Multas por excesso de velocidade: tolerância pode aumentar

Projeto aprovado na Câmara dos Deputados quer fazer com que a tolerância de excesso de velocidade passe para 10% - e vire lei

radar shutterstock 194633777
Por AutoPapo
Com Agência Câmara
Publicado em 16/11/2018 às 12h57

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (14), o Projeto de Lei (PL) 3665/2015, que disserta sobre as multas por excesso de velocidade. Para se consagrar como lei, a proposta que prevê a aplicação das penalidades relativas às infrações de trânsito por excesso de velocidade apenas nos casos em que a velocidade medida exceder em 10% a regulamentada para a via ainda precisa ser analisada em caráter conclusivo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Pelo texto, deverá ser descontado o erro máximo admitido na legislação metrológica em vigor durante a realização medição de excesso de velocidade. O PL pretende acrescentar a medida ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Hoje, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já prevê que a velocidade medida pelos radares é diferente da velocidade efetivamente considerada para as multas. Isso porque os equipamentos não são 100% precisos. A tolerância, no entanto, não é aplicada de maneira tão simples como a nova regra propõe.

Como é calculada a tolerância para multas por excesso de velocidade

O Anexo II da Resolução 396 de 13 de Dezembro de 2011 explicita a padronização para velocidade medida e velocidade considerada, e dispõe sobre as multas por excesso de velocidade. Até 100 km/h, a tolerância é de 7km/h. Se a velocidade do veículo estiver acima de 100 km/h, o “desconto” do radar é de 7%. Confira:

O projeto original permitia, além da tolerância de 10% para as multas por excesso de velocidade, que a autoridade de trânsito pudesse aplicar, alternativamente, a penalidade de advertência no caso de o condutor estar em velocidade dentro da margem de tolerância definida de 10%.

Porém, isso foi retirado do texto pelo relator deputado Capitão Fábio Abreu (PR-PI). “A aplicação da penalidade de advertência é adstrita à infração efetivamente cometida, o que não será mais o caso”, afirmou.

PL aprovado pela Câmara dos Deputados quer que multas por excesso de veocidade só sejam aplicadas se o carro estiver rodando 10% acima do permitido.
Radar fixo | Shutterstock

Já reparou que a velocidade exposta no velocímetro não é a mesma mostrada no GPS? Para saber qual dos dispositivos está correto – evitar multas, leia a dica do Boris.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário