Como mudar ou adicionar categoria na CNH?

Condutores que desejam mudar para C, D e E precisam ter mais de 21 anos de idade e o tempo de experiência determinado pela Lei de Trânsito

cnh categorias portal
Exames clínicos e prova prática fazem parte do processo de adição de categoria na carteira de motorista (Imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Laurie Andrade
Publicado em 12/03/2024 às 13h03
Atualizado em 12/03/2024 às 15h38

Adicionar uma nova categoria nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) A e B, ou mudar de categoria, no caso das CNHs C, D e E, é um processo que gera dúvidas nos motoristas brasileiros. Confira, abaixo, o processo e as regras para conquistar o direito de dirigir outros veículos.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o coordenador de Suporte de Habilitação, Veículos e Credenciados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Mato Grosso, Fabiano Ferreira da Silva, o serviço para adição ou mudança de categoria pode ser iniciado de forma presencial, no próprio Detran, ou em um Centro de Formação de Condutores credenciado pelo órgão.

Mudança x adição de categoria na CNH

A adição de categoria acontece quando o condutor tem, por exemplo, somente a categoria A e quer o direito de dirigir os veículos incluídos na B. Já a mudança acontece quando tem a categoria B, e quer conquistar a C, D ou E”, afirma Silva.

Independente do tipo de carteira de motorista, existem algumas regras para que uma pessoa possa se candidatar à habilitação. As exigências são: ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade ou equivalente, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Quem pode mudar a categoria da CNH?

Os condutores que desejam mudar de categoria precisam ter mais de 21 anos de idade e o tempo de experiência determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na categoria B.

Além da idade mínima, o condutor que deseja passar para:

  • a categoria C precisa estar há um ano na categoria B;
  • para a categoria D, o condutor deve estar há um ano na C ou há dois anos na B.
  • Para a categoria E, é preciso estar há um ano na categoria C.
  • Se o condutor for da categoria D, pode fazer a solicitação de forma imediata.

Exame toxicológico

Ainda segundo o coordenador, além das regras definidas no CTB, os condutores também precisam realizar avaliação psicológica ou exame psicotécnico (para exercer atividade remunerada – EAR), médico e procurar uma autoescola.

Passo a passo para adicionar categoria na CNH

Depois de dar entrada no processo, no Detran ou na autoescola, o candidato precisa pagar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e passar por exames clínicos nos casos de adição das categorias A ou B.

Em caso de mudança de categoria, a realização do exame toxicológico é obrigatório antes do exame médico. Sendo cumpridos os quesitos de exames, os candidatos devem buscar um CFC para o curso prático.

As taxas dos exames médico e psicotécnico devem ser pagas na clínica, no dia agendado. Para saber as formas de pagamento disponíveis, entre em contato com a clínica.

Aulas práticas realizadas, “o exame ou prova de direção para a categoria pretendida é agendado pelo próprio CFC, considerando a oferta de vagas e a disponibilidade do candidato, sendo este submetido a avaliação pelos servidores examinadores do Detran”, concluiu Fabiano Ferreira da Silva.

Para adição das categorias A e B, é necessário fazer no mínimo 15 horas/aula, sendo 1h/aula no período noturno.

Para adição da ACC, é necessário fazer no mínimo 5 horas/aula, sendo 1h no período noturno.

Importante ressaltar que, para que processo seja encerrado, não pode constar nenhum bloqueio no prontuário do condutor.

Categorias da CNH

Os condutores com a CNH na categoria C podem dirigir veículos motorizados utilizados em transporte de carga com peso que exceda a 3.500kg. A categoria C também se destina às combinações de veículos cujo conjunto ultrapasse a lotação e capacidade de peso para a categoria B e desde que a unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada não exceda a 6.000 kg de peso bruto total.

Já os veículos da categoria D são aqueles utilizados no transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares.

A categoria E é para a combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada (reboque, semirreboque, trailer ou articulada) tenha 6.000 kg ou mais, ou cuja lotação exceda a oito lugares.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário