Isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos: quais estados têm
Muitos estados já promovem isenções totais ou parciais para os carros eletrificados, outros estão com projetos em andamento
Muitos estados já promovem isenções totais ou parciais para os carros eletrificados, outros estão com projetos em andamento
A procura por carros elétricos e híbridos no Brasil estourou em 2023. A chegada do BYD Dolphin e do GWM Haval H6 colocou esses eletrificados no radar do consumidor. Eles trazem menor custo de propriedade, em alguns estados inclui redução no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até mesmo a isenção.
Atualmente, são oito estados e o Distrito Federal a dar esse benefício para os donos de veículos eletrificados. Alguns já estudam adotar a isenção de IPVA para carros elétricos, como é o caso da Bahia.
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Durante a inauguração da fábrica da BYD em Camaçari (BA), o governo do estado anunciou o projeto de lei que regulamenta isso. Carros elétricos com valor até R$ 300 mil terão isenção no IPVA, veículos mais caros terão alíquota de 2,5% – a mesma dos outro carros à combustão.
No caso dos híbridos, os descontos não descriminam o tipo de sistema usado: híbridos leves, em série, paralelos ou plug-in gozarão dos benefícios da mesma forma. Confira a seguir se o seu estado dá desconto de IPVA para elétricos ou híbridos:
Atualmente, apenas o Distrito Federal dá a isenção para qualquer tipo de veículo eletrificado, isso inclui os 100% elétricos e todos os tipos de híbridos.
Diferente de outros estados, esses dois concedem a isenção total do IPVA apenas para os carros elétricos. Os híbridos ficam de fora do benefício.
Esses estados dão uma isenção parcial no IPVA para os carros elétricos e híbridos.
O Estado do Ceará tem alíquota reduzida e hoje cobra 1,5%.
O estado de São Paulo ainda não possui uma política de incentivos aos carros elétricos e híbridos. Entretanto, sua capital não cobra sua parte no IPVA, o que responde a 50% do tributo.
Essa isenção no IPVA para carros elétricos e híbridos é limitada em 103 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalente a cerca de R$ 3.500.
Uma vantagem na cidade de São Paulo, é que esses veículos não participam do rodízio.
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2024 Atualização
Podem tirar o Paraná da lista.
Aqui o IPVA é igual ao dos demais agora.
Nenhuma fala do governador, nenhuma proposta, nada.
Apenas a cobrança de impostos.
Enquanto os pobres pagam IPVA de seus carros populares os ricos são isentos de pagamento e assim o rico fica mais rico e o pobre cada vez mais pobre.
Na verdade a isenção de impostos dá oportunidade a todos, o problema é que ao invés de lutarem por isenção nos impostos dos carros a combustão, o pessoal quer colocar impostos no carro que atualmente não tem. Eu uso para rodar no Uber, simplesmente se eu tiver que pagar IPVA, eu vou repassar esse valor para o passageiro, simplesmente não vou aceitar corridas de 5,50 e vários outros motoristas farão isso. Consequentemente, as pessoas vão acabar gastando mais, ficando ainda mais pobre.
concordo sim com o beneficio para uso profissional .
Olá Autopapo
Creio ter ocorrido um equívoco na informação, pois no Paraná a isenção em 2022 é apenas para veículos elétricos, conforme Capítulo V, art 17 da Resolução SEFA 135/2021:
“- Veículo Elétrico: equipados unicamente com motor elétrico para propulsão, até 31 de dezembro de 2022. Informação importante: A isenção é válida para automóveis totalmente elétricos. Os híbridos ou flex não tem direito à isenção (inciso XI);”
Corrigindo: Isenção em 2023 e não 2022 como mencionei no comentário anterior
Esse senso de vitimismo que afeta a população pobre. Vamos parar de focar no que o rico paga ou não e cobrar esses parlamentares melhores condições para veículos mais simples.
a culpa e dos estado que nao criam leis de insentivam e reduzem os ipva para todos os veiculos nao apenas, eletricos e hobridos.
Infelizmente o Rio Grande do Norte como publicado, não possui isenção alguma para veículos híbridos.