Existe idade limite para dirigir? Saiba até quando é seguro renovar a CNH

O Código de Trânsito Brasileiro não determina uma idade máxima para o condutor, mas as condições para manter a habilitação mudam após os 65 anos

Por Laurie Andrade26/07/18 às 13h25

Não há uma determinação específica, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sobre a idade limite para dirigir. O fato faz com que muitos indivíduos tenham dúvidas de até quando é seguro manter ou tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A lei, no entanto, institui que condutores com mais de 65 anos devem fazer exames médicos com maior frequência, renovando a CNH a cada três anos, com possibilidade de diminuição do intervalo.

       Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

I – de aptidão física e mental;

       § 2º O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)

Se o CTB não determina uma idade limite para dirigir, o corpo o faz. Isso porque, aos poucos, vamos perdendo as funções cognitivas, motoras e sensoriais, essenciais para uma direção segura.

O médico e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Alves, explica: “quanto mais idade, mais processos degenerativos acontecem nos sistemas do homem. As funções necessárias para dirigir vão sendo comprometidas”.

“Com a visão e a audição alteradas, o cérebro menos atento e concentrado, ficam mais acentuados os esquecimentos. Aí é preciso retirar os motoristas idosos do trânsito. Mas isso deve ser feito com cuidado”, afirma o médico. O direito de conduzir garante liberdade aos indivíduos, a decisão de interrompê-lo, então, deve ser tomada depois de uma análise completa do quadro do motorista.

Além dos desgastes naturais, as doenças crônicas e remédios tomados com frequência devem ser considerados. Por isso, é importante que um familiar acompanhe o condutor no exame médico. “Se o familiar vai à consulta, pode relatar comportamentos anormais, sinais e sintomas que não seriam percebidos durante o rápido exame”, conclui Alves.

O Código de Trânsito Brasileiro não determina idade limite para dirigir, mas os motoristas precisam estar atentos, por segurança, à hora de parar.
Foto Shutterstock | Reprodução

A Abramet considera errôneo o prazo de três anos entre as renovações da CNH, já que os processos degenerativos são mais rápidos do que esse intervalo e variam muito em cada indivíduo. Para a instituição, os exames deveriam ser realizados, no máximo, a cada ano.

Em 2016, a aposentada Vanda Davanso Gnann tirou sua primeira CNH. Aos 91 anos, ela se tornou a pessoa mais velha a virar motorista no Brasil.

Mas e a idade limite para dirigir? Afinal, existe?

Em 2007, o Brasil tinha 17,4 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Em 2027 terá, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37,9 milhões. Mais que o dobro. No entanto, políticas específicas com objetivo de melhorar a mobilidade daqueles que se enquadram nessa faixa etária não são colocadas em prática. Tampouco discutidas.

Não existe idade limite para dirigir, mas você pode ficar atento aos sinais apresentados pelos seus pais, tios e amigos. Se o motorista mais velho está infringindo as regras, pouco atento, não está enxergando ou ouvindo com clareza, vale a pena sugerir a realização de uma avaliação médica.

40 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • jorge barreto 15 de outubro de 2018

    Não entendi alguns comentarios ref taxa de renovação de idoso… ao completar meus 65 anos, não cobrão me nenhuma taxa e já renovei por divrsas vezes.

  • ARNOLD CIPRIANO GARCIA 20 de agosto de 2018

    Tenho 84 anos sou plenamente saudável, trabalho e dirijo todos os dias. Nunca me envolvi em qualquer acidente de transito, viajo e constato os abusos que comentem motoristas mais jovens, Deveria haver um estatística dos acidentes e idade dos envolvidos. Tenho certeza que o % de pessoas idosas será ínfima em relação aos mais jovens. Porque esta preocupação constante em não querer que os idosos dirijam?

  • Nelson 28 de julho de 2018

    O.pessoal do detran feviam olhar aqueles que envolvem mais em acidente.pois tenho 55 anos.30 anos de cnh e nunca envolvi em acidentrs.acho q o q vale mais e a saude da pessoa e nao a idade.os jovens provocam mais acidentes do que os idosos.aqui e Brssil ne?

    • Geriel Compri 3 de agosto de 2018

      Tenho 68, 52 anos de CNH, trabalhei com todo tipo de veiculo de grande e pequeno porte, nunca agi com irresponsabilidade, nunca recebi nenhuma advertência por práticas irresponsáveis, tenho um passado irrepreensível, agora vou passar por renovação da CNH, uma menina quer destruir a reputação com suas avaliações.

      • Felipe Boutros
        AutoPapo 3 de agosto de 2018

        Olá, Geriel. Tudo bem?

        A repórter apenas ouviu especialistas, não emitiu opinião. E, em nenhum momento, foram estabelecidos limites ou críticas aos motoristas idosos. Foram realizadas considerações sobre o momento de parar.

        Pelo seu relato, você é um exemplo de que é não é possível estabelecer um limite de idade para motoristas.

        Obrigado e abraço,

  • Tem ki ser responsáveis não importa a idade mais e cada 100 acidentes apenas um motorista tem mais de 65 anos 28 de julho de 2018

    Fatima Aparecida Gomes de Deus

  • Eduardo 27 de julho de 2018

    Se existe a renovação de 5 em 5 anos com o exame médico pra aptidão de exercer a condução, não há de se falar em idade limite.

  • Jair Rios 27 de julho de 2018

    Concordo com totós ainda tenho 53 anos se está com boa saúde igual o problema , abraço a todos

  • José Lopes 27 de julho de 2018

    Amigos o que vale e a esperiencia tenho 74 anos 40 anos de carretas 56 anos de carta e nunca atropelei um cachorro. viajo perfeitamente vou a todo lugar.

  • Ricardo 27 de julho de 2018

    Pra que tira a carteira de motorista, que esse Detran, não está dejando você ter mais carro, todo agora é multa, você não pode fazer nada que multa, se você beber e levar uma pessoa pra trazer seu carro, os guardas não estão assentando mais isso, fica carro dos guarda rodoviária nas portas de bares e restaurantes, só pra cuando você sai eles lhe para e lhe atua ou pega propina, para lhe liberar, isso é uma vergonha, é melhor não ter mais carro, quero ver com que esse órgão do Detran vai viver.

    • Onde isso, nunca ouvi dizer isso que vc relatou . E com frases bem erradas . 28 de julho de 2018

      Onde isso que vc esta falando, nunca ouvi dizer .

  • Argeo Sabatine 27 de julho de 2018

    Tenho 72 anos e acabei de renovar a minha CNH categoria b .Sou deficiente físico e ao fazer o exame médico notei que o mesmo me deu 2 anos para a renovação da mesma.
    Fazer o que né, eu não iria discutir com ele pois ele é o médico.Sinto que ao chegar os anos a minha responsabilidade se torna mais pesada quando dirijo.
    Sempre fui cuidadoso no trânsito, mas nunca vou me considerar o melhor motorista,pois até os motoristas de testes das empresas dizem que não existe o melhor motorista.
    O dia em que precisarei parar de dirigir eu simplesmente compreenderei que a minha hora chegou.

  • Israel 27 de julho de 2018

    Não sei mais a quem procurar,tenho 68 anos fis todos os processos que o órgão do DETRAN exige para a primeira Habilitação,fui aprovado nos exames,clínicos,na plovas de legislação e por último,na prova prática na categoria,A tive um bom gasto é não tenho a, Habilitação já passaram 8meses pôr favor alguém me ajude

    • Esta é uma inflação do Detran,procure um advogado de confiança para analisar o caso. 16 de setembro de 2018

      Procure um advogado de confiança para analisar o caso.

  • Osvaldo José dos santos edossan 27 de julho de 2018

    Eu acho que deveria isentar motorista acima de 65snos ter que renovar CNH eles teriam de assinar um termo de responsabilidade que no caso de cometerem alguma infração séria responsabilizado dentro da lei.

    • Regina 27 de julho de 2018

      Assino embaixo! É assim no exterior. Cada um ao chegar seu tempo, sabe disso e assim se responsabiliza por si mesmo. Isso dá segurança e tranquilidade à pessoa.

    • Klebert 28 de julho de 2018

      Cada uma

  • Lindalva 27 de julho de 2018

    Não é a idade que conta,e sim como esse idoso vive como é a saúde da pessoa. Cuidei de idosos que era agressivo em tudo com 60 anos (bipolaridade)outros com 87,89 que nunca tomaram um remédio controlado e nunca usaram óculos. Tem que ver o caso. Não julguem a todos por igual

    • Klebert 28 de julho de 2018

      Com certeza, falou tudo .

  • julio cesar perillo lopes 27 de julho de 2018

    Calma, pessoal. Muita hora nessa calma. Logo vai ser iniciada campanha contra os idosos no trânsito. Vai aparecer diária e constantemente acidentes com idosos envolvidos, e vão dizer que idosos são a principal causa de acidentes.

  • Claudio 27 de julho de 2018

    Tenho 50 anos meu pai 76, se perguntarem que dirige mais rápido , a resposta sou eu , mas se perguntarem quem dirige com mais prudência a resposta é ele. As estatísticas indicam que que mais se envolve em acidente de trânsito são os jovens. Então a idade realmente nos traz limitações mas também nos traz sabedoria e principalmente paciência.

    • Ozório 27 de julho de 2018

      Concordo contigo Cláudio, tenho 63 anos, com certeza hoje sou mais prudente , corro bem menos de quando eu era jovem, hoje eu sei meus limites, abraço.

    • Regina 27 de julho de 2018

      Exato. Tudo para apavorar. O mais velho sempre é o mais prudente. Salvo exceções que confirmam as regras…

    • Klebert 28 de julho de 2018

      Parabéns pelo seu comentário, isso mesmo .

  • Bernardo Vasconcelos Caldas 27 de julho de 2018

    Tenho 60 anos e nunca fui tão lúcido e cuidadoso em minha vida no trânsito, a questão não é a idade e SIM as condições físicas e psicológicas de cada indivíduo, cada pessoa tem seu estado pisicobiologico que nunca é igual, concordo com o exame de 3 anos para a idade de 60, mas o que causa mais acidentes, infelizmente, ainda é o álcool e a falta de atenção no volante, é aí que sem que pegar pesado.

  • Carlos Alberto da Silva 27 de julho de 2018

    Ficaria a critério do Detran, se os exames estiverem dando condições do idoso dirigir , tudo bem.

  • Bahia 27 de julho de 2018

    Qundo chegar sua vez vai tá pensando assim dono da verdade!

  • Walter Andrade Carneiro 27 de julho de 2018

    Deveria ter idade limite também para se governar um país. Certo? Eu acho que intervalo de 3 anos para os idosos renovarem sua CNH está de bom tamanho sim.! Nessa idade nós idosos ( eu tenho 71) costumamos atingir a verdadeira idade da razão e da tolerância (nem todos, claro) o que nós dá algumas vantagens sobre alguns afoitos estressados e apressados mais jovens.

  • Olinda Marta andreao 27 de julho de 2018

    Bom dia, concordo em data limite para renovar CNH e também 3 anos para renovação para pessoas acima de 65 anos, mas o preço da taxa também teria que ser bem baixa porque 3 anos ficaria passado para o idoso pagar.

    • José Antônino 27 de julho de 2018

      Bom dia!
      O que mata no trânsito e a ignorância das pessoas.
      A idade não tem nada a ver. Político com 200 anos pode governar o país. Fosse assim teria que tirar todos eles do poder.

      • Ribeiro 27 de julho de 2018

        Concordo plenamente com VOCÊ!!!

  • João P. Santos 27 de julho de 2018

    Tema interessante para apreciação, mas até quando pessoas jovens podem dirigir após causarem acidentes graves por imprudência e uso de drogas. Como estão posicionados, estatiscamente, os idosos nos acidentes de trânsito? Há uma série de variáveis e fatores que interferem na conduçao segura de veículos e não apenas a faixa etária.

  • Liliane Dos Reis 27 de julho de 2018

    Meu sogro tem 87 anos, trabalhou como motorista a vida toda e acha que dirige do mesmo jeito que 30 anos atrás. Só quem anda do lado dele sabe que ele não tem condições nenhuma de dirigir. Já falamos inúmeras vezes pra ele deixar de dirigir que uma hora ele vai provocar um acidente fatal, ele é lúcido porém toma remédio controlado e tem labirintite. Mas infelizmente ele acabou de renovar a carteira mesmo sem enxergar de um olho e quase não ouvindo. Muito difícil mesmo!!!! O Detran tinha fazer prova prática com os idosos antes de renovar as carteiras.

    • Bota nota nisso 27 de julho de 2018

      Bota nota nisso. Eu tenho 73 anos no ano passado ao renovar a carteira recebi um ano devido a um acidente de trabalho este ano renovei e recebi três devia de ser bem mais barato a renovação de carteira para o idoso renovamos três vezes em 10 anos

  • W caldini 27 de julho de 2018

    Não é a idade que mata mais no trânsito e sim a desobediência às leis de trânsito tais como: dirigir com cnh vencida, dirigir após ingerir álcoolo ou qualquer tipo de drogas ou ainda a maior delas a corrupção dos órgãos de trânsito.

  • Thiago Goya 27 de julho de 2018

    Na minha opinião, se existe idade mínima para ter a autorização de dirigir, deveria ter a idade máxima para proibição de dirigir. Com o avanço da idade, se perde a coordenação motora e mental.

    • Gleide 27 de julho de 2018

      Tbm concordo

    • Regina 27 de julho de 2018

      Qual sua idade?

    • Regina 27 de julho de 2018

      Tem que ser sensato. Só isso. Cada um sabe quando deve parar.

  • Diego Gois 27 de julho de 2018

    Nao existe limite, ate ai ok! Mas e quem disse que os idosos querem parar de dirigir?eu mesmo tenho um padrasto com 92 que se disser que ele nao pode dirigir ele logo fala, “mas o carro eh meu, se eu bater eh problema meu”, ai eu pergunto pros colegas que estao lendo essa materia … sera que com essa idade ele tem as coordenacoes motoras tao ativas que o medico nao ve sua incapacidade? Mas nao amigos, nosso Brasil Brasileiro, eh assim tem dinheiro paga o despachante e vamos dirigir ate quando Deus nos levar e pior se uma pessoa assim nao levar outro junto em um acidente. Se compramos um rim com dinheiro, imagina o direito de dirigir.

Deixe um comentário