Linha 2021 da Toro elimina motor 2.4, mas mantém versão Ultra
Retirada da motorização 2.4 do mercado indica que chegada do novo 1.3 turbo está próxima; por enquanto, há apenas o 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel
Retirada da motorização 2.4 do mercado indica que chegada do novo 1.3 turbo está próxima; por enquanto, há apenas o 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel
A Fiat lançou a linha 2021 de sua picape médio compacta sem qualquer modificação técnica. Há apenas uma novidade, que certamente não vai agradar a todos: o motor 2.4, que nos últimos tempos era disponibilizado apenas na versão Volcano, deixou de ser oferecido. Por outro lado, a Toro Ultra, lançada no fim de 2019 como opção mais luxuosa da gama, segue em produção.
VEJA TAMBÉM:
No fim das contas, a Toro continua sendo disponibilizada em cinco versões de acabamento: Endurance, Freendon, Volcano, Ranch e Ultra. Porém, com apenas duas opções de motor: 1.8 flex (potência de 135 cv com gasolina e de 139 cv com etanol; torque de 18,8 kgfm com o primeiro combustível e de 19,3 kgfm com o segundo, respectivamente) ou 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm).
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Fiat, que confirmou a retirada do motor 2.4 do catálogo. Como é de praxe, a chegada da linha do próximo ano veio acompanhada de reajuste de preços. Em média, a picape ficou cerca de 3% mais cara. Confira os valores de toda a linha 2021:
Versão | Preço |
---|---|
Fiat Toro Endurance 1.8 mt5 2021 | R$ 99.990 |
Fiat Toro Endurance 1.8 at6 2021 | R$ 105.990 |
Fiat Toro Toro Freedom 1.8 at6 2021 | R$ 117.990 |
Fiat Toro Endurance 2.0 at9 4×4 2021 | R$ 137.990 |
Fiat Toro Freedom 2.0 at9 4×4 2021 | R$ 149.990 |
Fiat Toro Volcano 2.0 at9 4×4 2021 | R$ 162.990 |
Fiat Toro Ranch 2.0 at9 4×4 2021 | R$ 169.990 |
Fiat Toro Ultra 2.0 at9 4×4 2021 | R$ 171.990 |
A retirada do motor 2.4 da linha Toro é consequência do desenvolvimento dos novos motores FireFly turbo. Previstos inicialmente para o último trimestre deste ano, esses propulsores ficaram para o primeiro semestre de 2021.. Além da sobrealimentação, eles terão quatro válvulas por cilindro com comando variável Multiair e injeção direta de combustível.
No caso da Toro, o novo motor ofertado será 1.3 turbo. Os números de potência e torque ainda não foram revelados, mas espera-se que ambas as grandezas sejam superiores à do 2.4, que desenvolvia até 186 cv e 24,9 kgfm. Esse motor também equipará os SUVs nacionais da Jeep, Renegade e Compass. Já o novo 1.0 FireFly turbo vai mover outros modelos Fiat, entre os quais Argo e Cronos.
Ainda não há certeza sobre o posicionamento do novo motor turbo na gama. Contudo, a tendência é que ele ocupe a lacuna deixada pelo 2.4. Se isso ocorrer, o 1.8 seguirá da versão de entrada Endurance até a intermediária Freedom. Daí até a top de linha Ultra, a Toro será ofertada com o 1.3 FireFly. Paralelamente, o turbodiesel deve continuar disponível para todas as configurações.
Foto Fiat | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |