Muitos estados já promovem isenções totais ou parciais para os carros eletrificados, outros estão com projetos em andamento
A procura por carros elétricos e híbridos no Brasil estourou em 2023. A chegada do BYD Dolphin e do GWM Haval H6 colocou esses eletrificados no radar do consumidor. Eles trazem menor custo de propriedade, em alguns estados inclui redução no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até mesmo a isenção.
Atualmente, são oito estados e o Distrito Federal a dar esse benefício para os donos de veículos eletrificados. Alguns já estudam adotar a isenção de IPVA para carros elétricos, como é o caso da Bahia.
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Durante a inauguração da fábrica da BYD em Camaçari (BA), o governo do estado anunciou o projeto de lei que regulamenta isso. Carros elétricos com valor até R$ 300 mil terão isenção no IPVA, veículos mais caros terão alíquota de 2,5% – a mesma dos outro carros à combustão.
No caso dos híbridos, os descontos não descriminam o tipo de sistema usado: híbridos leves, em série, paralelos ou plug-in gozarão dos benefícios da mesma forma. Confira a seguir se o seu estado dá desconto de IPVA para elétricos ou híbridos:
Atualmente, apenas o Distrito Federal dá a isenção para qualquer tipo de veículo eletrificado, isso inclui os 100% elétricos e todos os tipos de híbridos.
Diferente de outros estados, esses dois concedem a isenção total do IPVA apenas para os carros elétricos. Os híbridos ficam de fora do benefício.
Esses estados dão uma isenção parcial no IPVA para os carros elétricos e híbridos.
O Estado do Ceará tem alíquota reduzida e hoje cobra 1,5%.
O estado de São Paulo ainda não possui uma política de incentivos aos carros elétricos e híbridos. Entretanto, sua capital não cobra sua parte no IPVA, o que responde a 50% do tributo.
Essa isenção no IPVA para carros elétricos e híbridos é limitada em 103 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalente a cerca de R$ 3.500.
Uma vantagem na cidade de São Paulo, é que esses veículos não participam do rodízio.
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2024 Atualização
Podem tirar o Paraná da lista.
Aqui o IPVA é igual ao dos demais agora.
Nenhuma fala do governador, nenhuma proposta, nada.
Apenas a cobrança de impostos.
Enquanto os pobres pagam IPVA de seus carros populares os ricos são isentos de pagamento e assim o rico fica mais rico e o pobre cada vez mais pobre.
Na verdade a isenção de impostos dá oportunidade a todos, o problema é que ao invés de lutarem por isenção nos impostos dos carros a combustão, o pessoal quer colocar impostos no carro que atualmente não tem. Eu uso para rodar no Uber, simplesmente se eu tiver que pagar IPVA, eu vou repassar esse valor para o passageiro, simplesmente não vou aceitar corridas de 5,50 e vários outros motoristas farão isso. Consequentemente, as pessoas vão acabar gastando mais, ficando ainda mais pobre.
concordo sim com o beneficio para uso profissional .
Olá Autopapo
Creio ter ocorrido um equívoco na informação, pois no Paraná a isenção em 2022 é apenas para veículos elétricos, conforme Capítulo V, art 17 da Resolução SEFA 135/2021:
“- Veículo Elétrico: equipados unicamente com motor elétrico para propulsão, até 31 de dezembro de 2022. Informação importante: A isenção é válida para automóveis totalmente elétricos. Os híbridos ou flex não tem direito à isenção (inciso XI);”
Corrigindo: Isenção em 2023 e não 2022 como mencionei no comentário anterior
Esse senso de vitimismo que afeta a população pobre. Vamos parar de focar no que o rico paga ou não e cobrar esses parlamentares melhores condições para veículos mais simples.
a culpa e dos estado que nao criam leis de insentivam e reduzem os ipva para todos os veiculos nao apenas, eletricos e hobridos.
Infelizmente o Rio Grande do Norte como publicado, não possui isenção alguma para veículos híbridos.