Lei quer acabar com ‘lista de oficinas’ das seguradoras
Projeto em tramitação na Câmara quer garantir que consumidor possa escolher o reparador de sua preferência, inclusive concessionárias
Projeto em tramitação na Câmara quer garantir que consumidor possa escolher o reparador de sua preferência, inclusive concessionárias
A Câmara dos Deputados divulgou nesta sexta-feira (12) que aprovou a redação final do Projeto de Lei (PL) 5097/16, que garante aos contratantes de seguro de veículos o direito escolher a oficina mecânica sempre que haja necessidade de executar serviços de reparo. A proposta assegura a livre escolha inclusive quando segurado e terceiro optam por empresas diferentes. Texto ainda prevê o fim da lista de oficinas credenciadas.
Criado em abril de 2016 pelo deputado Cabo Sabino (PR-CE), o PL já foi aprovado de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Defesa do Consumidor.
Hoje, a livre escolha é um direito reconhecido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), mas não está registrado em lei. A proposta também obriga as seguradoras, por meio da central de atendimento ao cliente, oferecerem e garantirem a seleção por parte do contratante no momento do aviso do sinistro.
Sabino afirma que a nova regra vai permitir que o conserto seja feito até mesmo nas concessionárias, em geral mais caras. Para ele, a lista de oficinas credenciadas, que agora chega ao fim, deveria ser apenas uma facilidade para o consumidor e não um fator de limitação de opções.
No caso dos envolvidos em acidente escolherem reparadores diferentes, fica a cargo da seguradora arcar com os serviços nas mecânicas selecionadas. Mas, atenção, é imprescindível que a empresa seja legalmente constituída com a finalidade de consertar carros e apresente um orçamento compatível com os valores médios praticados pelo setor.
Mecânica, lanternagem, pintura de recuperação e limpeza de interior ou outras similares.
Técnica em mecânica cria selo “Oficina Amiga da Mulher” e seleciona locais que consertam carro com qualidade no que se refere a serviços e atendimento. Projeto já está credenciando oficinas em três estados brasileiros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Importante iniciativa, porque quando buscamos as segurados elas nos oferecem uma lista de oficinas credenciadas e condicionam o carro reserva e outras garantias se colocarmos nosso carro nessas oficinas. Só sinto falta da Lei se preocupar também com a LEGALIDADE DAS OFICINAS credenciadas, ou seja, ter alvará de funcionamento, licença de bombeiro, licença ambiental porque são altamente poluidoras, seus empregados ter carteira assinada e usar equipamentos obrigatórios para preservar sua saúde. O que vemos são oficinas precárias, que funcionam ilegalmente; com funcionários sem carteira assinada, sem uso de equipamento de segurança; descarte ilegal dos resídios poluentes da oficina; sem alvará de funcionamento; sem licenças de bombeiro e ambiental. A operadora não deveria fomentar a ILEGALIDADE e como a maioria não são Brasileiras, deveriam trabalh