Museu da Honda: a história de um apaixonado por velocidade
"O Soichiro Honda era um apaixonado por corridas e três anos depois dele lançar o primeiro carro da Honda ele veio com o primeiro carro de Fórmula 1"
"O Soichiro Honda era um apaixonado por corridas e três anos depois dele lançar o primeiro carro da Honda ele veio com o primeiro carro de Fórmula 1"
Estive recentemente no Museu da Honda no Japão, e pude ver de perto como uma fascinante história de um apaixonado por motos, carros e velocidade começou. O ponto de partida ocorreu quando Soichiro Honda resolveu fazer um motorzinho para uma bicicleta. Ele motorizou uma bicicleta em 1947 e dois anos depois surgiu a primeira motocicleta de verdade Honda. E daí para frente foram várias sucessões de Hondas sobre duas rodas brilhando nas pistas.
Mas foi só em 1962 que o Soichiro pulou das duas para as quatro rodas com o Honda Sport 360. O automóvel foi equipado com um motor de baixa cilindrada e baixo consumo. Mas como ele é levinho, só 510 quilos, o seu desempenho era extraordinário.
O Soichiro Honda era um apaixonado por corridas, três anos depois dele lançar o primeiro carro da Honda ele veio com o primeiro carro de Fórmula 1, em 1965, com um motorzinho de apenas 1,5 litros – mas suficiente para aprontar nas pistas! No “Honda Collection Hall” você irá encontrar também uma McLaren Honda pilotada por Ayrton Senna e vários outros carros de Fórmula 1, motorizados pela Honda.
Obviamente, há um lugar de destaque para todos os modelos da própria Honda, que competiram nas mais diversas modalidades. E um dos destaques colocado em um lugar de honra no museu foi um bólido do passado com motor Curtis, de avião, xodó de Soichiro antes dele produzir suas próprias motos e carros. No museu você não irá encontrar somente carros de corrida, mas também picapes, outros veículos comerciais, geradores de energia e carros-conceito que tornaram a marca Honda conhecida e respeitada no mundo inteiro.
Além, é claro, dos veículos da Honda, há uma simpática homenagem do Museu da Honda a outras marcas japonesas, como: Datsun, Nissan, Toyota, Mitsubishi e Mazda, que também brilharam nas pistas internacionais.
O Honda Collection Hall está situado no autódromo de Twin Ring Motegi, em Motegi, no Japão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |