Vai carregar o carro? Então não exceda o peso máximo permitido

Com cinco pessoas a bordo e bagageiro lotado, não é difícil extrapolar a carga útil, o que pode prejudicar tanto a durabilidade quanto a segurança

shutterstock 110262485
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 24/07/2018 às 11h00

Quem precisa de um carro com boa capacidade para transportar bagagem costuma atentar apenas para o volume do porta-malas como fator decisivo de compra. Há, porém, um outro quesito que não pode ser esquecido: a carga útil, número que determina o peso máximo que o veículo pode acomodar. Com cinco pessoas a bordo e o compartimento cheio de volumes, não é difícil extrapolar essa determinação, o que pode comprometer a durabilidade do automóvel e a segurança dos ocupantes.

É o que explica Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi/Mapfre): “Os projetos, engenharia, cálculos e testes de desenvolvimento do veículo são o que determinam os limites de carga para cada tipo de veículo. O excesso de peso pode ocasionar danos em componentes e prejudicar a dirigibilidade, comprometendo assim a segurança”.

Vai carregar o carro? Então não exceda o peso máximo permitido


Entre os possíveis problemas de durabilidade relacionados ao excesso de peso apontados pelo Cesvi-Mapfre, estão “o aumento do desgaste de freios e suspensão”. Além disso, o próprio desempenho desses componentes costuma sofrer sérias alterações, comprometendo a dirigibilidade do veículo.

Para que a prática de carregar o carro não resulte em prejuízos financeiros ou de outra natureza, a entidade recomenda que o motorista esteja sempre ciente do peso transportável e respeite-o. Essa informação é obtida com facilidade, pois está disponível no manual do proprietário. Vale lembrar que cada modelo tem um valor específico, determinado pelo fabricante.

Bagageiro de teto também deve respeitar peso máximo

Caso o espaço do porta-malas não seja suficiente e o motorista optar por instalar um bagageiro de teto, também é preciso observar o limite de peso. “O excesso de carga poderá danificar o equipamento e até mesmo seu pontos de fixação na carroceria, podendo ocasionar o desprendimento e queda da bagagem, danos na capota e até alteração severa no centro de gravidade do veículo”, esclarece Burin.

Além de não ter peso excessivo, a carga fixada na capota “não pode ultrapassar a lateral do veículo e sua altura máxima deve ser de 50 cm acima da linha do teto”, recomenda o Cesvi-Mapfre. A massa acomodada no bagageiro, claro, não deve ser calculada de modo separado: ela está incluída na carga útil do veículo. Essa informação, assim como o peso máximo rebocável, também vêm descritas no manual.

Mesmo sem sobrecarga, carro lotado requer cuidados

Mesmo de o peso máximo for respeitado, o órgão de segurança viária recomenda que o motorista tenha cuidado redobrado: “com o carro carregado, a capacidade de frenagem diminui, ou seja, são necessários tempo e distância maiores para parar completamente o veículo. Além dos freios, o excesso de bagagem impacta na aceleração, na retomada de velocidade e até na estabilidade em curvas”.

Outra questão lembrada pelo Cesvi-Mapfre é que o motorista deve atentar para a pressão dos pneus antes de carregar o carro: “A calibragem depende da ocupação e da carga, ou seja, quanto mais pesado o veículo, maior deve ser a pressão dos pneus. O condutor deve seguir as orientações de calibragem fornecidas pela montadora, disponíveis no manual do proprietário”. Geralmente, os valores vêm descritos também em adesivos localizados na tampa do compartimento de combustível ou na região da porta do motorista.

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maria 11 de setembro de 2023

Quantos kilos posso colocar no bagageiro de teto de um escort 2000?

Avatar
Thiago 11 de novembro de 2021

qusntos kls posso por na spacefox 2007

Avatar
José Beserra Silva Neto 20 de abril de 2021

Eu queria saber quantos quilos posso por no porta malas do fiesta sedã 1.0

Avatar
Alexsandro rosário dos santos 10 de abril de 2021

Sobre a Fiat tipo ela suporta o msm peso 450 kl .

Avatar
tayson cavalcante 15 de outubro de 2020

Eu tenho uma zafira queria sabe se eu deitar os bancos eu posso levar carga

Avatar
Marília 25 de junho de 2019

Qual a capacidade de peso é permitidos levar no carro

Tenho 4 passageiros
Existe peso certo q posso levar
Qual a capacidade de peso pode ??

AutoPapo
Alexandre Carneiro 30 de janeiro de 2020

Olá, Marília!
Cada modelo de carro tem uma capacidade de carga específica, que é determinada pelo fabricante. Em automóveis de passeio, ela geralmente varia entre 400 e 450 quilos, incluindo ocupantes e bagagem. Para saber qual é o valor máximo permitido para o seu veículo, consulte o manual do proprietário.
Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
NELSON 21 de março de 2022

Qual o peso que posso colocar numa MERIVA?
Obrigado.

Avatar
Deixe um comentário