Mini Cabrio: compacto é quase um kart
Mini Cabrio acaba de chegar às lojas em sua nova geração; compacto agrada pela ótima sensação ao volante e pela sensação de liberdade
Mini Cabrio acaba de chegar às lojas em sua nova geração; compacto agrada pela ótima sensação ao volante e pela sensação de liberdade
A Mini usa a expressão inglesa “go-kart feeling” para definir a sensação de dirigir dos seus modelos. Na apresentação do Mini Cabrio a reportagem do AutoPapo dirigiu o conversível por um curto trajeto – de 40 quilômetros – entre Belo Horizonte e Brumadinho e atesta: o inglesinho é colado no chão e enfrentou com audácia as curvas da Serra do Rola Moça.
O Mini Cabrio conversível já havia sido comercializado no Brasil, mas estava fora do mercado nacional há alguns anos. A versão atual já havia sido apresentada em fevereiro, na Europa, e chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 164.950.
As modificações no desenho são semelhantes as que já haviam ocorrido nas versões de três e cinco portas. O motor também é novo: um 2.0 TwinPower Turbo que rende 192 cv movido a gasolina e com transmissão automática de seis velocidades.
Para conseguir essa pegada de estar ao volante de um carro de corrida, o Mini Cabrio tem uma carroceria reforçada, resistente à torções, com adendos nas partes dianteira, traseira e embaixo da carroceria, além de uma placa de proteção posicionada sob o motor.
O câmbio tem a função Launch Control, que otimiza a aceleração e a tração no momento da partida, e um sistema de controle capaz de usar dados de navegação para ajudar o motorista a engatar as marchas no ponto ideal. Toda a potência do Mini Cabrio é direcionada para as rodas dianteiras e faz com que o conversível atinja a velocidade máxima de 228 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.
O Mini Cabrio conta com um sistema de proteção de capotamento. Quando os sensores detectam risco do carro tombar, duas barras de proteção feitas de alumínio de alta resistência, posicionadas atrás dos bancos traseiros, se elevam instantaneamente para proteger a cabeça dos ocupantes.
O teto retrátil é fechado – ou aberto – em 18 segundos. A operação é ativada apertando um interruptor situado na parte superior do para-brisa, logo acima do espelho retrovisor interno. A operação pode ser feita com o veículo em movimento, desde que a a velocidades não exceda os 30 km/h. É possível, ainda, abrir apenas a seção frontal da capota, o que pode ser feito sem limite de velocidade.
No painel do Mini Cabrio, o conhecido Central Cluster, uma central de infotenimento em formato circular posicionada no centro do painel, que os mais maldosos dizem lembrar um calibrador retrô.
Também há mais espaço interno devido às dimensões ligeiramente mais avantajadas em relação à geração anterior. O novo Mini Cabrio conta com 98 mm a mais no comprimento e 44 mm na largura, ficando com 3,85 m e 1,72 m, respectivamente. A distância entre-eixos aumentou em 28 mm, oferecendo uma folguinha para os ocupantes, mas vale lembrar que o espaço para os ocupantes do banco traseiro é exíguo.
Pode abrir a capota do Mini Cabrio sem medo, pois o vento não vai atrapalhar de escutar a música. O sistema de som é Hi Fi Harman/Kardon, com 12 alto-falantes e 410 watts de potência. Porém, não conte com ele para carregar suas bagagens. A capacidade do porta-malas é de apenas 160 litros.
O Mini Cabrio oferece de série direção assistida Servotronic, controles dinâmicos de estabilidade e tração, controles de velocidade cruzeiro, suspensão adaptativa, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, e o MINI Driving Modes, em que é possível optar entre três modos de condução – Green (econômico), Sport (esportivo) e MID (balanceado). Entre os opcionais estão disponíveis capota MINI Yours Union Jack, faixas decorativas para capô nas cores preto ou branco, capas dos espelhos retrovisores externos em preto, branco ou na cor do veículo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |