Rodar com o combustível no finalzinho pode queimar a bomba?

Dirigir até quase o combustível se esgotar no tanque pode trazer uma complicação, mas será que detona a bomba?

Por BORIS FELDMAN07/07/18 às 07h30

Rodar com o tanque na reserva costuma levantar a velha questão se isso pode prejudicar a bomba de combustível. Afinal, o que ocorre de verdade?

[TRANSCRIÇÃO]

É verdade ou é mentira que usar o tanque de combustível até o finalzinho prejudica o carro? Não, não prejudica em nada. Muita gente diz: “quando chega em um quarto do tanque eu volto abastecer imediatamente, porque dizem que a bomba elétrica pode se queimar pela falta de refrigeração do líquido em volta dela.” O que não é verdade, a bomba só vai se queimar se ela aspirar ar, se acabar completamente o combustível no tanque, exatamente como a bomba d’água da casa da gente.

O problema de se gastar o combustível, gasolina ou etanol, até o finalzinho é aspirar aquelas sujeirinhas que ficam no fundo do tanque e que podem entupir o filtro da bomba, um filtro da tubulação ou algum outro ponto do sistema de alimentação do motor provocando, assim,  uma pane seca.

tanque na reserva

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Marcelo Ranaudo 7 de julho de 2018

    Trabalho recondicionando bombas de combustível há 19 anos subscrevo integralmente as afirmações do texto.

Deixe um comentário