Fiat Argo 2018: andamos no melhor carro da marca no Brasil
Boris Feldman foi conhecer o lançamento da Fiat, e avalia que tem qualidade superior desde o acabamento até o motor
Boris Feldman foi conhecer o lançamento da Fiat, e avalia que tem qualidade superior desde o acabamento até o motor
Teste de um carro tem que começar abrindo-se a porta. O óbvio, no caso do Fiat Argo 2018, foi revelador e me lembrei do mineiro Toninho da Matta, que foi um dos melhores pilotos brasileiros. Ele diz que, mesmo ao dirigir um carro na reta, dá para sentir seu comportamento na curva…
A porta se fecha silenciosa, precisa e macia. Coisa de modelo germânico premium e que deu para pressentir o salto de qualidade da Fiat no projeto do Argo 2018, provavelmente o melhor carro já produzido pela marca no Brasil.
O hatch médio substitui Punto e Bravo e tem condições de disputar com Hyundai HB20 e Chevrolet Onix a liderança do mercado brasileiro. Seu acabamento é primoroso, a eletrônica atualizada, a mecânica incorpora conceitos atuais e não fica nada a dever em termos de segurança.
Tem medidas semelhantes aos hatches da Hyundai e GM, mas o capricho no projeto resultou em superioridade no espaço interno e volume do porta-malas. O estilo não é arrojado, mas moderno e agrada a gregos e troianos. Tem um pouco do Mobi, do novo Tipo italiano e detalhes de Alfa Romeo na traseira.
Rodar com o Fiat Argo 2018 traz o prazer de dirigir uma “macchina” e se percebe o inigualável acerto italiano que deixa a suspensão macia e confortável, mantendo ótima estabilidade. O carro transmite sensação de solidez difícil de ser percebida (até então) num Fiat.
Desta vez a engenharia de Betim não aproveitou quase nada de antigos projetos e investiu numa nova plataforma com maior rigidez torcional. O carro passa a impressão de ter sido projetado para abrigar um haras bem mais poderoso sob o capô.
São três motorizações: 1.0 tricilíndrico (77 cv), 1.3 de quatro cilindros (109 cv) e o 1.8 de 139 cv, mesmo da picape Toro. O primeiro só oferece câmbio manual, o segundo dispõe também de um automatizado (um Dualogic de nova geração chamado GSR). O mais potente vem equipado ainda com uma caixa automática tradicional de seis marchas. Ou seja, nada de soluços…
O painel é moderno e no centro está uma tela multimídia destacada de 7″ que copia a solução do novo Mercedes Classe A é capaz de ler celulares IOS ou Android.
O Fiat Argo 2018 mira também o Polo, que a Volkswagen volta a fabricar no Brasil ainda este ano. E, assim como os alemães já anunciaram sua versão sedã (vai se chamar Virtus), os italianos confirmam esta versão do Argo a ser produzida no início de 2018 na Argentina.
O modelo de melhor relação custo/benefício será o 1.3, até por ter preços coerentes com os concorrentes. O 1.0, começando de R$ 46.800, ficou salgado em relação ao HB20, por exemplo.
No lançamento para a imprensa, não estava disponível o 1.0: esperteza da Fiat pois seus 77 cv vão sofrer com seus 1.200 kg. O desempenho do 1.3 é muito bom e do 1.8 melhor ainda. Mas, tudo tem seu preço…
Fiat Argo 1.0 Drive manual | R$ 46.800 |
---|---|
Fiat Argo 1.3 Drive manual | R$ 53.900 |
Fiat Argo 1.3 Drive automatizado | R$ 58.900 |
Fiat Argo 1.8 Precision manual | R$ 61.800 |
Fiat Argo 1.8 Precision automático | R$ 67.800 |
Fiat Argo 1.8 HGT manual | R$ 64.600 |
Fiat Argo 1.8 HGT automático | R$ 70.600 |
*A Fiat não divulgou o preço da versão 1.8 Opening Edition Mopar, limitada a 1.000 unidades.
Fotos Fiat | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |