Motor 1.0 turbo ou 1.6 aspirado: qual é a melhor escolha?

O motor turbo feito pela fábrica recebe alterações de todo tipo: reforço daqui, dali e ele acaba tendo a mesma vida útil que o motor aspirado

Por Boris Feldman 12/02/20 às 17h26

Eu comentei recentemente aqui no nosso AutoPapo a respeito da diferença de potência de motores provocado pelo downsizing: essa tendência da indústria de fazer motores de menor cilindrada, porém turbinados, com a potência maior e sem aumentar o consumo de combustível.

Vários me questionaram: “Eu prefiro o carro com motor 1.6 aspirado porque eu não vou ter problemas com 1.0 turbo, porque o turbo aumenta o desgaste do motor, reduz a vida útil.”

O motor 1.0 turbo tem a vida útil menor que a de um 1.6? E aí?

E aí que não é nada disso. Porque o motor tubo feito pela fábrica, projetado para isso, recebe alterações de todo tipo: reforço daqui, dali e ele acaba tendo a mesma vida útil que o motor aspirado.

Em relação a potência, os motores que passaram por downsizing, como os 1.0 turbo, já estão chegando bem próximos aos aspirados. Por exemplo, você compra um carro com motor 1.0 turbo de três cilindros que tá chegando perto de 130 cavalos.

Aí você vai e compra um outro carro com o motor 1.6 aspirado com os mesmos 130 cavalos. Então, com esse  último,  você vai gastar mais combustível, porque a cilindrada é maior e vai ter o mesmo desempenho.

Que vantagem Maria leva?

Motor 1.0 turbo do Onix Plus
Motor 1.0 turbo do Onix Plus Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo
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17 Comentários
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    Oswaldino Ferreira sobrinho 25 de março de 2020

    O x da questão é o regime de rotação do motor turbo, que é muito maior do que o aspirado e com isso o desgaste é maior.

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    Cassio Araujo 14 de fevereiro de 2020

    Certo e errado, o motor 1.0 turbo foi projetado para isso, mas incomparável o custo de manutenção para um veículo de meia idade, dado como a reportagem disse, é adicionado inúmeros dispositivos mecânicos e eletrônicos, que não haveriam num motor aspirado, e no momento de manutenção, vai exigir mais do profissional de reparação e do bolso do proprietário… Eficiência energética melhor, já o consumo médio geral é contestável, a diferença pode não ser tão grande ou mesmo equiparado.
    É uma tendência, é muito valida, os custos de produção são elevados, mas é tudo uma questão de balancear prós e contras, tanto para aquisição de zero como usado.

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    Marcelo Accaui Dabus 13 de fevereiro de 2020

    Independentemente da minha opinião (estou muito satisfeito com meu THP), existem argumentos contra como ” ter que ter cuidado com a manutenção “, ” cuidado com o turbo” , “apenas levar em mecânicos especializados”, “colocar combustivel melhor”…
    O problema é do carro turbo ???

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    Valdenir 13 de fevereiro de 2020

    Prefiro o tricilindrico aspirado da FORD 1.5 que gera 135 cavalos e 16 Kgfm abastecido no etanol.

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    Denir Serafim 13 de fevereiro de 2020

    Vá ao posto fazer uma troca de óleo ou tenha um problema na turbina que com certeza sentirá saudades do aspirado…
    Nada contra os motores turbo, mas massificar isso justificando que é uma tendência ???? Me parece mais uma tendência de imposição da indústria…

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      Carlos 13 de fevereiro de 2020

      Quem entende de carro não troca Óleo no posto, troca em mecânico bom! Frentista mal sabe abastecer, torquímetro então, nunca ouviram falar! Turbina não é uma coisa nova, diesel usa a muito tempo e roda muito mais, lógico que as turbinas no motor diesel giram menos, mas isso o fabricante da turbina sabe projetar

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    Daniel Mingossi 13 de fevereiro de 2020

    Aspirado tem um dispositivo a menos suscetível a quebra, menos exigência de um lubrificante caro e importado e o mais importante que é na revenda. Um veículo aspirado não passa dificuldade com dúvidas se o dono antigo utilizou alterações no motor para ganhar mais potência como Torqueone, Downpipe que comprometem a vida útil do motor.

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      Rodrigo Moura 13 de fevereiro de 2020

      No Brasil infelizmente carro não é único dono , espero que dure os 1.0 turbo ,pois o mesmo que faz sucesso pode causar constrangimentos e manutenção no futuro.
      Cada marca tem que zelar pelo que tem se não vai ficar mau falada igual a VW, marca que não tenho há muito tempo, pra mim já era essa marca tem carros muito bonitos mas não gosto do coração (motor).

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    Ivan 12 de fevereiro de 2020

    Costumo trocar de carro de 4 em 4 anos, no máximo 5. Faço todas as revisões na concessionária. Troco o óleo a cada 6 meses, cuido muito bem do carro. Quando o tempo passar troco por outro. Sendo TURBO ou Aspirado. Agora nunca comprei carro pensando no cara que vai ficar com ele depois, apesar de cuidar do carro do começo ao fim com ele. Tem gente que é porca, não faz manutenção e economiza até na troca de óleo. Para esses qualquer carro vira bomba. Turbo ou aspirado.

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    Elvis 12 de fevereiro de 2020

    A desvantagem é realmente no combustível, porém os periféricos utilizado para funcionar um motor turbo é bem maior que um aspirado.
    É simples o entendimento você vai no mecânico para trocar uma bomba d’água com o motor aspirado e depois vá para trocar a mesma bomba com um turbinado… Tudo que é relacionado ao motor turbo é tudo mais caro e não é qualquer mecânico que queira mexer.
    Já tive os dois e a dificuldade é essa .
    Não está na durabilidade e sim na manutenção que é bem mais cara e mais complexa

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    Joaquim Roberto 12 de fevereiro de 2020

    Na minha modesta opinião, num comparativo entre um 1.0 turbo e um 1.6 aspirado, só vejo vantagens no 1.0 turbo. Mas isso só ocorre enquanto ele for novo, semi novo ou ainda, na garantia.
    Pensando daqui a alguns anos quando ambos chegam a mais de 50.000 km rodados, as coisas podem se inverter.
    Um motor aspirado tem muito menos peças caras quando se compara com os preços dos componentes de um motor turbinado. Um motor turbo tem muito mais peças caras. Além de peças mais caras, os motores turbo podem exigir mecânicos mais preparados e, portanto, com mão de obra mais cara.
    Assim colocado, pode ser que carros turbo usados usados estariam sujeitos a maior desvalorização que um aspirado.

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    Carlos 12 de fevereiro de 2020

    Por quê falam tanto de potência em CV? A curva de torque é muito mais importante, pega um motor turbo com uma curva plana de torque mesmo tendo menos CV anda muito mais do que um aspirado.

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    Luis 12 de fevereiro de 2020

    Leva na manutenção uai, o aspirado tem bem menos peças, só uma turbina custa carro, mangueiras, válvulas etc… Fora mão de obra encarecem bastante a manutenção, até mesmo o óleo do motor pode ser mais caro

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    Paulo Lima 12 de fevereiro de 2020

    E os cuidados com a turbina? Se não tiver manutenção adequada vai dar problema. E o custo? Você poderia esclarecer este ponto?

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    Jorge Raphael 12 de fevereiro de 2020

    De fato os motores turbo exigem manutenção cuidadosa, maior custo para peças de reposição. Ainda há o fato de motores TSI não admitirem retifica. Então o futuro pode ser uma bomba…

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    Ney Verdandi 12 de fevereiro de 2020

    A matéria não mencionou a necessidade do uso de gasolina com 95 octanas, e sem chumbo para motores turbo com injeção direta, que é o caso dos motores VW TSI (recomendado pela VW). O preço do litro da gasolina Podium, V-Power, etc. é no mínimo 100% mais cara que o etanol. Já os motores aspirados, rodam com qualquer dos combustíveis citados por milhares de KM sem problemas. Aliado a diferença gritante do preço dos combustíveis “especiais”, aparece o elevado custo de manutenção dos motores turbo com peças caras como: carbonização excessiva, bombas de combustível, bicos injetores, turbina, bobinas, bomba de óleo, bomba de vácuo, troca de óleo com 7K, etc. etc. sem contar que tais blocos de motores, sequer aceitam retífica. Que vantagem Maria leva agora?

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      Ítalo 14 de fevereiro de 2020

      Oo jovem eu nunca abasteci gasolina Premium no meu tsi e tá com 103 mil km! Etanol sempre! Rodo no taxi com um Virtus high line 2019! Só óleo, pastilhas e pneu até hj! E o carro está com o funcionamento perfeito!

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