Lexus aposentou retrovisores e instalou câmeras no lugar

É a primeira vez que um carro com a tecnologia chegará ao mercado - o Lexus ES será vendido no Japão a partir de outubro

Por AutoPapo12/09/18 às 19h45

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, aposentou retrovisores em seu novo ES 2019. No lugar deles, a japonesa instalou câmeras. É a primeira vez que um carro de produção faz a mudança, como reportou o Autoblog.

A novidade aparece apenas no mercado do Japão. As câmeras filmam os entornos do carro e transmitem as imagens para uma tela de cinco polegadas instalada no interior. As telas ficam na altura dos retrovisores, na base da coluna A.

É a primeira vez que um carro com a tecnologia chegará ao mercado - o Lexus ES que aposentou retrovisores será vendido no Japão a partir de outubro.

Tal configuração pode fazer as câmeras parecerem um tanto desnecessárias, já que a tela se encontra quase na mesma posição em que um espelho ficaria. De qualquer forma, a tecnologia é pioneira a nível global.

A razão por trás da escolha seria uma melhoria na resposta aerodinâmica do veículo. As câmeras podem ser menores do que um espelho, apesar de terem um formato semelhante ao de retrovisores comum. A simples redução de tamanho seria suficiente para diminuir a resistência contra o ar e reduzir o consumo de combustível.

Além disso, a Lexus afirma que aposentou retrovisores para, também, se livrar dos problemas com neve e chuva. As precipitações limitam, com frequência, a visibilidade através dos espelhos. Com as câmeras conectadas a uma tela no interior, isso não ocorreria.

Adicionalmente, os pequenos dispositivos reduziriam o ruído de atrito contra o ar. A montadora também desenvolveu um recurso onde a imagem nas telas é aumentada quando o motorista ativa a seta. Quando a ré é engatada, as câmeras também melhoram as imagens de acordo.

Uma das razões pela qual a nova tecnologia só vai aparecer no Japão é a legislação. Por enquanto, apenas algumas localidades permitem a circulação de carros sem retrovisores. A Europa está entre eles. O Lexus ES será lançado no Japão em outubro.

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Anônimos 1 de outubro de 2018

    Parece um dick

  • Heribaldo dos Santos Júnior 15 de setembro de 2018

    Muito bom esse carro , o Brasil deveria de apostar mais em carros híbridos

Deixe um comentário