Mudança de nomes: conheça 5 carros que receberam ‘RG’ novo
Uma lei de 2022 facilitou que as pessoas pudessem realizar a mudança de seus nomes, no mundo automotivo isso é feito com menos esforço quando preciso
Uma lei de 2022 facilitou que as pessoas pudessem realizar a mudança de seus nomes, no mundo automotivo isso é feito com menos esforço quando preciso
No mês de julho completou um ano da vigência da lei federal que permite a mudança de nome dos maiores de 18 anos sem necessidade de processo judicial. Só em Minas Gerais, houveram mais de 1.200 mudanças. Já no mundo dos carros, isso é mais comum — é simples.
O mais comum é mudar o nome de um carro quando ele está velho no mercado e possui uma geração mais nova sendo vendida ao mesmo tempo. A ideia costuma ser de manter o nome prestigiado na novidade.
VEJA TAMBÉM:
Existem também outros motivos para que os carros troquem seus nomes. Na lista a seguir separamos cinco exemplos de veículos rebatizados.
Apesar de ser considerado um veículo de segmento superior no Brasil, o Dodge Dart foi o carro de entrada da marca nos EUA. Na linha 1971 a marca lançou por lá um cupê com desenho mais esportivo que o hardtop que tivemos.
Para distanciar do Dart, escolheram um nome próprio para a carroceria: Demon. O emblema do carro trazia um diabinho cujo tridente formava o “M” do nome, bem no estilo bem humorado dos muscle cars maiores da Dodge e Plymouth.
O nome e o mascote não agradaram ao público católico conservador. Na linha 1973 a Dodge mudou o nome do cupê para Dart Sport junto de um face-lift.
Quando falamos de Fusca, todos sabem sobre qual carro se trata. Apesar de ser muito conhecido por esse nome, o nome oficial do compacto alemão era Sedan.
Porém o apelido foi tão popular, que até mesmo a Volkswagen o reconheceu. Em 1983 o nome oficial do carro passou a ser Fusca.
Quando ele voltou como carro retrô, o nome global New Beetle foi adotado por aqui. Na segunda geração desse modelo o Brasil voltou a chamá-lo de Fusca. Mas a sofisticação e desempenho desse carro lembrava em nada o avô de mesmo nome.
Falar de Chevrolet Classic já virou comum nesse tipo de assunto. Um exemplo mais recente — e pouco comentado — foi a Nissan mudar o nome de Versa para V-Drive quando a nova geração chegou ao Brasil.
O modelo novo não ficou maior, porém ganhou mais sofisticação. O Versa antigo fazia sucesso com pessoas que usavam o carro para trabalhar, devido ao espaço interno e robustez, por isso continuou por mais um ano.
A Dodge não possuía um carro realmente compacto para vender no Brasil, por isso trouxe o britânico Hillman Avenger para brigar com o Ford Corcel e o Chevrolet Chevette. O modelo recebeu diversas mudanças, incluindo a carroceria de 2 portas e um motor 1.8, ambos exclusivos do nosso mercado.
Mesmo assim, não foi o suficiente para lidar com nossas condições extremas, o carro era problemático e tinha baixa durabilidade. Uma série de melhorias foram feitas, juntas de uma mudança visual, para tentar emplacar o carro pela segunda vez.
Como a ideia era afastar a imagem ruim do 1800, a Dodge mudou o nome dele para Polara. Ajudou, mas não fez milagre, Fusca, Corcel e Chevette seguiram reinando no Brasil.
A Fiat Palio Weekend Adventure lançou a moda dos carros aventureiros. Anos mais tarde, a moda evoluiu para os SUVs.
O Renault Sandero Stepway era o modelo aventureiro do hatch compacto. A partir da linha 2020 virou um modelo independente e chamado de SUV. Isso foi corroborado pelas regras do Inmetro, que classifica um SUV baseado em algumas medidas como o vão livre.
O Sandero sem roupagem aventureira saiu de linha com a chegada do Stepway 1.0, que trazia os adereços mas sem a suspensão elevada.
A Peugeot chama seu belíssimo vermelho metálico de Rouge Lucifer na França. Quando passou a oferecer o tom no Brasil, com a chegada do 308, mudou o nome para Vermelho Luc.
O motivo é similar ao da mudança de nome no Dodge Demon: pessoas religiosas. A diferença é que a Peugeot pensou na polêmica antes dela ocorrer, realizando a troca antes que as cartas mal-humoradas chegassem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |