Kardian receberá versão mais barata com caixa manual
Renault confirma nova versão para o Kardian, que utilizará a mesma transmissão manual de seis marchas do Sandero R.S e da Oroch de entrada
Renault confirma nova versão para o Kardian, que utilizará a mesma transmissão manual de seis marchas do Sandero R.S e da Oroch de entrada
A Renault se fez presente no Festival Interlagos, evento que se tornou uma espécie de sucessor do finado Salão do Automóvel. A marca confirmou a chegada de uma versão simplificada do SUV Kardian.
VEJA TAMBÉM:
A versão estreia ainda este ano e irá se posicionar abaixo da Evolution. Ela irá combinar o motor TCe 1.0 de 125 cv com transmissão manual de seis marchas.
Trata-se da mesma caixa que já equipou modelos como Duster 4×4, Sandero R.S. e hoje é utilizada na versão manual da Oroch. Ainda é cedo para falar sobre preços e conteúdos, mas fato é que a nova opção chega para concorrer diretamente com as versões de acesso do Fiat Pulse.
Hoje o Kardian parte de R$ 112.790, enquanto a versão mais barata do aventureiro italiano tem preço inicial de R$ 105.990. Assim, com a troca da caixa de dupla embreagem e alguns conteúdos, a Renault conseguirá posicionar o Kardian “queixo duro” numa faixa mais competitiva.
Assim podemos esperar valores perto dos R$ 105 mil do Pulse (caso fosse lançado hoje). Com o anúncio, Betim também deverá se mexer para rebater a jogada dos franceses. E como o carro deve chegar entre outubro e dezembro, muita água deverá passar por baixo da ponte e nas tabelas de preços.
No entanto, a grande vantagem do Kardian manual será a melhor oferta de torque e potência em relação ao Pulse Drive 1.3. O SUV de Betim utiliza motor aspirado de apenas 107 cv e 13,6 kgfm de torque. Ou seja, o francês entregará 18 cv a mais e quase 9 kgfm a mais de torque.
Além disso, a transmissão de seis marchas permitirá melhor eficiência em velocidades de cruzeiro, já que a sexta marcha, mais longa, permitirá manter velocidades elevadas com menor rotação. Tudo isso se traduz em menor consumo.
Lançado em março, o Kardian emplacou 7.558 unidades desde então, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em Julho foram 2.367 licenciamentos.
Uma versão mais acessível é fundamental para a Renault conseguir escalar e consolidar o Kardian. Principalmente para tentar fugir da faixa entre R$ 115 mil e R$ 135 mil, em que o modelo concorre com medalhões como Caoa Chery Tiggo 5x, Chevrolet Tracker, Citroën C3 Aircross, Jeep Renegade, Hyundai Creta (Action), Fiat Fastback, Volkswagen Nivus, além do próprio Pulse.
No degrau de baixo, além do italiano, os rivais do Kardian manual serão hatches e sedãs compactos. Modelos que não têm o mesmo apelo de mercado do francês. Agora é esperar.
Confira nosso teste do Renault Kardian Premier Edition:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |