Lei quer acabar com ‘lista de oficinas’ das seguradoras

Projeto em tramitação na Câmara quer garantir que consumidor possa escolher o reparador de sua preferência, inclusive concessionárias

iStock 38130406 XLARGE 1
Por AutoPapo
Publicado em 12/01/2018 às 15h41
Atualizado em 23/10/2018 às 10h48

A Câmara dos Deputados divulgou nesta sexta-feira (12) que aprovou a redação final do Projeto de Lei (PL) 5097/16, que garante aos contratantes de seguro de veículos o direito escolher a oficina mecânica sempre que haja necessidade de executar serviços de reparo. A proposta assegura a livre escolha inclusive quando segurado e terceiro optam por empresas diferentes. Texto ainda prevê o fim da lista de oficinas credenciadas.

Criado em abril de 2016 pelo deputado Cabo Sabino (PR-CE), o PL já foi aprovado de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Defesa do Consumidor.

Projeto de Lei prevê fim da lista de oficinas das seguradoras

Hoje, a livre escolha é um direito reconhecido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), mas não está registrado em lei. A proposta também obriga as seguradoras, por meio da central de atendimento ao cliente, oferecerem e garantirem a seleção por parte do contratante no momento do aviso do sinistro.

Sabino afirma que a nova regra vai permitir que o conserto seja feito até mesmo nas concessionárias, em geral mais caras. Para ele, a lista de oficinas credenciadas, que agora chega ao fim, deveria ser apenas uma facilidade para o consumidor e não um fator de limitação de opções.

No caso dos envolvidos em acidente escolherem reparadores diferentes, fica a cargo da seguradora arcar com os serviços nas mecânicas selecionadas. Mas, atenção, é imprescindível que a empresa seja legalmente constituída com a finalidade de consertar carros e apresente um orçamento compatível com os valores médios praticados pelo setor.

Serviços considerados pela proposta:

Mecânica, lanternagem, pintura de recuperação e limpeza de interior ou outras similares.

Falando em lista de oficinas…

Técnica em mecânica cria selo “Oficina Amiga da Mulher” e seleciona locais que consertam carro com qualidade no que se refere a serviços e atendimento. Projeto já está credenciando oficinas em três estados brasileiros.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tadzia 27 de março de 2018

Importante iniciativa, porque quando buscamos as segurados elas nos oferecem uma lista de oficinas credenciadas e condicionam o carro reserva e outras garantias se colocarmos nosso carro nessas oficinas. Só sinto falta da Lei se preocupar também com a LEGALIDADE DAS OFICINAS credenciadas, ou seja, ter alvará de funcionamento, licença de bombeiro, licença ambiental porque são altamente poluidoras, seus empregados ter carteira assinada e usar equipamentos obrigatórios para preservar sua saúde. O que vemos são oficinas precárias, que funcionam ilegalmente; com funcionários sem carteira assinada, sem uso de equipamento de segurança; descarte ilegal dos resídios poluentes da oficina; sem alvará de funcionamento; sem licenças de bombeiro e ambiental. A operadora não deveria fomentar a ILEGALIDADE e como a maioria não são Brasileiras, deveriam trabalh

Avatar
Deixe um comentário