Oficina Amiga da Mulher incentiva transparência nos serviços

Certificação foi criada para validar oficinas mecânicas e promover a capacitação das mulheres enquanto consumidoras do setor automotivo

Por Laurie Andrade06/12/17 às 11h53

A Oficina Amiga da Mulher é uma certificação para centros automotivos. Desenvolvida por uma técnica em mecânica, tem como objetivo garantir a transparência nos serviços e o atendimento de qualidade. Além de padronizar os processos, o projeto é ligado ao movimento HeForShe, da ONU Mulheres e tem como missão sensibilizar um mercado majoritariamente masculino.

Além de emitir os selos, a Oficina Amiga das Mulher capacita o público feminino por meio da produção e do compartilhamento de conteúdo. De acordo com Bárbara Brier, idealizadora do projeto, “as mulheres decidiram entender como os carros funcionam, não querem mais ser passadas para trás”.

oficina amiga da mulher

Bárbara é técnica em mecânica, trabalhou na indústria por mais de oito anos e também é uma mulher que dirige. Como profissional, encontrou alguns percalços e incentivos. Trabalhando no meio automobilístico, percebeu uma demanda importante: a transmissão de conhecimento técnico para o público feminino. Depois de ministrar cursos com esse propósito, foi apresentada a uma nova questão. As alunas e seguidoras precisavam de indicações de oficinas em todo o Brasil. Foi aí que nasceu a ideia de criar a certificação Oficina Amiga da Mulher.

Segundo Bárbara Brier, o essencial é que as mulheres se sintam seguras. “Elas precisam de estabelecimentos que passem tranquilidade. Ter garantia de que o serviço entregue tem valor, que a empresa escolhida investe em treinamento e infraestrutura”, diz. Difundir os conceitos de mecânica e igualdade é um compromisso.

Leila Vasconcelos, gestora de projetos do programa HeForShe BH explica que o interesse pela certificação foi imediato. “A iniciativa rompe as possíveis barreiras que a mulher poderia ter para atingir seu potencial. Eu, pessoalmente, tinha vergonha de levar o carro para uma mecânica e não saber explicar o que estava errado. Agora me sinto confortável para opinar e negociar”, comenta. Ela garante que a ideia de oferecer conhecimento para as mulheres e ensinar os profissionais a respeitá-las é enriquecedora.

Em Belo Horizonte, cidade origem do Oficina Amiga da Mulher, 10 oficinas se inscreveram. Outras, em São Paulo e Recife, também já deram início à contratação. Marco Túlio Starling, sócio-proprietário da THC Centro Automotivo, empresa com mais de 60 anos de mercado, afirma que trabalha para que seu negócio vire referência. Ele entendeu que, para conquistar esse posto, a THC precisava focar nas mulheres. “Cerca de 40% do meu público é feminino. Elas já representam quase metade dos atendimentos em concessionárias. Atendê-las bem é uma necessidade de mercado”, garante.

De acordo com Starling (foto), os funcionários e gestores da oficina entenderam a proposta, explicada com muito profissionalismo, e aderiram ao programa com entusiasmo.

oficina amiga da mulher

Como funciona

As oficinas preenchem uma ficha de inscrição e, se aprovadas, recebem uma consultoria administrativa. Com a metodologia alinhada e os funcionários cadastrados, começa a capacitação da mão-de-obra. São ministrados cursos (onlines e ou presenciais) para estabelecer o padrão de qualidade, diminuir as falhas e aumentar o rendimento. Em relação à questão de gênero, a certificação é inflexível. Todos os profissionais precisam assistir as palestras da ONU Mulheres, fazer um teste e firmar o comprometimento com o atendimento igualitário.

O processo para conseguir a certificação Oficina Amiga da Mulher dura aproximadamente dois meses e foi desenvolvido com o apoio de órgãos especializados, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Pernambuco (Sindirepa PE). Para criar um padrão nacional, mais de 150 critérios são avaliados com base em valores universais como transparência, confiabilidade, liderança e atendimento.

CONTINUIDADE A fiscalização dos centros automotivos continua depois da certificação. Durante os 12 meses em que o selo é válido, as usuárias podem reavaliar as oficinas, tirar dúvidas ou acrescentar sugestões.

HeForShe

Ou Eles por Elas é um Programa da ONU Mulheres pelo empoderamento feminino e igualdade de gênero.

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Fotos: Divulgação

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