Limpeza dos bicos injetores é necessária?
Em alguns casos, o serviço é, sim, recomendável. Porém, fazê-lo preventivamente em veículos que não têm problemas de funcionamento é pi-ca-re-ta-gem!
Em alguns casos, o serviço é, sim, recomendável. Porém, fazê-lo preventivamente em veículos que não têm problemas de funcionamento é pi-ca-re-ta-gem!
Uma dúvida recorrente entre os leitores do AutoPapo é se os bicos do sistema de injeção eletrônica de combustível, tecnicamente conhecidos como válvulas injetoras, devem passar por procedimento de limpeza: não e sim! Em determinadas situações, esse serviço pode ser necessário e surtir bons resultados. O que não existe é limpeza preventiva desses componentes. Não é raro muitas oficinas e até mesmo concessionárias ofereceram o serviço.
É o que explica o consultor técnico do Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), Ricardo Dilser. “A FCA recomenda a verificação dos bicos injetores, para saber se eles estão com o mesmo volume, se o jato está no padrão, etc. Em alguns casos, pode ser recomendável fazer a limpeza sim. Mas a avaliação tem que ser criteriosa. Se o carro está funcionando bem, se não está apresentando perda de potência ou elevação de consumo, não precisa mexer”, esclarece.
A resposta de Dilser coincide com a da Bosch, empresa do ramo de autopeças que produz diversos componentes do sistema de alimentação de combustível, inclusive as válvulas injetoras. “A limpeza do bico injetor poderá ser realizada quando o motor estiver funcionando irregularmente,” explica o chefe do Centro de Treinamento Automotivo, Diego Riquero Tournier, da empresa.
O especialista da Bosch enumera alguns indícios que podem apontar a necessidade do serviço de limpeza dos bicos. “Caso ocorra uma restrição de fluxo de combustível pelos injetores, os sintomas percebidos pelo motorista são: falhas em aceleração, aumento do consumo de combustível, oscilações de rotação, incremento dos níveis de poluição e, em situação extrema, pode acender a lâmpada de diagnóstico no painel do veículo indicando falha no sistema de alimentação de combustível,” adverte.
“O serviço de limpeza de válvula de injeção, uma prática comum no mercado, que é realizada utilizando uma máquina de ultrassom, tem a função de desobstruir os orifícios desses componentes. Em muitos casos, a limpeza possibilita recuperar algumas características funcionais das válvulas. Já em outras situações, em que o procedimento de limpeza não é suficiente para recuperar as condições do injetor, o mesmo deverá ser substituído”, acrescenta Tournier.
Dilser destaca que, geralmente, os problemas que exigem a limpeza dos bicos ocorrem em carros de alta quilometragem, com cerca de 100 mil quilômetros. Nesses casos, o consultor técnico da FCA também aponta a troca dos injetores como alternativa, especialmente em modelos com sistema do tipo indireto, que é o mais comum. “Com a popularização da injeção eletrônica e o início da produção de bicos no Brasil, a substituição não tem mais um preço doloroso”, pondera.
Caso surja alguma dúvida sobre quais serviços de manutenção preventiva devem ser executados no veículo, Dilser recomenda que o proprietário apele para uma medida simples: a consulta ao manual do proprietário. “O livreto traz uma tabela com todos os itens que devem ser verificados ou substituídos a cada quilometragem”, salienta o especialista da FCA.
“Os intervalos de inspeção e revisões nas válvulas de injeção, assim como em outros componentes do sistema, devem seguir as orientações do manual do fabricante do veículo,” afirma também Tournier, da Bosch.
Foto Shutterstock | Reprodução
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Tenho um c4 pallas flex manual ano 2010 2.0 16v.estou percebendo que ele está consumindo um pouco a mais que o normal. Velas trocadas.filtro todos trocado..map..sensor de rotação novo….só não fui trocado a sonda lambda e limpeza nos bicos envelopes….alguém tem alguma dica pra mim..grato..
Não acho o serviço picaretagem, se você pede uma revisão ele vai querer olhar a maior parte dos componentes, vai tirar o bico e fazer o teste nele com a máquina… Esse é o serviço principal e não a limpeza na Cuba em si. É altamente recomendável verificar os bicos de tempos em tempos. Não é raro carro que o bloco quebre por conta de bico injetor “pingando”, especialmente carros turbo.
Os anéis dos bicos ressecam com cerca de 5 anos de uso.
Quem anda em trechos curtos tem mais chance ainda de algum problema.
É um serviço barato, aqui custa 70 reais, dá pra fazer de tempos em tempos não só pela limpeza mas pelo teste do bico.
Meu carro com 33 mil km estava com uma pequena falha depois de passar em lombadas, tinha que dar uma aceleradinha a mais… Usei sempre gasolina aditivada de qualidade (GRID) e a cada 10 mil km aditivo de qualidade (stp/tirreno) mas como ando em trechos curtos é mais difícil limpar o bico de forma eficiente, achei que fosse até o câmbio do carro e o mecânico sugeriu a limpeza de bico, eu era contra pois achava que não tinha como precisar a limpeza pelo fato de usar só gasolina aditivada.
Fez a limpeza como cortesia e me explicou o processo, o resultado é que a falha sumiu e o carro ficou bem mais suave. Senti uma boa melhora nas acelerações e até melhorou as trocas de marcha (um bico tinha um certo delay pra abrir por conta da sujeira e após acelerar gotejava um pouco, como que a sujeira estivesse absorvendo combustível e depois liberando). Também notei que o cheiro de combustível ao ligar o carro frio diminuiu 90%.
Fiquei muito satisfeito e passei a ver o serviço com outros olhos, vou realizar a cada 2 anos junto com a troca do fluido de freio e a revisão do carro em si.
Tenho um fox 2015 1.0 coloquei uma gasolina batizada o carro não ligava, troquei a gasolina por uma aditivada o carro voltou a funcionar. Seria bom fazer a tal da limpeza sos bicos nesse caso?
Tenho um Tempra ano 98 so coloco gasolina aditivada o carro fica mais economico um dos melhores carros que a fiat fabricou e uma maquina queria saber a opinião de vcs do tempra apesar de ja ser bem antigo
Tenho sempre preferência pelo combustível gasolina, porque já sei que existe uma porcentagem de 30% de etanol misturado com a gasolina sem contar com alguns postos que acabam exagerando e aumentam um percentual maior na mistura, e principalmente no inverno fica mais complicado dar a primeira partida de manhã com combustível álcool, além de ser mais corrosivo e o atrito das peças ser maior e exigir manutenção das peças mais constante, diferente da gasolina que por ser derivado de petróleo ajuda a manter mais lubrificado o motor evitando desgastes precoces e o motor trabalha melhor fazendo uma maior quilometragem.
faz sntido o q vc falou mas meu mecanico pediu pra por alcool. pq sera?
Porque o etanol nao suja o oleo assim evitando borras de oleo no motor o que entope o motor e causa falta de lubrificação e assim aquelas famosa batidas de tuchos e valvulas.
Tenho um Fox 2013 1.6 abasteci durante dois somente no álcool. E depois desse período abasteci com gasolina botei 35 litros aditivada e, voltei a abastecer com o álcool. A única diferença que percebi que o carro foi mais econômico com a gasolina, fez 440 km/35 litros gasolina, um detalhe rodei somente em cidade! – resumindo: Tanto no álcool ou gasolina o motor não teve nenhum problema de falhar, problema de partida, problema de perca de força ou coisa parecida. Entendo o que faz a durabilidade do motor e principalmente a primeira partida logo de manhã deixar ligado por 10 minutos, isso está fazendo uma diferença grande. – o fox 2013 já está com 140.000 mil/km e super econômico…vale a pena perder 10 minutos de manhã ou na primeira partida e ter uma longa durabilidade do motor. (estou há cincos anos com o carro)
#ficaadeixa
O álcool ajuda na limpeza dos novos Mas não use com frequência pois Rebeca os bicos
MEU FORD FIESTA 2010 62,MIL KILOMETRO NUNCA FIZ NADA PORK NÃO APRESENTA DEFEITO NEM REVISÃO .ESTOU CERTO OU ERRADO.
carro bom dessa volks e fusca! pois tenho up mpi2015 e a droga nao sai da oficina trocando bobinas…lixo no Brasil…que venha KiaRio pra mim sair dessa porcaria chamada Volksvagen bicheiras no comercio daqui lixoooooooooo…
Gostaria de uma opinião, tenho um Fiat Palio Weekend Adventure 1.8 16 V Duoligic esta com 90.000 km. A Luz do painel acende (injeção) indicando problema no motor. Fica fazendo força para trocar de marcha, e logo em seguida ajusta sozinho e apaga a informação. SE colocar na marcha manual anda uns 3 Km ele volta ao normal. Acontece várias vezes. Este carro esta na garantia, você acha que é limpeza de bico, ou alguma coisa como parafuso borboleta que esta com problema ? EStou colocando gasolina aditiva (Petrobrás) a 20 dias, mas o problema ainda esta acontecendo.
No minimo precisa de uma limpeza de bicos
Se for cambio automático, e melhor vc passar em uma loja que troca óleo do câmbio e verifica se o óleo está vencido ou filtro sujo isso e as trocas de manchas automatica demorando pra trocar, agora sua luz do painel da injeção acesa, seu carro deve estar com pressão de combustível pouca, isso pode ser filtro sujo, bomba de injeção alguma anomalia na injeção do seu veículo, procure imediatamente uma oficia de sua confiança e faça o reparo senão vc pode ficar na mão qualquer hora
Sou dono de um palio 2007
Quando subo uma Rua bem inclime com a primeira march percebo que o carro faz um barulho extremante exagerado. Gostaria de saber se isso pode ser sujeira ou danos nos picos injetores?
Amigo, talvez precisa levantar seu automóvel em um elevador e verificar o sistema de suspensão pelo barulho que vc esta tendo no seu veículo, podemos também pedir pra vc verificar o sistema de fricção do seu veiculo
Q bom q existe vcs especialistas. Pq oh Brasil de picaretas! Não tem mecânicos cem por cento honestos ou q de fato tem conhecimento profundo.
Nem me fale… levei num mecânico certa, que parecia extremamente honesto e profissional. Só parecia… dois dias depois levei em um outro e descobri que o mecânico anterior tinha estratagado de propósito os bicos injetores de gasolina do meu carro, sendo que era só para fazer uma pequena limpeza. Saí no prejuízo e tive que mandar trocar todos os bicos 🙁 foi ingenuidade da minha parte, pois na verdade nem de limpeza estava precisando ainda. Fiquei puto de raiva!
Prezados,
Em verdade o Brasil é um dos poucos países que ainda usa gasolina sem aditivação… é sabido que ela mantém sempre limpo todo o sistema de alimentação, em escecial os bicos injetores.
Assim, quem tem bom senso sempre irá usar gasolina aditivada ao invés de gasolina comum sem aditivação de limpeza (detergentes e dispensantes). Pois o barato sempre sai mais caro, ter que arcar com limpeza de bicos em caso de falhas de funcionamento do motor ou pior… ter que trocar os bicos, melhor previnir do que remediar.
Fui trocar os pneus do meu carro e fui informado que as rodas do meu carro. A solução que oferecida pelo mecânico foi dar um passe nas rodas, teria que mexer também na cambagem… Isto é seguro e correto? Não fragiliza as rodas? Resolvi não aceitar e apenas troquei os pneus e foram feitos os alinhamentos. Acontece que agora o não está muito bom …Devo realmente fazer a cambagem?
Antes de levar seu automóvel em qualquer profissional, fim de esquina ,recomendo que procure um mecânico de sua confiança
Com esse aumento nos combustíveis, surgiu o hidrogênio. É confiável fazer a adaptação no meu veículo?
Olá, gostaria de saber se o Renault Megane, virá para o Brasil no próximo ano.
Atualmente a Renault está sem nenhum sedan médio, ela continuará assim?
Aguardando retorno
Agradeço
José Roberto Madrigrano
Não virá, pois não vende nada aqui.