Medo de dirigir é comum e pode ser superado, afirma especialista

Psicóloga especializada conta que a "amaxofobia" surge por várias razões, mas atinge a muitos e pode ser vencida com a terapia adequada

medo de dirigir motorista
Por Bárbara Angelo
Publicado em 12/08/2019 às 09h00
Atualizado em 12/08/2019 às 18h23

O medo de dirigir é um distúrbio psicológico tão comum que tem até nome técnico: amaxofobia. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 6% dos brasileiros são afetados pelo transtorno. Contudo, saná-lo é possível, como nos conta uma especialista no assunto.

“Às vezes, só de pensar já fico suando, o coração dispara… é uma incapacidade mesmo”, relata Paola Turci dos Anjos, uma estudante de Ciências Biológicas de 26 anos. Paola é uma das inúmeras pessoas afetadas pela fobia, e conta que passou a ter dificuldades após um acidente.

“Bati em outro carro e eu só tinha uma semana de carteira. O carro era do meu pai, e daí veio esse trauma”, descreve ela. Apesar de a colisão ter sido leve e ninguém ter se ferido, como nos contou Paola, a ocasião foi suficiente para causar uma impressão marcante.

Falamos com uma psicóloga para saber por que algumas pessoas têm medo de dirigir, o que elas podem fazer para vencê-lo, e dicas para os que fogem do volante

E o relato de Paola é condizente com a experiência de especialistas. “Identificar a causa do medo de dirigir é complexo, porque ela varia, e também pode envolver fatores técnicos”, explica a psicóloga especializada no tratamento de fobias de dirigir, Simone Hazin.

Atuando no tratamento de pessoas afetadas pela amaxofobia há 11 anos, Simone já entrou em contato com um amplo espectro de causas para a dificuldade. “Tem gente que tem medo porque sofreu um acidente e tem um trauma, então é um stress pós-traumático”, exemplifica ela.

“Outras têm medo de dirigir porque tiveram um ataque de pânico quando estavam dirigindo na rua, então associam isso com o carro. Já outros têm um perfil perfeccionista, sentem pavor de ter um desempenho ruim e não corresponder ao que outros esperam”, continua Simone.

Por que algumas pessoas têm medo de dirigir?

“Antes do acidente eu era super tranquila. A primeira vez que liguei um carro foi na aula de direção. Eu era super confiante, meu instrutor até falava que eu era pé de fogo, eu era boa”, lembra Paola.

Entretanto, logo depois do ocorrido, a estudante conta que já não foi capaz de comandar o veículo. “Na hora, meu pai, que estava do meu lado, teve que assumir a direção, porque eu não consegui nem sair do lugar”, descreve ela.

Falamos com uma psicóloga para saber por que algumas pessoas têm medo de dirigir, o que elas podem fazer para vencê-lo, e dicas para os que fogem do volante

Hoje, já se passaram sete anos desde o acidente. Paola diz que já dirigiu de novo, mas muito raramente, pois continua se sentindo desconfortável.

Assim, percebemos que o medo de dirigir pode atingir a qualquer um, até mesmo os que mostram potencial e habilidade atrás do volante.

“A pessoa que tem esse medo pode se sentir inferiorizada por uma sociedade que cobra saber dirigir como se fosse uma coisa trivial. Mas não é, e ela não está sozinha. Milhares de pessoas passam por isso, existe ajuda e ela pode vencer esse medo”, assegura Simone Hazin, psicóloga especializada na questão.

Como perder o medo de dirigir?

Simone conta que, em seu consultório, faz uma combinação de terapia psicológica com aulas de direção para ajudar as pessoas a vencer a amaxofobia. Primeiramente, detalha a profissional, é feita uma entrevista para determinar a causa do medo de dirigir em cada pessoa, e determinar se há dificuldade técnica – ou motora – envolvida no problema.

Na sequência, a psicóloga determina a quantidade e intensidade das aulas de direção para cada pessoa. Para tanto, trabalha em conjunto com um instrutor, que segue suas recomendações na hora de acompanhar o aluno ao volante.

A depender das instruções dadas pela psicóloga, o instrutor vai pedir – ou não – para o aluno realizar determinadas tarefas. Ao mesmo tempo, a pessoa continua fazendo um acompanhamento psicológico com a terapeuta.

“Eu passo informações de como está aquela pessoa, e falo para o instrutor como quero que ele a conduza. Também sempre lembro aos clientes que se a ansiedade estiver muito alta, não quero que ultrapasse esse nível, porque não quero que aquilo vire uma angústia”, explica Simone.

A especialista explica que a técnica é conhecida como dessensibilização sistemática. Assim, é importante seguir um protocolo, que também envolve o equilíbrio entre o número de horas de terapia e de aulas de direção, que deve ser definido de acordo com a necessidade de cada pessoa.

“Quando trabalhamos com medo, é preciso expor a pessoa ao que é temido, mas isso não pode ser feito de uma maneira qualquer”, explica ela. “O processo deve ser gradativo”, continua.

Dicas para perder o medo de dirigir

Simone também dá dicas para quem tem medo de dirigir, mas ainda não sabe como lidar com o problema. A profissional recomenda que os acometidos pela amaxofobia busquem ajuda. A razão é que quando temos medo, tendemos a evitar o objeto que o causa, pois ele traz sofrimento.

Por isso, a psicóloga entende que, ainda que seja possível superar a dificuldade sozinho, pode ser mais difícil, e trazer mais sofrimento. Portanto, recomenda que a pessoa procure ajuda profissional.

Além disso, é importante entender que o medo de dirigir representa um risco para a segurança, tanto do próprio indivíduo, quanto de terceiros, lembra Simone.

Como a pessoa está dominada pelo nervosismo, ficará propensa ao erro. Quando errar, ficará ainda mais nervosa. Assim, terá cada vez menos condições de prestar atenção ao seu entorno e se concentrar na tarefa de conduzir o veículo, explica. “O risco de bater ou fazer alguma coisa mais séria é real”, resume a especialista.

motorista mulher dirigir carro

Por fim, a psicóloga lembra que, apesar da dificuldade, o trabalho vale a pena. “Enfrentar nossos próprios fantasmas e medos é uma das coisas mais difíceis que tem, mas é muito gratificante quando conseguimos”, comenta.

Em seu consultório, Simone conta que são raros os casos em que a pessoa não é curada. No geral, elas são as que deixam de dirigir uma vez que terminam a terapia. Caso contrário, seus clientes têm sucesso na terapia.

“A pessoa tem tudo para vencer, só é preciso dar o primeiro passo”, conclui ela.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
cris gomes 6 de junho de 2023

tenho carteira ja a 7 anos,consigo dirigir em br,mais quando entra onde tem pessoas de a pé ,bicicleta ou motos,tenho medo de machucar alguem , fico com a impressao que vou atropelar alguem.

Avatar
Rosmeiri Maris Botelho 22 de maio de 2023

Eu tenho Carro Automatico para perder o medo de dirigir e esses dias atras confundi o pedal do freio com o aclereador e entrei com tudo na garagem. Consigo perder o medo? porque eu ja tinha um medo terrivel de dirigir mas tentei enfrentar e acabou acontecendo isso agora to com medo de novo.

Avatar
Vera dos Santos de siqueira 12 de julho de 2021

Boa tarde,nao sei dizer se eu sinto medo de dirigir ou medo d fazer uma rampa e ficar nervosa e deixar o carro morrer eu não consigo ter o controle dos pedais e isso me deixa nervosa muito difícil eu pegar o carro do meu marido mas qndo preciso pega já vou mentalizando por onde vou passar pra não ficar nervosa acho que nunca vou ser uma boa motorista

Avatar
ROSELENE Resnizck de ALMEIDA 11 de abril de 2021

Eu tirei a carteira já tem uns dois anos e até agora não consigo sair com o carro tenho muito medo.

Avatar
Emiliana 8 de julho de 2020

Boa tarde gostei das dicas dra simone eu tirei a CNH e não consigo dirigir tenho muito medo sabes me informar se em Blumenau s/c tem estes proficionais ???

Avatar
Clefney 16 de março de 2021

Você tem sorte! Márcia Pontes, é uma educadora de trânsito en superar o medo de dirigir, é bem famosa aí mesmo de Blumenau. Até possui canal no YouTube. Se puder, tenta pegar informações de onde ela se situa, para você buscar reforço.

Avatar
Tatiani f. Ferreira 4 de junho de 2020

Queria muito fazer uma consulta ou um acompanhamento se fosse o meu caso . Quero muito dirigir segura .

Avatar
Ivan dia nacimento 31 de março de 2020

Obrigado pela dica gostei muito

Avatar
Juliana 15 de março de 2020

Gostaria de saber
Onde a dra atende ?

Avatar
ONEILDA COSTA DA SILVA LOBO 12 de agosto de 2019

Olá, preciso superar para voltar a dirigir…quais os contatos para marcar uma consulta com a Dra. Simone?

Avatar
MARIA DO SOCORRO FARIAS RODRIGUES 8 de março de 2020

Boa tarde!
Por gentileza, me passe seu contato, pra eu agendar uma consulta.
Obrigada.

Avatar
Amélia Veriana 6 de agosto de 2021

Boa noite,eu dirijo ,mas com muito medo, preciso muito de um acompanhamento profissional,pois só em saber que vou pegar no carro já fico nervosa. Gostei muito das dicas e do jeito de como o paciente é avaliado pela Simone e gostaria de saber de onde ela é e como marcar uma consulta.

Avatar
Francisco Augusto Moreira Filho 23 de junho de 2020

Oi boa noite como faço pra voltar a dirigir com segurança de novo .

Avatar
Deixe um comentário