Volkswagen lança Constellation com motor de 480 cv
Novo modelo, 20.480 estreia para atender segmentos de médias distâncias no segmento mais aquecido do mercado de caminhões
Novo modelo, 20.480 estreia para atender segmentos de médias distâncias no segmento mais aquecido do mercado de caminhões
Apresentado em 2005, o Volkswagen Constellation logo se tornou um sucesso, não apenas com o revival da série Carga Pesada, mas entre os caminhoneiros autônomos e grandes frotistas. E para dar continuidade ao sucesso, a montadora apresenta uma nova configuração do modelo, agora com o motor D26 de 13 litros e 480 cv.
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Junto do motor D26, que entrega 244 kgfm de torque, foi instalado uma transmissão automatizada V-Tronic (Eaton) de 12 velocidades e também recebe freio motor auxiliar de 428 cv de potência de frenagem. O caminhão também passou a contar com um novo chassi reforçado e com entre-eixos de 3,60 m e dois tanques de 470 litros cada. Com isso, o pesado chega a um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 56 toneladas.
O Constellation chega na configuração 4×2 é destinado a operações de média distância, mas também quer se destacar no segmento de caminhões com motores de 13 litros. Essa especificação corresponde a 50% do mercado de caminhões no Brasil. Além disso, ele também pode ser usado em composições de até 53 toneladas, de acordo com a nova resolução do Contran 882. Um caminhão “que conhece a estrada que roda”
Outra novidade para o modelo, é o sistema Predictive Shifting, no qual cruza dados do sistema de marchas do caminhão com as informações de GPS para trocar as marchas de forma mais exata. Segundo a VWCO o uso das tecnologias proporciona maior economia de combustível, já que mantém rotação exata para cada trecho da via. O controle da rotação é feito por meio de sensores de inclinação, capazes de ajustar a caixa para um uso mais eficiente.
Um outro sistema é o Eco-roll, que muitos conhecem como “bengala automática”, no qual aproveita a inércia e automaticamente em neutro. O modelo também conta com a função kick down, que é quando o motorista pressiona rapidamente e solta o acelerador para reduzir a marcha. Novo painel digital Já no interior, a grande novidade está no quadro de instrumentos 100% digital. Junto ao cluster, o modelo também recebe uma central multimídia e volante com controle das telas. Essa novidade está disponível no novo pacote chamado de Highline.
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