plenamente!!!
Concordo!
Meu pai, aos 79 anos, mal escuta o telefone ao seu lado tocar, mas com certeza vai conseguir renovar!
E aí eu pergunto – será que ele vai aceitar que eu o acompanhe e diga isto ao médico?
Nao existe limite, ate ai ok! Mas e quem disse que os idosos querem parar de dirigir?eu mesmo tenho um padrasto com 92 que se disser que ele nao pode dirigir ele logo fala, “mas o carro eh meu, se eu bater eh problema meu”, ai eu pergunto pros colegas que estao lendo essa materia … sera que com essa idade ele tem as coordenacoes motoras tao ativas que o medico nao ve sua incapacidade? Mas nao amigos, nosso Brasil Brasileiro, eh assim tem dinheiro paga o despachante e vamos dirigir ate quando Deus nos levar e pior se uma pessoa assim nao levar outro junto em um acidente. Se compramos um rim com dinheiro, imagina o direito de dirigir.
Engraçado e incoerente esse comentário no que se diz respeito aos acidente. As estatíticas mostram que quem estão morrendo em acidentes graves é a população jóvem. Vejam nos noticiários na mídia nacional, quais são o acidentados no trânsito. Quase totalidade são condutores com idade inferior a 60 anos.