Inspeção veicular caducou porque políticos não querem perder votos

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que todo veículo seja inspecionado periodicamente para atestar níveis de segurança e emissões, mas...

inspecao veicular dos componentes do motor do carro
A inspeção veicular existe, mas é negligenciada por ser impopular (Fotos: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/08/2023 às 19h03

O Brasil é um país onde tem lei que pega e lei que não pega. Mas o que que é isso, lei que não pega? São várias. No nosso setor dos automóveis, o código é muito objetivo ao comentar sobre a obrigatoriedade da inspeção veicular de segurança e emissões.

Mas vamos ficar na de segurança, que já foi realizada em São Paulo há uns anos, mas acabou sendo cancelada de tanta briga de tanta gente querendo e gente não querendo. A inspeção veicular é obrigatória exatamente para que todos os carros sejam submetidos a um procedimento que verifica, pelo menos, as condições de segurança do automóvel.

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Conferir se os freios estão funcionando, o escapamento está em ordem, a direção e os amortecedores. Se tem vidro trincado ou não. Ou seja, condições mínimas de segurança para evitar que esses carros caindo aos pedaços, ameaçando a vida de quem tá por perto ou ameaçando os nossos pulmões de tanto que emitem monóxido de carbono de CO2 de hidrocarbonetos, parem de rodar.

Ou sucateia ou leva para uma oficina e faz uma revisão completa para que ele seja aprovado na próxima vistoria. E até lá, ele não pode rodar. Isso é que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e está muito certo.

Mas os políticos, principalmente, ficam preocupados que a exigência irá desagradar alguns milhões de proprietários desses automóveis. A questão está colocada, o que que é mais importante: fazer a inspeção ou não?

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20 Comentários
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Franco 4 de agosto de 2023

O jornalista poderia tambem acrescentar a obrigatoriedade de vistoria das condições de uso das estradas, incluindo federais, estaduais e municipais. Trafeguei recentemente na Rodovia Fernao Dias nos dois sentidos, apesar de ser pedagiada parece uma peneira tal a quantidade de buracos e remendos mal feitos. Nas vicinais estaduais e municipais nem se fala. Então do que adianta o usuário revisar, reparar seu veiculo e trafegar por esses caminhos e detonar os componentes dos veiculos? Sendo que o poder público tem obrigatoriedade legal de manter as estradas trafegáveis? Parece que falta assunto a esse jornalista.

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Paulo 4 de agosto de 2023

Pior do que carro velho rodando, muitos em curtas distâncias ou somente em finais de semana, são caminhões e ônibus velhos que circulam o dia inteiro por nossas ruas e estradas. Em Belo Horizonte, que está entre as 10 maiores cidades do país, em recente acordo com as operadoras, a Prefeitura prorrogou temporariamente a idade máxima da frota de 10 para 12 anos. Com isso, veículos que já estavam parados voltaram a circular. Em 2019 a idade média da frota de caminhões no Brasil era superior a 15 anos e hoje deve ser maior ainda. Isso sim deveria ser motivo de preocupação pois a poluição gerada por estes veículos é muito maior que a dos carros antigos. O Governo deveria se preocupar em criar condições reais de crédito e isenção de impostos que possibilitasse a renovação da frota também pelos transportadores autônomos e não somente pelas grandes transportadoras.

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Jones debrussos 4 de agosto de 2023

O que funciona de verdade é fiscalização surpresa nas ruas.

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Edward Lima 4 de agosto de 2023

Sim temos os políticos populistas que jogam no curtíssimo prazo para angariar votos e os políticos oportunistas que vêem a chance de aumentar seus ganhos “por fora” e criam esses esquemas de grandiosas estações de inspeção. Tive a experiência da Espanha aonde a inspeção é obrigatória e realizada por oficinas regulares credenciadas e até pelas oficinas propias de locadoras de autos, assim existe a concorrência e sem a necessidade de se pagar pela instalação de uma infraestrutura grandiosa e em duplicidade.

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3 de agosto de 2023

Em que país voce vive Boris? Suiça, Dinamarca, Suécia, Holanda? Um país onde o salário mínimo não chega a 300 dólares, transporte publico é uma josta, quando existe, estradas piores que pista de rallye, IPVA de 4% todo ano, que totaliza que em 20 anos o dono pagou praticamente outro carro de imposto, gasolina batizada e cara, pedágios de valor de primeiro mundo em estradas de terceiro mundo, e voce vem defender essa idiotice de inspeção veicular? Acorda burguês….

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Euriico Lopes 4 de agosto de 2023

Irmão concordo com vc plenamente, uma minoria que tem dinheiro e pode trocar de carro a cada 2 ou 3 anos está sempre com carro novo e na garantia é não pensa no próximo sem recurso, até o direito de ter um carrinho velho querem nos tirar. Depois vão mesmo condenar o nosso carrinho velho pois vão colocar defeito em tudo e será inviável reparar porque o proprietário não tem condições financeiras, por falta de peças boas no mercado e falta de profissionais hoje em dia tem muito trocador de peças que querem ganhar dinheiro fácil.

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Daniel F Oliveira 4 de agosto de 2023

Perfeita analise Zé

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Rafael 4 de agosto de 2023

Se vc não tem condição de comprar e manter o carro, não tenha carro.

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6 de agosto de 2023

A questão não é de se ter ou não condição de manter o carro, e sim de que a contra-partida tem que vir dos dois lados, dono do carro e do (des)governo lamentável que nós temos. Por idéias mesquinhas e idiotas como a sua é que estamos com um país que é essa osta…

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Elioricardoalves 3 de agosto de 2023

E interessante mais primeiro acabar com a máfia do Detran tenho veículo antigo o amortecedor troquei e suas buchas da dianteira ficou beleza mas por ter gás tem que se fazer a inspeção do cilindro acho válido um foi para o saco motivo 20 de uso não passaria no reteste aliás e alto para vereficar 450 reais e tirar e 300 quem pode tem que investir em um novo ah o modelo e o Fiat idéia 08/09 motor GM 1.8

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Adriano 3 de agosto de 2023

Absurdo isso. Querem vender essas tranqueiras paradas nos galpões a todo custo, agora vão obrigar o povo a parar de andar com carro antigo, vem aí imposto sobre veículo antigo e a mídia podre começando os ataques.

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Nelson 3 de agosto de 2023

Tem mais um fato para ser levado em consideração…somos um pais pobre de terceiro mundo…não faz sentido (e o povo não aguenta) querer implantar aqui as exigências dos países de primeiro mundo…que agora fazem o politicamente correto…mas o que querem é travar nosso desenvolvimento e vender tecnologia que não polui ou polui menos…mas que nos deixa nas mãos deles…um carro de hoje tem uma parafernália incrível…que elevou o seu preço para além das possibilidades da maioria dos brasileiros…ai a galera anda de pau velho mesmo…custa o que se pode pagar…e faz o serviço…eu comprei um elétrico…ano 2001…vidros elétricos….eles sobem e descem que é uma maravilha….é só apertar um botão…adorei.

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Nelson 3 de agosto de 2023

Nunca examinaram nenhum item de segurança de meu carro…tal como freio…sinalização…direção…aqui em SP….acho que o autor da matéria é de outro estado…ou quem sabe pais…vi pessoas relatando que podia estar tudo errado….mas nada que uma onça não desse jeito no ato…no RJ tinha oficinas especializadas em maquiar o veiculo para passar….mas depois a onça funcionava melhor…aqui se cria dificuldade para alguém vender facilidade…se chama brasil.

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Junior 3 de agosto de 2023

O Serra tinha um esquema com o Controlar e até hoje não respondeu por isso, quem tem carro é sempre uma vítima que sustenta inumeras armadilhas de radares aprensões, exames toxicologicos, que nada resolvem, altissímos impostos, que geram receita para muitos e impostos para sustentar uma maquina de estado cara e ineficiente, esta é a única verdade, o resto é a mídia conivente divulgando o que interessa

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Gustavo 3 de agosto de 2023

Não sou contra as inspeções mas os brasileiros ganham pouco para pagar tantas taxas. No preço do IPVA já deveria contemplar estas revisoes, mas como no Brasil imposto é sinônimo de político, tem que cobrar duas vezes. Tambem penso que carro antigo bem cuidado tambem pode circular apesar de poluir mais, mas pela quantidade pequena destes veiculos, está “poluicao” é mínima. Deveria-se cuidar mais das empresas que despejam toneladas de poluentes na atmosfera e nada é cobrado dos políticos. Muda Brasil..

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Reynaldo 3 de agosto de 2023

Acabou, graças a Deus, porque era fonte de corrupção e maracutaia essa Controlar, primeiro que não checavam itens de segurança nenhum, só escapamento e fumaça, segundo porque exigia de carros velhos a mesma emissão de índices de carros mais modernos, o que nunca iria acontecer e terceiro porque virava um comércio absurdo de aluguel de motores ao redor do posto para o carro passar na Controlar e depois colocar o motor imprestável de volta no carro. O certo era a fiscalização nas ruas recolhendo essas carroças e não apenas multando zona azul e uso de insulfilm.

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RONALD DENARI 3 de agosto de 2023

O LIXO MONTADO POR OUTRO LIXO CHAMADO CASSEB REPROVOU ME POR TER UMA SOLDA DE BORRACHA NO PRATO DO FILTRO DE AR INCLUSIVE DA MESMA COR PRETA ORIGINAL.MAIS UM EMBUSTE PARA TIRAR DINHEIRO DO CONTRIBUINTE.

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Marcio 3 de agosto de 2023

O ilógico nessas inspeções e quem tem GNV, que era obrigatoriamente a realizar a do GNV, que até acho correto, e mais a do DETRAN, que não passava de uma repetição da primeira sem as verificações mecânica. Ai já era demais!

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Marcio 3 de agosto de 2023

O ilógico nessas inspeções e quem tem GNV, que era obrigatoriamente a realizar a do GNV, que até acho correto, e mais a do DETRAN, que não passava de uma repetição da primeira sem as verificações mecânica. Ai já era demais!

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Rodolfo 3 de agosto de 2023

Boris,
… Sou de São Paulo-SP, e tive que levar meu ex-carro (Gol 1.8AP ano 1990, gasolina) nas inspeções ambientais de 2010 a 2013. Nele se verificava o ruído do silencioso de gases de escapamento, vazamento de óleo de motor e emissões de gases poluentes. Meu carro tinha por volta de 200.000 km na época e passou com louvor após manutenção e regulagem em mecânico especializado em carburador “Beral Carbu” na Vila Ema – São Paulo-SP.
… Segundo a mídia a infelizmente a referida inspeção veicular foi suspensa porque a Prefeirura do Município de São Paulo – PMSP, perdeu muita arrecadação de IPVA tendo em vista que alguns proprietários para fugir da inspeção transferiam o carro para outros Municípios. E ainda a mídia informou que se não for para todo o território nacional a PMSP não tem como manter o programa de inspeção veicular ambiental.
… Vejo muita carcaça de carro ambulante andando ou agonizado por aí… e de quebra poluindo o ar. Motores a diesel nem se fala.. verdadeira Maria Fumaça.

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