Extrapesado que é sucesso há cinco anos pela sua robustez e tecnologia passar por ajustes para entregar muito mais para motorista e frotistas
O mercado de caminhões tem uma lógica diferente do segmento de automóveis. Afinal, a compra de um caminhão não se faz em função do design, do tamanho do porta-malas, mas principalmente pelo custo operacional. Este fator engloba o custo da manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e demais fatores que comprometem a rentabilidade do caminhoneiro e das empresas de transporte. E nesse quesito, o Volkswagen Meteor Highline é imbatível.
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O extrapesado chegou ao mercado há cinco anos e já emplacou mais de 16 mil unidades. Esse gigante foi projetado para operar em condições severas no transporte de grandes volumes de carga nas mais variadas vias brasileiras. E quando se pensa em estrada no Brasil, estamos falando de um desafio a cada curva que se apresenta ao caminhoneiro.
O Meteor é oferecido nas versões 28.480 e 29.530, com opções de tração 6×2 e 6×4 e chassis com distâncias entre-exos de 3.200, 3.400 ou 3.600 mm. Ou seja, especificações para as mais variadas aplicações.
Buracos, estradas sem pavimentação, lamaçais, vias sinuosas, subidas e descidas de serra que exigem muito do caminhão. Mas não para o Meteor Highline. Uma das principais novidades do extrapesado foi a revisão completa do motor D26.
Essa gigantesca unidade turbodiesel seis cilindros e 13 litros recebeu novos pistões e anéis de segmento que otimizam o desempenho. Mais preciso, o motor entrega seu gigantesco torque em rotações estáveis. Isso se converte em confiabilidade para trafegar em terrenos íngremes e muita eficiência, que se traduz em maior rentabilidade da operação do transportador e mais dinheiro no bolso do motorista.
O motor do Meteor Highline também recebeu sistema de tratamento de emissões EGR, combinado com sistema SCR. Ou seja, é um bloco que está em conformidade com as exigências do Proconve P8, que além de reduzir significativamente a emissão de poluentes e também reduzir o consumo de diesel.
Para garantir a exemplar eficiência do Volkswagen Meteor Highline, o D26 é combinado com a sofisticada transmissão automatizada ZF V-Tronic de 12 marchas, que conta com tecnologia Predictive Shifting. Este recurso já vem com as principais rodovias carregadas no GPS. A tecnologia ajusta o momento correto para a troca de marcha, evitando o consumo desnecessário (com economia média de 5%), assim como aplicando freio-motor que torna a viagem mais segura.
O powertrain é montado em um chassi robusto que permite acoplar implementos e muita carga. E se não bastasse, o extrapesado é equipado com suspensão pneumática de quatro bolsões no eixo traseiro.
O Volkswagen Meteor Highline também se destaca pelo conforto e comodidade. Para se ter uma ideia, o extrapesado conta com cabine ampla, que oferece espaço para que o caminhoneiro tenha o mesmo conforto de sua casa. A cabine conta com quatro bolsões que acentuam a absorção das irregularidades do piso.
O conforto vai além com o banco premium com cinto de segurança integrado. Além disso, o extrapesado conta com quadro de instrumentos digital, volante multifuncional, assim como central multimídia (com conexão para smartphones e assistentes por voz Google e Siri), além de ar-condicionado digital e comodidades.
Com tudo isso, o Volkswagen Meteor Highline faz jus ao bom desempenho no mercado brasileiro. Afinal, em um país que transporta a maior parte de sua produção puxada por um caminhão, nada como fazer o país avançar na boleia de um Meteor Highline.
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