Limite de idade para dirigir: até quando é seguro renovar a CNH

O Código de Trânsito Brasileiro não determina uma idade máxima para o condutor, mas as condições para manter a habilitação mudam após os 65 anos

3.7 de 5

Não há uma determinação específica, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sobre o limite de idade para dirigir. O fato faz com que muitos indivíduos tenham dúvidas de até quando é seguro manter ou tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A lei, no entanto, institui que condutores com mais de 65 anos devem fazer exames médicos com maior frequência, renovando a CNH a cada três anos, com possibilidade de diminuição do intervalo.

Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

I – de aptidão física e mental;

    § 2º O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de 65 anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)

Se o CTB não determina uma limite de idade para dirigir, o corpo o faz. Isso porque, aos poucos, vamos perdendo as funções cognitivas, motoras e sensoriais, essenciais para uma direção segura.

O médico e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Alves, explica: “quanto mais idade, mais processos degenerativos acontecem nos sistemas do homem. As funções necessárias para dirigir vão sendo comprometidas”.

“Com a visão e a audição alteradas, o cérebro menos atento e concentrado, ficam mais acentuados os esquecimentos. Aí é preciso retirar os motoristas idosos do trânsito. Mas isso deve ser feito com cuidado”, afirma o médico. O direito de conduzir garante liberdade aos indivíduos, a decisão de interrompê-lo, então, deve ser tomada depois de uma análise completa do quadro do motorista.

Além dos desgastes naturais, as doenças crônicas e remédios tomados com frequência devem ser considerados. Por isso, é importante que um familiar acompanhe o condutor no exame médico. “Se o familiar vai à consulta, pode relatar comportamentos anormais, sinais e sintomas que não seriam percebidos durante o rápido exame”, conclui Alves.

Foto Shutterstock | Reprodução

A Abramet considera errôneo o prazo de três anos entre as renovações da CNH, já que os processos degenerativos são mais rápidos do que esse intervalo e variam muito em cada indivíduo. Para a instituição, os exames deveriam ser realizados, no máximo, a cada ano.

Em 2016, a aposentada Vanda Davanso Gnann tirou sua primeira CNH. Aos 91 anos, ela se tornou a pessoa mais velha a virar motorista no Brasil.

Mas e o limite de idade para dirigir? Afinal, existe?

Em 2007, o Brasil tinha 17,4 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Em 2027 terá, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37,9 milhões. Mais que o dobro. No entanto, políticas específicas com objetivo de melhorar a mobilidade daqueles que se enquadram nessa faixa etária não são colocadas em prática. Tampouco discutidas.

Não existe idade limite para dirigir, mas você pode ficar atento aos sinais apresentados pelos seus pais, tios e amigos. Se o motorista mais velho está infringindo as regras, pouco atento, não está enxergando ou ouvindo com clareza, vale a pena sugerir a realização de uma avaliação médica.

Dê sua opinião

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Comentários

  • Nao existe limite, ate ai ok! Mas e quem disse que os idosos querem parar de dirigir?eu mesmo tenho um padrasto com 92 que se disser que ele nao pode dirigir ele logo fala, "mas o carro eh meu, se eu bater eh problema meu", ai eu pergunto pros colegas que estao lendo essa materia ... sera que com essa idade ele tem as coordenacoes motoras tao ativas que o medico nao ve sua incapacidade? Mas nao amigos, nosso Brasil Brasileiro, eh assim tem dinheiro paga o despachante e vamos dirigir ate quando Deus nos levar e pior se uma pessoa assim nao levar outro junto em um acidente. Se compramos um rim com dinheiro, imagina o direito de dirigir.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Engraçado e incoerente esse comentário no que se diz respeito aos acidente. As estatíticas mostram que quem estão morrendo em acidentes graves é a população jóvem. Vejam nos noticiários na mídia nacional, quais são o acidentados no trânsito. Quase totalidade são condutores com idade inferior a 60 anos.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Na minha opinião, se existe idade mínima para ter a autorização de dirigir, deveria ter a idade máxima para proibição de dirigir. Com o avanço da idade, se perde a coordenação motora e mental.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Concordo!
      Meu pai, aos 79 anos, mal escuta o telefone ao seu lado tocar, mas com certeza vai conseguir renovar!
      E aí eu pergunto - será que ele vai aceitar que eu o acompanhe e diga isto ao médico?

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Concordo plenamente!!!

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Tem que ser sensato. Só isso. Cada um sabe quando deve parar.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Qual sua idade?

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Tbm concordo

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Não é a idade que mata mais no trânsito e sim a desobediência às leis de trânsito tais como: dirigir com cnh vencida, dirigir após ingerir álcoolo ou qualquer tipo de drogas ou ainda a maior delas a corrupção dos órgãos de trânsito.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Meu sogro tem 87 anos, trabalhou como motorista a vida toda e acha que dirige do mesmo jeito que 30 anos atrás. Só quem anda do lado dele sabe que ele não tem condições nenhuma de dirigir. Já falamos inúmeras vezes pra ele deixar de dirigir que uma hora ele vai provocar um acidente fatal, ele é lúcido porém toma remédio controlado e tem labirintite. Mas infelizmente ele acabou de renovar a carteira mesmo sem enxergar de um olho e quase não ouvindo. Muito difícil mesmo!!!! O Detran tinha fazer prova prática com os idosos antes de renovar as carteiras.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Bota nota nisso. Eu tenho 73 anos no ano passado ao renovar a carteira recebi um ano devido a um acidente de trabalho este ano renovei e recebi três devia de ser bem mais barato a renovação de carteira para o idoso renovamos três vezes em 10 anos

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Tema interessante para apreciação, mas até quando pessoas jovens podem dirigir após causarem acidentes graves por imprudência e uso de drogas. Como estão posicionados, estatiscamente, os idosos nos acidentes de trânsito? Há uma série de variáveis e fatores que interferem na conduçao segura de veículos e não apenas a faixa etária.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Bom dia, concordo em data limite para renovar CNH e também 3 anos para renovação para pessoas acima de 65 anos, mas o preço da taxa também teria que ser bem baixa porque 3 anos ficaria passado para o idoso pagar.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Bom dia!
      O que mata no trânsito e a ignorância das pessoas.
      A idade não tem nada a ver. Político com 200 anos pode governar o país. Fosse assim teria que tirar todos eles do poder.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

      • Concordo plenamente com VOCÊ!!!

        Cancelar Resposta

        Dê sua opinião

        Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Deveria ter idade limite também para se governar um país. Certo? Eu acho que intervalo de 3 anos para os idosos renovarem sua CNH está de bom tamanho sim.! Nessa idade nós idosos ( eu tenho 71) costumamos atingir a verdadeira idade da razão e da tolerância (nem todos, claro) o que nós dá algumas vantagens sobre alguns afoitos estressados e apressados mais jovens.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Qundo chegar sua vez vai tá pensando assim dono da verdade!

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Ficaria a critério do Detran, se os exames estiverem dando condições do idoso dirigir , tudo bem.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Tenho 60 anos e nunca fui tão lúcido e cuidadoso em minha vida no trânsito, a questão não é a idade e SIM as condições físicas e psicológicas de cada indivíduo, cada pessoa tem seu estado pisicobiologico que nunca é igual, concordo com o exame de 3 anos para a idade de 60, mas o que causa mais acidentes, infelizmente, ainda é o álcool e a falta de atenção no volante, é aí que sem que pegar pesado.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Tenho 50 anos meu pai 76, se perguntarem que dirige mais rápido , a resposta sou eu , mas se perguntarem quem dirige com mais prudência a resposta é ele. As estatísticas indicam que que mais se envolve em acidente de trânsito são os jovens. Então a idade realmente nos traz limitações mas também nos traz sabedoria e principalmente paciência.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Parabéns pelo seu comentário, isso mesmo .

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Exato. Tudo para apavorar. O mais velho sempre é o mais prudente. Salvo exceções que confirmam as regras...

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Concordo contigo Cláudio, tenho 63 anos, com certeza hoje sou mais prudente , corro bem menos de quando eu era jovem, hoje eu sei meus limites, abraço.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Calma, pessoal. Muita hora nessa calma. Logo vai ser iniciada campanha contra os idosos no trânsito. Vai aparecer diária e constantemente acidentes com idosos envolvidos, e vão dizer que idosos são a principal causa de acidentes.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Tenho 77 anos tirei minha carteira de motorista em07/12/1.966 e logo comecei a dirigir meu primeira carro foi um AERO WILLIS 62 trabalhei como taxista em São Paulo ate 1.973 e trabalhei com caminhão e dirijo ate hoje graças a Deus nunca fiz um acidente nunca me machuquei pego meu carro viajo dia e noite se for precizo se eu cinter que não edtou em condições encosto o carro e vou dormir.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Não é a idade que conta,e sim como esse idoso vive como é a saúde da pessoa. Cuidei de idosos que era agressivo em tudo com 60 anos (bipolaridade)outros com 87,89 que nunca tomaram um remédio controlado e nunca usaram óculos. Tem que ver o caso. Não julguem a todos por igual

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Com certeza, falou tudo .

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Eu acho que deveria isentar motorista acima de 65snos ter que renovar CNH eles teriam de assinar um termo de responsabilidade que no caso de cometerem alguma infração séria responsabilizado dentro da lei.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Que LEI?????

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Cada uma

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Assino embaixo! É assim no exterior. Cada um ao chegar seu tempo, sabe disso e assim se responsabiliza por si mesmo. Isso dá segurança e tranquilidade à pessoa.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Não sei mais a quem procurar,tenho 68 anos fis todos os processos que o órgão do DETRAN exige para a primeira Habilitação,fui aprovado nos exames,clínicos,na plovas de legislação e por último,na prova prática na categoria,A tive um bom gasto é não tenho a, Habilitação já passaram 8meses pôr favor alguém me ajude

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Procure um advogado de confiança para analisar o caso.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Tenho 72 anos e acabei de renovar a minha CNH categoria b .Sou deficiente físico e ao fazer o exame médico notei que o mesmo me deu 2 anos para a renovação da mesma.
    Fazer o que né, eu não iria discutir com ele pois ele é o médico.Sinto que ao chegar os anos a minha responsabilidade se torna mais pesada quando dirijo.
    Sempre fui cuidadoso no trânsito, mas nunca vou me considerar o melhor motorista,pois até os motoristas de testes das empresas dizem que não existe o melhor motorista.
    O dia em que precisarei parar de dirigir eu simplesmente compreenderei que a minha hora chegou.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Pra que tira a carteira de motorista, que esse Detran, não está dejando você ter mais carro, todo agora é multa, você não pode fazer nada que multa, se você beber e levar uma pessoa pra trazer seu carro, os guardas não estão assentando mais isso, fica carro dos guarda rodoviária nas portas de bares e restaurantes, só pra cuando você sai eles lhe para e lhe atua ou pega propina, para lhe liberar, isso é uma vergonha, é melhor não ter mais carro, quero ver com que esse órgão do Detran vai viver.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Onde isso que vc esta falando, nunca ouvi dizer .

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Amigos o que vale e a esperiencia tenho 74 anos 40 anos de carretas 56 anos de carta e nunca atropelei um cachorro. viajo perfeitamente vou a todo lugar.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Concordo com totós ainda tenho 53 anos se está com boa saúde igual o problema , abraço a todos

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Se existe a renovação de 5 em 5 anos com o exame médico pra aptidão de exercer a condução, não há de se falar em idade limite.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Fatima Aparecida Gomes de Deus

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • O.pessoal do detran feviam olhar aqueles que envolvem mais em acidente.pois tenho 55 anos.30 anos de cnh e nunca envolvi em acidentrs.acho q o q vale mais e a saude da pessoa e nao a idade.os jovens provocam mais acidentes do que os idosos.aqui e Brssil ne?

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Tenho 68, 52 anos de CNH, trabalhei com todo tipo de veiculo de grande e pequeno porte, nunca agi com irresponsabilidade, nunca recebi nenhuma advertência por práticas irresponsáveis, tenho um passado irrepreensível, agora vou passar por renovação da CNH, uma menina quer destruir a reputação com suas avaliações.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

      • Olá, Geriel. Tudo bem?

        A repórter apenas ouviu especialistas, não emitiu opinião. E, em nenhum momento, foram estabelecidos limites ou críticas aos motoristas idosos. Foram realizadas considerações sobre o momento de parar.

        Pelo seu relato, você é um exemplo de que é não é possível estabelecer um limite de idade para motoristas.

        Obrigado e abraço,

        Cancelar Resposta

        Dê sua opinião

        Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Tenho 84 anos sou plenamente saudável, trabalho e dirijo todos os dias. Nunca me envolvi em qualquer acidente de transito, viajo e constato os abusos que comentem motoristas mais jovens, Deveria haver um estatística dos acidentes e idade dos envolvidos. Tenho certeza que o % de pessoas idosas será ínfima em relação aos mais jovens. Porque esta preocupação constante em não querer que os idosos dirijam?

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Não entendi alguns comentarios ref taxa de renovação de idoso... ao completar meus 65 anos, não cobrão me nenhuma taxa e já renovei por divrsas vezes.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • A lei tem que se mantida e proibir pessoas com 65 anos tchau estão proibidos de renovação da CNH chega pra fazer cagada tá bom de mais....

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

      • Quero ver é quando chegar a sua vez será que você vai parar de dirigir?

        Cancelar Resposta

        Dê sua opinião

        Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Sendo jovem pode Dirigir mesmo a 200 k. por hora ou tomar a vontade que pagando as multas acabou. volta a dirigir porque estas multas são importante pros politico ok? agora quem andar com responsabilidade e a 40 a 80 k. estes podem ser um dinheiro a menos nos cofres, só que quantos dependentes não fica aposentados por mortes no transito? mais a previdência tem muitos dinheiros pra pagar as aposentadorias destes que pratica o mal.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Tenho 57 anos, dirijo a 39 anos. Pela antiga lei só renovei minha carteira aos 40 anos e não tinha problemas. Continuo dirigindo e acho que só inventam leis novas para onerarem mais ainda o bolso do motorista. Já pagamos taxas demais. Na minha opinião, as pessoas com determinada idade são muito mais responsáveis.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Como que o nosso amigo Geriel Compri com 68 anos e é habilitado à 52 ? tirou a primeira habilitação com 16 anos? aqui no Brasil?
    Ou teria mais de 68 de idade no ano passado, quando postou o comentário (hoje deve estar com 69), ou não é habilitado à 52 ! (hoje estaria à 53)!

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Meu marido tem 73 anos dirigiu 50 anos sem carteira.
    Resolveu tirar agora.
    Pois tem um carro e não está conseguindo tirar
    Dirigi muito bem até caminhão.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • jandira. de Fátima r Santos

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Dirijo dentro do limite a mais de 40 anos e nunca bati nem atropelei um gato sequer. Hoje tenho 69 anos e dirijo como antigamente com tranquilidade. Não uso óculos e nunca fiquei doente. QUAL O PROBLEMA DESSA GENTE COM OS IDOSOS ?

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • O segredo ao dirigir é: Enxergar 100 metros na frente, sempre. Você pode cantar, comer mas, não pode tirar uma fração de segundo o olho da frente. Dirija sempre dentro do limite sempre enxergando 100 metros na frente. O segredo é esse. ATENÇÃO.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • meu comentario e que os joves andam mais emprudente nos trasito vivendo nu mundo das drogas e nao tem atoleransa com nada da vida dos outros mais velho quer saber tudo nu volante e direto dando asidente tomando sua cerveija e nao emporta com a vida do outro e aspesoas masis velha tem mais responsabilidade no volante qua ndo tem um asidente pode saber que jovem que provocou o asidente que matou um idoso no trasito sendo todo asidenta e provocado por bebida de acolismo e droga

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • "VALDIR REIS
    2 de agosto de 2019
    O segredo ao dirigir é: Enxergar 100 metros na frente, sempre. Você pode cantar, comer mas, não pode tirar uma fração de segundo o olho da frente. Dirija sempre dentro do limite sempre enxergando 100 metros na frente. O segredo é esse. ATENÇÃO."
    O segredo para dirigir bem e conhecer o código de transito e respeita-lo e quando sentar de frente ao volante, e par dirigir e mais nada, carro não é um circo que você canta, dança e pula, com a direção em suas mãos o máximo de atenção e o minimo que vc pode fazer, não e só olhar para frente e dar seta, olhar através dos retrovisores , reduzir a velocidade caso a sua visibilidade esteja prejudicada e ter bom senso. não e pelo fato de nunca ter batido que lhe torna um bom motorista.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Tenho 85 anos, sou engenheiro civil, gozo das perfeitamente da minhas faculdades mentais e entendo perfeitamente das leis de trânsito, dirijo desde 1967, sem nenhum acidente. no entanto fui renovar a minha carta no dia 04 de setembro deste anos , onde fui brutalmente discriminado pelo médico , devido a minha idade, mas aqui afirmo que as minhas condições físicas é mais firme do que do examinador e consequentemente fui reprovado, porque não visualizei corretamente as minúsculas letras impostas pelo examinador, parece que foi de propósito por causa da minha idade. tendo voltado no dia 17 de setembro com outro médico passei a mesma provação, porém deu a validade da carta por apenas um ano. Quero deixa aqui bem claro, dirijo aqui na capital de São Paulo e adjacências e enxergo otimamente as sinalizações de trânsito. Esse exame de vista para idosos é uma afronta, para começar as salas onde fazem os exames visual é inadequada, onde apresenta influencias de luminosidade exterior e dificultando a visualidade de quem presta exames, principalmente aos mais de idade que por natureza já tem suas vistas cansadas.PORTANTO PARA MIM ESSES EXAMES NA FORMA QUE SÃO REALIZADOS SÃO FRAUDES E DESRESPEITO COM AQUELES QUE TANTO TRABALHARAM EM PROL DA SOCIEDADE E DEPOIS SÃO MARGINALIZADOS IRRESPONSAVELMENTE.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Tenho 85 anos, sou engenheiro civil, gozo das perfeitamente da minhas faculdades mentais e entendo perfeitamente das leis de trânsito, dirijo desde 1967, sem nenhum acidente. no entanto fui renovar a minha carta no dia 04 de setembro deste anos , onde fui brutalmente discriminado pelo médico , devido a minha idade, mas aqui afirmo que as minhas condições físicas é mais firme do que do examinador e consequentemente fui reprovado, porque não visualizei corretamente as minúsculas letras impostas pelo examinador, parece que foi de propósito por causa da minha idade. tendo voltado no dia 17 de setembro com outro médico passei a mesma provação, porém deu a validade da carta por apenas um ano. Quero deixa aqui bem claro, dirijo aqui na capital de São Paulo e adjacências e enxergo otimamente as sinalizações de trânsito. Esse exame de vista para idosos é uma afronta, para começar as salas onde fazem os exames visual é inadequada, onde apresenta influencias de luminosidade exterior e dificultando a visualidade de quem presta exames, principalmente aos mais de idade que por natureza já tem suas vistas cansadas.PORTANTO PARA MIM ESSES EXAMES NA FORMA QUE SÃO REALIZADOS SÃO FRAUDES E DESRESPEITO COM AQUELES QUE TANTO TRABALHOU EM PROL DA SOCIEDADE E DEPOIS SÃO MARGINALIZADOS IRRESPONSAVELMENTE.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por
Laurie Andrade

Últimas Notícias

Design de automóveis, Golf 2020, carros clássicos – RAP #29

No Retrovisor AutoPapo desta semana, discutimos design de automóveis, a oitava geração do Golf, o adeus do SpaceFox, e mais!

18 de outubro de 2019 19:00

Balanceamento e alinhamento devem ser feitos sempre juntos?

O alinhamento e o balanceamento são operações distintas, apesar de serem feitos pela mesma oficina. E nem sempre é preciso…

18 de outubro de 2019 17:30

Uso de aditivos no motor, como o Militec, anula a garantia?

Conversamos com especialistas para saber se há risco em utilizar aditivos misturados ao óleo do motor, e como fica a…

18 de outubro de 2019 15:47

Volvo XC40 elétrico chega em 2021 com números notáveis

Modelo foi apresentado e confirmado para o Brasil na quarta-feira (16); SUV entrega 413 cavalos e autonomia de 400 km

18 de outubro de 2019 13:53

Novo HB20 1.0 Sense: conheça a versão de entrada

Opção básica da linha está disponível apenas com carroceria hatch; modelo traz todos os equipamentos essenciais, mas tem visual despojado

18 de outubro de 2019 11:36

Motor de carro zero-quilômetro ainda precisa ser amaciado?

Antigamente, os próprios fabricantes recomendavam que o motor fosse pouco exigido até atingir certa quilometragem: atualmente, ainda há essa necessidade?

18 de outubro de 2019 08:30