Os 10 carros mais vendidos no Brasil em 2002: o que mudou no mercado?
O mercado brasileiro mudou muito nos últimos 15 anos; relembramos o ranking dos modelos mais emplacados do Brasil em 2002
O mercado brasileiro mudou muito nos últimos 15 anos; relembramos o ranking dos modelos mais emplacados do Brasil em 2002
O mercado brasileiro de automóveis mudou muito nos últimos 15 anos. Muitos modelos saíram de linha, outros foram completamente renovados. Para termos um panorama da preferência dos consumidores em 2002, relembramos hoje os carros mais vendidos no Brasil naquele ano, de acordo com ranking da Fenabrave, entidade que congrega as concessionárias do país.
VEJA TAMBÉM:
Em 2002, o Gol completava 15 anos de liderança entre os mais vendidos no Brasil, com 208,3 mil unidades emplacadas. Ele ainda permaneceu no primeiro lugar por outros 11 anos, mas, em 2014, foi destronado pelo Fiat Palio. Em 2017, o Gol foi o quarto modelo mais vendido no país, com 73.919 emplacamentos.
O Corsa chegou ao mercado em 1994 e causou um frenesi. Ele impressionou pela modernidade que tinha para a época: a Chevrolet alegava que havia apenas um ano de defasagem em relação à geração vendida na Europa. Por isso, o Corsa chegou a ser vendido com ágio nas concessionárias da marca. Em 2002, o modelo ganhou uma nova geração e ficou em segundo no ranking de vendas no Brasil, com 131.749 carros vendidos.
Em 2002, o Palio já havia passado por sua primeira reestilização e emplacou 130.814 unidades. Como dissemos, ele chegou a liderar o mercado em 2014, mas perdeu o topo do pódio para o Chevrolet Onix no ano seguinte. O Palio saiu de linha no fim do ano passado, com a chegada do Argo.
O projeto do Celta foi desenvolvido no Brasil – ele era denominado Arara Azul – e o modelo foi lançado em 2000. Ficou em produção até 2015, quando foi substituído por versões de entrada do Onix, o mais vendido no Brasil desde 2015. Passou por uma reestilização e teve uma variação sedã, o Prisma. Em 2002, o Celta teve 105.440 emplacamentos.
Em 2002, quando teve 96.825 unidades comercializadas no país, o Uno ainda estava em sua primeira geração, que ficou em produção por aqui entre 1983 e 2014. Inclusive, ele coexistiu com o chamado Novo Uno, lançado em 2010 e que continua no mercado.
Se hoje o Fiesta não vive os seus melhores dias no mercado brasileiro, ele já esteve entre os mais vendidos no Brasil em 2002, quando a Ford emplacou 66.926 unidades do modelo. Neste ano, ele ganhou novo visual e passou a ser equipado com motor Rocam. Houve ainda uma versão 1.0 com compressor mecânico, o Supercharger, que rendia 95 cv, mas que esbarrou na baixa aceitação por parte dos consumidores.
Após um fim de vida em 2016 com vendas raquíticas, o Clio teve sua produção suspensa naquele ano. As últimas unidades foram vendidas em 2017. Mas, 15 anos antes, o compacto francês conseguiu figurar entre os 10 carros mais vendidos do Brasil, com 39.743 unidades emplacadas. O Clio passou por apenas duas reestilizações em todo o tempo que foi produzido por aqui.
Quem diria que as marcas francesas já tiveram grande volume de vendas no Brasil. O 206 foi o maior sucesso da Peugeot por aqui. O compacto agradava principalmente pelo seu desenho arrojado. Ele teve 39.166 unidades comercializadas em 2002. Em 2008, passou por um facelift, mas a marca francesa forçou a barra e o rebatizou como 207.
O Astra chegou ao Brasil importado da Bélgica em 1995, mas não chamou a atenção do mercado. A situação começou a mudar quando ele ganhou uma nova geração e passou a ser produzido no país, em 1998. Em 2002, a Chevrolet vendeu 36.735 unidades no Brasil. No ano seguinte, o modelo passou por uma reestilização e ganhou o visual que permaneceu até o fim da sua produção, em 2011.
Versão sedã do Palio, o Siena teve uma vida difícil até 2001, quando passou pela primeira reestilização e a aceitação dos consumidores melhorou. No ano seguinte, ele se tornou um dos carros mais vendidos no Brasil, em 10° lugar, com 31.604 unidades.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pra mim o mais vendido foi a bicicleta de 10 marchas e automática enconomia total e prática e segura .e além disso vc ainda dá um toque nos culus
De lá para cá, os sedãs e motorização 1.6 ganharam bastante espaço e preferência do consumidor brasileiro.
Os hatchs dominavam!
Uma pequena correção: no subtítulo está 2012.
Devidamente corrigido, Franco. Muito obrigado pelo toque!
Um abraço,
Equipe AutoPapo