Manutenção do carro: olho vivo nas oficinas desonestas
"Além dos custos exagerados da manutenção corretiva, você pode estar sendo enganado com produtos e serviços desnecessários na preventiva"
"Além dos custos exagerados da manutenção corretiva, você pode estar sendo enganado com produtos e serviços desnecessários na preventiva"
As pastilhas de freio do seu carro vão se gastando, gastando…. mas você só leva o carro à oficina quando aparece um rangido ao apertar o pedal de freio. E aí já era. Ou melhor, os discos de freio “já eram” e o custo do reparo dobra. Este é o exemplo típico da manutenção preventiva (ou periódica) não realizada por desleixo do dono do carro. Que acaba pagando caro pelo reparo evitável.
Porém, outro cuidado é que, além dos custos exagerados da manutenção corretiva, você pode estar sendo enganado com produtos e serviços desnecessários na preventiva. É a tal da ‘empurroterapia’ praticada por algumas concessionárias, oficinas, casas de peças e mecânicos que alegam ter que trocar o que ainda iria durar milhares de quilômetros. Assista ao vídeo!
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Existem prazos intocáveis a serem respeitados e o do óleo do motor é um deles. Quando se completam 12 meses ou 10mil km ele tem que ser substituído, sem discussão. Vale a pena consultar o manual da fábrica para verificar estes prazos.
Mas existem alguns componentes sem prazo fixo para substituição. Que dependem das condições de uso, da qualidade e da manutenção correta do carro. Comentei recentemente, que algumas fábricas de amortecedores andaram sugerindo trocá-los aos 40 mil km.
E a Monroe, uma delas, até recebeu meus cumprimentos ao retirar esta recomendação de seu site. A empresa deu as mãos à palmatória e reconheceu que amortecedor pode quebrar aos 1.000 km, como também durar mais de 100 mil km.
Ele pode estar novo em folha mas o carro passa numa dessas enormes crateras asfálticas e ele se danifica. Também se o carro rodar sempre em estrada de terra, esburacada, com excesso de peso, pode também reduzir a vida útil do amortecedor.
Mas se o automóvel é utilizado sempre no excelente asfalto das estradas do interior de São Paulo ou em Brasília (tapete asfáltico), o amortecedor pode durar além dos 100 mil km. Trocá-los antes é jogar dinheiro no lixo. O importante é revisá-los sempre aos 10.000 km para verificar suas condições.
É por isso que tanto a manutenção corretiva como a preventiva podem custar mais. A primeira pelo desleixo do dono. A segunda pela desonestidade do reparador. Que costuma sugerir limpeza dos bicos injetores que estão limpos. Lubrificar suspensão que não se lubrifica. Balancear rodas balanceadas. E vai por aí…
Embora a maioria das oficinas seja honesta, é preciso ficar de olho em alguns mecânicos que vestem a camisa, calça e cuecas de algumas fábricas de componentes de reposição. E forçam sua venda.
Tentam fazer valer seu (pretenso) conhecimento técnico junto ao cliente que nada entende de mecânica para praticar a famosa “empurroterapia”. E tome amortecedor, aditivo de óleo, higienizador e outras desnecessidades para aumentar seu faturamento às custas do desconhecimento do freguês.
Com sua pose de superior autoridade, ainda têm a ousadia de criticar quem, como eu, expõe publicamente sua conduta desprovida de qualquer ética.
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Minha filha levou o new fiesta 2015 dela para trocar os pneus, no auto center, trocaram 4 amortecedor, bieletas,pastilhas de freio, curbo da roda, kit de amortecedor, e enfiaram a faca 9200 reais. Se aproveitaram dela que não entende nada de carros.
Em Taubaté oque tem mecânico desonesto não escrito,
interessante, acho que vai além da pura malandragem, acho que é ignorância mesmo. tenho carros antigos e antes de eu mesmo me resolver sozinho, estudei muito, apanhei muito da pratica e, mas hoje estou livre de mecânicos, ainda mais os mais idosos que acreditam que a pratica doida dia sem estudo lhe garantiram uma aura de deuses imortais dos motores. pura tolice, todo profissional deveria estudar e muito e passar para a pratica, como qualquer profissão, porem quando a ignorância impera, só resta ao pai montar uma oficina para o filho dar “alguma coisa na vida”… e da mesmo, da muita dor de cabeça de tolos que confiam nestes embustes… ai o dinheiro começa a entrar, sem tem meia dúzia de puxa saco e o cara ta feito…entao ele pensa: poxa , sou um boçal e mesmo assim vem gente me procurar, vou ganhar grana”…ai, sim vem a desonestidade, agora encontro de carro antigo chik tambem tem desonestidade, onde o organizador do evento entrega premio para ele mesmo e faz cara de surpresa… ou seja… o rico estudado é ganancioso, o pobre sem estudo é ganancioso….. melhor é sumir de velhos mecânicos safados e da elite podre que organiza showzinho de carro para passar pano para a elite mais podre de outros estados… e a placa preta???vai voltar pra continuar a dar rios de dinheiros facil pra cambada? triste…infelizmente enquanto existir otario pra dar dinhero pra desonesto…. é isto
Está aí uma pergunta que aflige a muitos proprietários de veículos:
E agora, pra onde eu levo o carro???
Muitas vezes, o não conhecimento de um mecânico ou oficina de referência, alimenta dúvidas e inseguranças que acabam por adiar tantas verificações e manutenções necessárias.
Nesta era da internet, um buscador com base em referências e avaliações idôneas seria muito bem vindo.
Já existe(m)????. Então que seja(m) divulgado(s)!