Indústria automotiva em novembro consolida “ano da retomada”

Presidente da Fenabrave celebra números do setor em 2018, que concretizam melhora em relação em 2017, apesar de queda se comparado a outubro

fabrica renault
Por AutoPapo
Publicado em 11/12/2018 às 15h45

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os resultados da indústria automotiva em novembro. De acordo com os dados apurados pelo órgão, o mês registrou um aumento de 13,1% em relação ao ano passado. Na comparação com outubro, contudo, houve uma queda 9,3%.

Presidente da Fenabrave celebra desempenho do setor automotivo em novembro, concretizando melhora em relação a 2017, apesar de queda se comparado a outubro.
Linha de produção da Renault em São José dos Pinhais (PR)

No mês de novembro, foram 230,9 mil veículos vendidos, em comparação a 204,2 mil emplacamentos em novembro de 2017. Já em outubro, foram 254,7 mil carros vendidos.

A associação também apura os números acumulados da indústria automotiva em novembro, que indicam uma melhora considerável em relação a 2017. Até o décimo primeiro mês de 2018, foram emplacadas 2,33 milhões de unidades, em comparação aos 2,02 milhões de igual período do ano passado. A comparação revela um aumento de 15% na comercialização de carros.

Os números são vistos como positivos pelo presidente da Anfavea, Antonio Megale. De acordo com ele, 2018 foi um ano de recuperação.

“Certamente fecharemos este ano com crescimento acima do que planejávamos. 2018 será o ano da retomada do setor e por isso estamos muito otimistas. Já esperávamos uma queda em novembro devido ao menor número de dias úteis em relação a outubro. O importante foi a manutenção da média diária em 11,5 mil unidades”, avalia ele.

Curiosamente, o número de unidades produzidas pela indústria automotiva em novembro apresentou queda. Foram 245,1 mil carros fabricados no mês, uma diminuição de 1,6% em relação a novembro de 2017. A quantidade também é menor que a de outubro, que registrou 263,2 mil novos carros fabricados. A diferença representa diminuição de 6,9% na produção de carros.

No acumulado de 2018, foram 2,7 milhões de carros fabricados, registrando aumento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram produzidas 2,48 milhões de unidades.

Quanto às exportações, foram 34,4 mil unidades levadas para o exterior em novembro, um queda de 11,3% em relação a outubro, quando o número correspondeu a 38,7 mil. Com relação a novembro passado, a diminuição foi marcante, de 53%, relativa às 73,1 mil exportações de então.

No acumulado do ano, foram 597,4 mil carros exportados, contra 704,9 mil registrados até novembro do ano passado, indicando queda de 15,3%.

Imagem Rodolfo Buhrer/La Imagem | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário