Vale a pena o Renagade diesel de entrada ou flex completo?
A diferença entre o Jeep Renegade Flex Limited e o Renegade Moab diesel é de mais de R$ 17 mil; um é mais equipado, o outro tem mais desempenho
A diferença entre o Jeep Renegade Flex Limited e o Renegade Moab diesel é de mais de R$ 17 mil; um é mais equipado, o outro tem mais desempenho
Tem uma turma aqui no AutoPapo (inclusive, esse que vos escreve) que é fã de motor a diesel. Que os ambientalistas não me leiam, mas esse tipo de propulsor, além da famosa robustez, é uma delícia para dirigir.
O motor diesel tem força em baixos giros, costuma ser econômico e ainda tem aquele tilintar agudo indefectível vindo do capô. Só que nem tudo são flores quando o assunto é carro a diesel.
As discrepâncias ficam evidentes na linha Jeep Renegade 2021. Dentro da gama do SUV compacto da Jeep, as versões turbodiesel são bem mais caras que as flex.
A menor diferença é de R$ 17.300, e isso porque a marca acaba de lançar uma configuração de entrada Moab com o 2.0, bem mais em conta. Ou seja, por menos que um a diesel básico, você pode levar um flex completinho.
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Por isso vamos comparar as duas versões em diferentes quesitos para você ver qual Renegade se adequa melhor ao seu perfil. De um lado, a opção topo de linha com o 1.8 flex, o Renegade Limited por R$ 122.390. Na outra ponta, o Renegade Moab, que custa R$ 139.690 e é a de entrada com o propulsor mais robusto.
Bem, como previsto – e sem puxar sardinha -, em performance o turbodiesel vai sobrar. Ainda mais que o rival é um motor flex já defasado. Com 170 cv, o 2.0 16V Multijet II tem arrancadas bem dispostas e retomadas para lá de animadas. É pisar que o propulsor responde de imediato e despeja os 35,7 kgfm já a 1.750 rpm.
Tudo é embalado por um câmbio automático de nove marchas e a tração integral. A caixa ZF parece ter nascido para este motor, com mudanças ágeis, trancos moderados e relações bem pensadas para uma pegada mais rápida na estrada asfaltada ou para uma proposta mais cautelosa no fora de estrada.
Por falar em off-road, além da tração 4×4 com reduzida, o Renegade 2021 Moab tem capacidades que o permitem ir um (pouco) além da estradinha de terra do sítio. Prova disso são os ângulos de ataque de 30 graus, de saída de 35 graus e o vão livre do solo de 22,4 cm, todos superiores aos do irmão que bebe gasolina e etanol.
O Renegade 2021 flex fica mais como aquele SUV de butique para a cidade, com desempenho competente para o uso urbano. O 1.8 E.torQ de até 139/135 cv – que já está para se aposentar – até demonstra disposição nas saídas de semáforo. Porém, a transmissão automática de seis marchas tem muitas imprecisões e atrapalha o cansado propulsor.
Tanto que, segundo dados do fabricante, o 0 a 100 km/h do Renegade flex é quase dois segundos mais lento que o do turbodiesel (11,8 segundos, contra 9,9 s). Para piorar, o motor 1.8 tem rodar áspero, ruidoso e com retrospecto de beberrão (dados de consumo abaixo).
Ciclo urbano
Ciclo rodoviário
Jeep Renegade Flex Limited | Jeep Renegade Moab |
---|---|
2 ★★☆☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Neste quesito, o Renegade 2021 Limited vence com facilidade. Ela é a mais cara com motor bicombustível, porém tem itens de série a mais – mesmo assim, é 12% mais barata que a Moab. A diferença já se nota em itens de segurança: são seis airbags da flex contra apenas as duas bolsas obrigatórias frontais da versão de entrada a diesel.
Monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor eletrocrômico, sistema start/stop do motor, bancos de couro, sensores de luminosidade e de chuva e chave presencial também são itens que só o Renegade flex mais completo tem neste duelo. O controle automático de descida é o único “diferencial” do SUV com motor turbodiesel em relação ao irmão.
Em comum, os dois saem de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, ar-condicionado automático bizona, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas, Isofix, rodas de liga leve, bancos de couro e volante com regulagens de altura e de profundidade.
A central multimídia tem telas de tamanhos diferentes. A do Renegade Flex é maior, com 8,4 polegadas, enquanto no Reneegade Moab o display tem 7”. Ambos oferecem conectividade Apple CarPlay e Android Auto, comandos de voz e entrada USB.
Jeep Renegade Flex Limited | Jeep Renegade Moab |
---|---|
4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ |
Os planos de revisões das versões do Renegade 2021 são bem diferentes quando se muda de motor. Nos prazos e na conta final até os 60 mil km, as variantes equipadas com o turbodiesel são mais atraentes em termos de custos e prazos.
Afinal, os intervalos do Renegade Moab são a cada 20 mil km, contra a cada 12 mil km do Renegade Limited flex. Dê uma olhada nos preços fixos de manutenção informados pela Jeep.
Renegade 1.8 flex
Renegade 2.0 turbodiesel
Jeep Renegade Flex Limited | Jeep Renegade Moab |
---|---|
2 ★★☆☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Fotos: Jeep| Divulgação
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Não se preocupem tanto com a poluição do Diesel, pois o biodiesel vegetal tem o mesmo resultado zero em termos de mudança climática, pois vem das plantas, e não do subsolo.
O Renagade a diesel é espetscular na estrada, com seu câmbio aitomatico de 9 velocidades cheha a fazer 20 km/l de diesel a 3.50 contra 13 km/l na gasolina no valor de 4.50, entao façam as contas!Se vc é um estradeiro que roda 30.000 km por ano vai gastar 1500 litros de diesel e $ 5250,00 Reais
Já na gasolina vai gastar 2307 litros de gasolina $ 10384,00 no ano.
A diferença a grosso modo é essa, se vc ficar 4 anos com o carro vai economizar na faixa de $ 20000,00 e ainda na revenda vai ganhar um monte de dinheiro ainda!!!!!!!
No caso ai se tem grnte que roda de 30000 km para msis não tem nem oque pensar! Diesel na cabeça, sem contar a dirigibilidade e torque
Fico pensando aqui se alguém em sã consciência pagaria 122.990 num Renegade por mais completo que seja… Eu não achei meu dinheiro no lixo…
Não dá pra comprar, são 2 motores diferentes, com cavalaria e torque muito maior no diesel, apesar do carro ser quase o mesmo com vantagem tecnologica ao flex Faltou custo com seguro, etc etc, será que em 3 ou 4 anos eu gastaria os 17mil em combustível e manutenção? Será mesmo? Vamos as contas = Rodando 12mil km num ano eu gastaria pela sua média 1.666 litros de etanol daria R$ 5.316 (3,19 o litro em Curitiba) e no diesel com a mesma km e sua média gastaria 1.039 litros e custaria R$ 3.211 (3,09 o litro em Curitiba). Concluindo só em combustível uma diferença de R$ 2.105 em favor ao diesel… É pra se pensar melhor! Fora que manutenção em carro a diesel não é qualquer oficina que trabalha.
Carro a diesel polui demais além de ser caro. Custa caro para o bolso e para o meio ambiente. As montadoras têm que apostar mais em carros híbridos e elétricos.
Carro a diesel polui demais além de ser caro. Sai caro para o bolso e para o meio ambiente. A indústria automobilística tem que inovar e apostar mais em carros híbridos e elétricos.
Testes e comparativos de carros não se limitam a desempenho, existem milhões de coisas tão importantes quanto. E o desempenho do diesel só dá uma impressão de ser melhor, na comparação prática são bem similares.
Tem um vídeo no YouTube do Razuk, acho que é esse o nome
Comparação de desempenho
Ele não viu diferença gritante não
Um abraço
Renegade por Renegade é melhor ir de Diesel seminovo, já teve a maior depreciação que é quando sai da loja e as demais são bem menores, e um motor Diesel bem cuidado dura uns 600000km.
Caro Jorge Nicolau… Você se confundiu… são apenas 3 trocas de óleo a mais… aos 10, 30 e 50 mil km.
Quanto à sua escolha, entendo como parcialmente correta se pensarmos apenas em custo e desempenho… mas é bem menos espaçoso e de projeto já cansado. Aí, vai do gosto do freguês escolher qual a sua prioridade…
Vc está correto Felipe. Me equivoquei e esqueci que aos 20-40 e 60 a troca já está inclusa. Apertado por apertado a diferença é mínima e o EcoSport ainda ganha no porta malas apesar de que os dois são péssimos.
Francamente ninguém fez as contas cento e quarenta mil na poupança quanto renderia sem falar em seguro manutenção combustível obs:com certesa um Uber sairia 100 por cento mais barato sem dores de cabeça com motorista e até carros executivos a disposição com presos ótimos.
Sua opção está longe de ser ruim, mas para quem roda pouco… e ainda assim, se sujeita aos incômodos de não conseguir Uber em horários de pico ou em momentos de urgência, dependendo do bairro que você mora/trabalha. E eu, pessoalmente, me incomodo bastante com os muitos “ruins de roda” e meliantes que resolvem sair dirigindo como motoristas de Uber… não confio.
Um erro grave na reportagem, as revisões dos motores diesel são a cada 20 MKM, mas as trocas de óleo são a cada 10 MKM, então no custo até os 60 MKM tem que incluir o custo de 5 trocas de óleo. Entre estes dois eu escolho o EcoSport Storm AWD, é mais equipado que o Renegade Flex e o desempenho é similar ao Renegade diesel, e pela diferença de preço posso rodar no mínimo 4 anos a custo zero inclusive o seguro.
Sua escolha acaba de meter o pé do país!