Apagar luz do ABS ou do airbag é malandragem criminosa
Para driblar o elevado custo de reparo do ABS e air bags, o dono do carro (ou a loja) pode recorrer a uma perigosa maracutaia
Para driblar o elevado custo de reparo do ABS e air bags, o dono do carro (ou a loja) pode recorrer a uma perigosa maracutaia
Muito pior que adulterar hodômetro é a prática criminosa de oficinas e alguns lojistas na eventualidade da luz de alerta no painel indicando problema no funcionamento dos freios ABS e airbags: eles simplesmente a apagam sem resolver o problema. E qual a consequência disso? Eu explico!
Ambos os sistemas contam com luzes de alerta no painel, que se acendem quando o motorista liga o carro e se apagam segundos depois. Ao se acenderem, demonstram não estarem queimadas nem com mau contato.
Ao se apagarem, indicam não haver problema nos airbags nem nos freios ABS. Cabe ao motorista verificar, ao ligar o carro, o acender e apagar destas luzes.
VEJA TAMBÉM:
Quando ocorre um defeito no freio ABS, sua lâmpada de alerta se acende no painel e o computador da oficina acusa a origem do problema.
Pode ser simples, de origem elétrica, ou de algum sensor que passa as informações para o sistema eletrônico ou ainda da bomba hidráulica que aumenta a pressão do circuito. Ou defeito nenhum: basta desligar e ligar a chave para o sistema se “resetar” e a lâmpada não se acende mais.
No caso de alerta do airbag que não foi acionado num impacto, o problema pode ser semelhante ao do ABS: mau contato ou falha no dispositivo de acionamento. Mas, se a bolsa foi inflada num acidente, ela deve ser substituída, pois não existe possibilidade de reutilização.
O custo para o reparo do airbag e do ABS pode, portanto, ser muito elevado. No caso do airbag inflado num carro não coberto pelo seguro, a conta chega pesada no bolso do dono. Que, com frequência, não autoriza a substituição, pois “vou é vender o carro”.
A oficina, tão malandra quanto ele, simplesmente fecha a tampa para não se perceber a ausência da bolsa. E desliga a luz de alerta.
No caso do ABS, a mesma malandragem: deixa o sistema inoperante e desliga a lâmpada do painel. Vale lembrar que os freios do carro continuam funcionando normalmente, pois o ABS só atua em situação de emergência.
Existe uma receita simplória para se enganar o freguês: para que a luz de alerta se acenda mesmo com defeito no ABS ou sem airbag nenhum no alojamento, a lâmpada é conectada ao sistema operante. Ou seja, o problema é no airbag? Liga-se sua lâmpada ao sistema ABS. E vice-versa.
Quando o motorista liga o carro, ambas as lâmpadas se acendem e apagam, mas não existe a bolsa do airbag. Ou o ABS está inoperante. Passa uma falsa impressão de que ambos os sistemas estão em ordem. Mas, às vezes, nenhum deles funciona.
A malandragem pode ter sido autorizada pelo dono do carro. Ou pela loja que o recebeu em troca por um valor abaixo da tabela (devido ao problema) e o corrigiu de forma criminosa.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sr. Boris
Malandragem é dos fabricantes, programa para aos 100 mil acender a luz.
No caso de airbag trocar é caríssimo, é venda casada.
Você tem muito dinheiro e troca o seu carro antes.
É fácil de saber estas falcatruas, indo em uma boa Oficina antes de fechar o negocio com o carro e pedir para escanear todos os módulos existentes no veiculo ( tradicional passar o Scanner) vai aparecer os módulos que por ventura estejam com problemas, pois a mudança da luz de advertência do ABS ou Airbags não apaga código de falhas a falha vai estar lá
Que sinistro isso! E como analisar se não há air bag?
No caso do ABS, imagino que seja mais difícil dar defeito, não?
Só dá uma porrada no poste e ver se vai acionar, rsrsrs estou brincando amigo, na verdade é só levar em um mecânico de confiança ou vc mesmo percebi até mesmo na buzina pois ela fica mais dura quando está com a bolsa…
Absurdo esta pratica criminosa.
Sucesso na nova empreitada Boris.