O Lamborghini do craque perdeu o controle após um pneu estourar, trazendo a tona a importância de cuidar desse equipamento
O jogador português Diogo Jota e seu irmão André Silva morreram em um acidente de carro na Espanha nessa quinta (3). Eles viajavam em um Lamborghini Huracán, que saiu da pista após um pneu estourar durante uma ultrapassagem.
Esse infortúnio levanta um alerta sobre os cuidados que devemos ter com os pneus do carro antes de pegar a estrada. Pois falhas simples podem resultar em tragédias.
VEJA TAMBÉM:
Cuidar bem dos pneus de seu carro e ter tudo relacionado a ele em ordem é sempre necessário. Na estrada é ainda mais importante esses cuidados, já que as velocidades mais altas aumentam os ricos em caso de falhas.
Por isso, é recomendável tomar alguns cuidados e realizar checagens antes de viajar. E se trata de cuidados relativamente simples, alguns podem ser feitos em casa.
Em primeiro lugar, calibre os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante. Isso deve ser feito com eles ainda frios, em um posto perto de casa — se tiver um compressor para uso pessoal é ainda melhor.
Após alguns quilômetros os pneus esquentam e o ar dentro deles expande, isso dificulta a calibragem de forma precisa. Na maioria dos carros existem pressões diferentes para serem usadas com o carro cheio.
Pneus de carros de corrida possuem banda de rodagem lisa, sem sulcos, para aumentar a área de contato e a aderência. Mas um pneu comum desgastado, chamado de “careca”, não foi feito para funcionar assim.
Um pneu de rua nesse estado entrega menos aderência, é perigoso na chuva e está mais suscetível a furos. Além disso, é uma infração grave rodar assim, somando 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23.
Com o tempo, a borracha dos pneus resseca e degrada, perdendo suas características originais. Na rodovia isso impacta em menor aderência, seja em pisos secos, seja nos molhados.
Na estrada podem ocorrer imprevistos, que exigem manobras rápidas para desviar de algum obstáculo ou realizar frenagens de emergência. Com um pneu velho será mais difícil fazer isso.
Esses efeitos começam a ocorrer por volta de cinco anos de uso, podendo variar conforme o clima. Se você for pegar estrada e seu carro está com pneus velhos, mesmo que ainda possua boa profundidade nos sulcos, é melhor trocar por um jogo novo.
Pneus velhos também são mais suscetíveis a furos ou a estourar. Eles também podem deslocar, fenômeno que ocorre quando a carcaça descola da banda de rodagem.
O ator Paul Walker, que estrelou a franquia Velozes e Furiosos, morreu em 2013 em um acidente. Ele estava de passageiro em um Porsche Carrera GT pilotado por um amigo.
O carro ainda estava com os pneus originais de fábrica, de 2005. O estado da borracha causou a perda de controle em alta velocidade, que resultou no acidente.
A Porsche em conjunto com a Michelin desenvolveram um pneu novo para o Carrera GT em 2024. A marca alemã o instalou em todos os carros produzidos de forma gratuita para evitar esse tipo de problema.
Se você não pode comprar quatro pneus novos antes de viajar e só conseguiu comprar um par, onde é melhor colocar? A resposta é simples: os novos vão sempre no eixo traseiro.
Quando a traseira perde aderência é mais difícil de controlar e faz o carro rodar. Com pneus mais velhos na dianteira, a correção em casos de subesterço é apenas aliviar o acelerador.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |