Marcador de combustível: confira os defeitos mais comuns
Geralmente os problemas relacionados ao marcador de combustível estão nos itens que ficam dentro do tanque, mas eles podem estar em outras partes também
Geralmente os problemas relacionados ao marcador de combustível estão nos itens que ficam dentro do tanque, mas eles podem estar em outras partes também
O marcador de combustível é uma ferramenta bastante visível no painel de instrumentos de um automóvel. Nos mais antigos bem destacados pelo ponteiro, e nos mais atuais geralmente com barrinhas que vão sumindo ao longo dos quilômetros, este é um item que tem que estar funcionando bem, caso contrário o condutor pode ficar na mão. Mas como saber se este item está com defeito?
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Ao ligar o carro é comum que o marcador de combustível se movimente do início até onde o sensor marca o combustível. Para alguns veículos de ponteiros, também é comum que eles se movimentem até o ponto que indica tanque cheio e depois retorne até onde está o combustível no tanque.
Se o ponteiro do combustível estiver demorando para subir após um abastecimento ou também descendo de forma irregular enquanto o automóvel estiver rodando e o combustível sendo queimado, podem ser estes os sinais de problemas.
Após identificar o defeito no marcador, seja que ele não esteja marcando nada de combustível ou porque está marcando errado, existe um item que é culpado quase 100% das vezes. A boia de combustível.
A boia é a responsável por manter o sensor que mede o nível do combustível boiando. Se ela estiver com algum problema pode afundar, assim o nível do marcador de combustível estará sempre baixo no painel do carro. Este é o defeito mais comum se tratando de problemas no medidor de combustível.
Além de estar furada e afundando, essa boia também pode simplesmente estar presa em algum ponto do tanque, fazendo novamente uma aferição errada.
Além da boia, o sensor de nível, responsável por indicar a quantidade de combustível, pode estar queimado. Neste caso, ele deve ser substituído.
Se não for nenhuma das opções acima, dentro do tanque a boia e o sensor são ligados por cabos e fios que se estiverem com algum problema a comunicação dos materiais pode falhar.
Caso o problema no marcador de combustível não esteja dentro do tanque, ele pode estar no painel. É importante verificar se está tudo certo com ele também.
Por fim, este é o mais fácil de ser identificado. O marcador só aponta o que tem nele e se o problema for a falta de combustível, não terá o que aferir. É importante verificar furos e marcas no chão da garagem.
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