Velocímetro ou GPS? Qual mostra a velocidade real?

O velocímetro estava marcando 120 km/h enquanto o GPS marcava 125 km/h. Afinal, qual mostra a velocidade correta?

Por Boris Feldman30/05/18 às 07h30

Você resolve ligar o GPS e descobre a que a velocidade marcada é diferente da que está no velocímetro. Mas, e aí, qual é mais confiável?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo diz ter um Honda Civic e que ele está cada vez mais atento a  velocidade desenvolvida nas rodovias, principalmente por causa dos radares. E,  recentemente ele percebeu uma diferença na marcação da velocidade pelo velocímetro e pelo GPS. Enquanto o velocímetro estava marcando 120 km/h,  o GPS do carro, marcava 125, ou seja,  5 km/h a mais. Aí ele pergunta: qual eu devo confiar?

Ora, a margem de erro que se tolera nos velocímetros é na ordem de 3%. Então, se o GPS acusa uma velocidade de 125 por hora, que a gente considera como a real, o velocímetro poderia estar marcando, com a tolerância de 3%, uma diferença de 3,5 a 4 km/h, para menos ou para mais. Então, se o velocímetro marca 120 por hora, ele está ligeiramente fora da tolerância, mas pode se considerar que o GPS está marcando a velocidade real.

velocidade marcada
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Cristiano 30 de maio de 2018

    Sempre existe um delay nos GPS, note que se vc frear bruscamente, ele demora a zerar a velocidade,melhor confiar no painel. O GPS só dá uma velocidade precisa se ele não tiver muita variação brusca nas acelerações ou frenages.

  • Abel Ribeiro 30 de maio de 2018

    Se for o caso de ter trocado as rodas do carro por aro maior ou menor, pneus perfil baixo ou alto pode influenciar na medida circunferência da rodagem e justificar essa diferença!

  • Cristiano 30 de maio de 2018

    *frenagens

  • ROGERIO ARAUJO 30 de maio de 2018

    Comigo o GPS marca 10 abaixo do velocímetro sempre… Tipo marca 100 no painel e 90 no GPS. Eu confio mais no GPS.

  • Evandro 30 de maio de 2018

    Cristiano, esse delay só será relevante em drenagens e acelerações bruscas. Caso contrário, a confiabilidade de um GPS, é muito superior a um velocímetro automotivo. Pode verificar isso comparando a velocidade marcada no GPS com a registrada por lombadas eletrônicas.

  • Emerson 8 de julho de 2018

    Notei que a velocidade do painel do meu fiesta está bem estranha até os 40km/h a velocidade fica 5km/h abaixo da velocidade indicada no gps e nos radares, mas quando passo dos 60km/h ela fica por volta dos 10km/h abaixo. Bem que percebi que quando estou dirigindo a 100 ou 110 km/h os outros carros ficam colados na traseira do meu. eu achando que estava andando bem enquanto na verdade estava abaixo dos 90km/h e notei que as viagens levam mais tempo do que quando eu viajava no Corsa 1.4. isso é muito ruim. Eu achando que estava rodando bem, quando na verdade estou é travando o transito affe!! carro 1.0 nunca mais…

  • Carol 23 de julho de 2018

    O meu tá demais… Estou a 60km no painel e o gps a 85…

  • Juarez 16 de novembro de 2018

    O GPS é mais confiável, no entanto, a precisão cai em curvas. Então, ao comparar o faça em retas. Os velocímetros dos carros marcam mais intencionalmente. Hoje embora mais precisos, mantém esse padrão, algo como 2km/h a mais. O que não é como é o contrário, o GPS indicar uma velocidade superior. Nesses casos há algo errado com o velocímetro ou houve troca do conjunto aro/pneu para maior. Os fabricantes que oferecem vários aros/pneus diferentes para um mesmo modelo, mantém o diâmetro idênticos para todos os conjuntos. Ex: vw polo, aros 15, 16 e 17. Que são compensados com perfis mais dos pneus. Mas não dá para compensar aros 18/19, etc… Com diâmetro maior a velocidade indicada será menor. Seja a medida feita pelo sensor do ABS ou na caixa de câmbio/difencial.

Deixe um comentário