Geralmente os problemas relacionados ao marcador de combustível estão nos itens que ficam dentro do tanque, mas eles podem estar em outras partes também
O marcador de combustível é uma ferramenta bastante visível no painel de instrumentos de um automóvel. Nos mais antigos bem destacados pelo ponteiro, e nos mais atuais geralmente com barrinhas que vão sumindo ao longo dos quilômetros, este é um item que tem que estar funcionando bem, caso contrário o condutor pode ficar na mão. Mas como saber se este item está com defeito?
VEJA TAMBÉM:
Ao ligar o carro é comum que o marcador de combustível se movimente do início até onde o sensor marca o combustível. Para alguns veículos de ponteiros, também é comum que eles se movimentem até o ponto que indica tanque cheio e depois retorne até onde está o combustível no tanque.
Se o ponteiro do combustível estiver demorando para subir após um abastecimento ou também descendo de forma irregular enquanto o automóvel estiver rodando e o combustível sendo queimado, podem ser estes os sinais de problemas.
Após identificar o defeito no marcador, seja que ele não esteja marcando nada de combustível ou porque está marcando errado, existe um item que é culpado quase 100% das vezes. A boia de combustível.
A boia é a responsável por manter o sensor que mede o nível do combustível boiando. Se ela estiver com algum problema pode afundar, assim o nível do marcador de combustível estará sempre baixo no painel do carro. Este é o defeito mais comum se tratando de problemas no medidor de combustível.
Além de estar furada e afundando, essa boia também pode simplesmente estar presa em algum ponto do tanque, fazendo novamente uma aferição errada.
Além da boia, o sensor de nível, responsável por indicar a quantidade de combustível, pode estar queimado. Neste caso, ele deve ser substituído.
Se não for nenhuma das opções acima, dentro do tanque a boia e o sensor são ligados por cabos e fios que se estiverem com algum problema a comunicação dos materiais pode falhar.
Caso o problema no marcador de combustível não esteja dentro do tanque, ele pode estar no painel. É importante verificar se está tudo certo com ele também.
Por fim, este é o mais fácil de ser identificado. O marcador só aponta o que tem nele e se o problema for a falta de combustível, não terá o que aferir. É importante verificar furos e marcas no chão da garagem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Muito bom obg