Os quebra-molas já deveriam ter sido eliminados há muito tempo
Colocadas em locais perigosos, sem respeitarem as especificações do Contran, as lombadas deveriam ser abolidas das nossas ruas e estradas
Colocadas em locais perigosos, sem respeitarem as especificações do Contran, as lombadas deveriam ser abolidas das nossas ruas e estradas
Quebra-molas ou “quebra-carros”? É cada lombada em local errado, fora das especificações corretas e o pior: a conta fica para os motoristas.
[TRANSCRIÇÃO]
Um dos maiores absurdos nas nossas ruas e rodovias são essas lombadas. Aliás, outro dia o presidente Bolsonaro protestou contra as lombadas eletrônicas. Tudo bem, a maioria delas está aí pra fatura, é a famosa indústria da multa.
Mas além das lombadas eletrônicas, ele devia prestar atenção também nessas lombadas que a gente chama de quebra- molas que o pessoal coloca de qualquer jeito no asfalto, sem o menor respeito à regulamentação que existe do Contran para elas.
Elas têm uma altura máxima, têm uma largura mínima pra não ser um “quebra-carro” em vez de ser um quebra- mola. E mais, elas são colocadas em locais proibidos, onde passa ônibus, por exemplo.
Além disso, não se coloca uma sinalização há tantos metros antes, e logo ao lado do quebra-molas. E também, eles não são pintados em amarelo ou preto e amarelo como exige a regulamentação. Na verdade, lombada não deveria ter de jeito nenhum. Por quê?
Faça a conta: cada motorista que freia e acelere, passa marcha quando chega nessa lombada está aumentando o consumo, aumentando emissões.
Ou seja, lombada do tipo quebra-mola já deveria ter sido eliminada há muito tempo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
ONDE DENUNCIAR?
Em Palhoça, Santa Catarina, se transformou na capital das lombadas e passarelas elevadas. É um absurdo a quantidade que existe e que estão sendo instaladas o tempo todo.São lombadas em curvas, em aclive, declive, próximo de cruzamentos, antes de rotatórias, em ruas sem saída, em locais totalmente sem sentido, etc. A grande maioria sem sinalização e totalmente fora dos padrões do CONTRAN. Lombadas, quebra-molas, passarelas elevadas devem ser exceção, mas aqui, é regra. Muito triste, pois todos devemos respeitar a a lei e porque o própria administração pública não acata o que a lei determina? Um absurdo de desperdício de dinheiro público, improbidade administrativa, pois
E o que dizer da minha cidade, Votorantim-SP. Que além de ter lombadas fora do padrão, tem até lombada em semáforo.
Oi, também sou da cidade, a qual rua você estaria se referindo?
Concordo plenamente com essa reportagem sou motorista carreteiro e seu bem o que é isso. Gostaria muito que essa situação dos quebra-molas fosse revisto pelo CONTRAN