Nissan Kicks SL

Japonês que fala nossa língua

Por Sérgio Melo28/08/17 às 10h53

À primeira vista o Nissan Kicks, agora fabricado no Brasil, se destaca pela beleza. As ondulações e volumes nas linhas dianteira e traseira dão fluidez ao design. O interior, entretanto, não mudou em relação ao antecessor importado do México. Segue confortável apenas para dois adultos e uma criança no banco traseiro. Os bancos, aliás, são anatômicos e foram desenvolvidos em conjunto com a Nasa.

Nissan Kicks SL produzido no Brasil

Ligeiramente maior que o Jeep Renegade, o Nissan Kicks tem praticamente as mesmas medidas do Honda HR-V, mas o bom porta-malas do SUV da Nissan é cerca de 50% maior que o de um de seus concorrentes. A nacionalização da produção possibilitou a Nissan oferecer uma versão menos cara, a S, vendida por R$ 70.500. A versão testada pelo AutoPapo é a mais completa, a SL, por R$ 94.600.

Produzido na planta de Resende (RJ), o Nissan Kicks realmente fala a nossa língua e entende nossos defeitos. O SUV encara as mal conservadas vias brasileiras  numa boa. Ao contrário dos concorrentes, que são muito duros, a suspensão do Kicks oferece suavidade e curso longo. Outro ponto positivo é que se sai muito bem em quebra-molas e rampas de garagens íngremes.

O motor trabalha silenciosamente em todas as rotações. Parece não fazer muita força para impulsionar o veículo. Apesar de a potência não ser elevada, uma vez que a carroceria é mais leve que a de seus principais concorrentes, os 114 cv do motor 1.6 flex permitem boa relação peso/potência com desempenho satisfatório, porém sem qualquer pretensão esportiva.

O acerto da transmissão automática CVT da versão testada proporciona bom desempenho no trânsito urbano e na estrada. Apenas nas retomadas o veículo é lento e demora a recuperar a velocidade. Como não há possibilidade de mudanças manuais (nem pela alavanca do câmbio CVT e muito menos por borboletas no volante)  para maior esperteza pode ser acionado o modo “sport” em um botão praticamente invisível na parte de trás do pomo da alavanca.

Mas se for necessária uma redução rápida em situação de risco, pode ser acionada a posição “L” (de “Low”) que o giro do motor sobe imediatamente e as reações ficam nervosas. Uma questão que merece atenção: ao aliviar o pé após ter pisado fundo o veículo costuma acelerar ainda mais por alguns instantes, o que assusta.

Enfim, não há sobras ou faltas, resultando em uma proposta racional. A confortável posição de dirigir, junto à direção elétrica leve, mas na medida, se somam ao silêncio do motor. Apesar das respostas lerdas, o casamento com a transmissão CVT é sem solavancos e levam a uma direção tranquila.

Porém, o conjunto poderia ser ainda melhor com a disponibilidade de sistemas de segurança passiva já comuns em veículos compactos, como supervisão de pontos cegos, auxiliar de manutenção de faixa de rolamento e o controle automático de velocidade de cruzeiro.

O acabamento interno é bem feito, mas excetuando-se a região frontal do painel revestida em couro com bonita costura, assim como parte do forro das portas estofados, o restante é em plástico duro.

Faltam saídas de ar-condicionado e tomadas USB para os passageiros traseiros. A versão testada, a SL é a mais completa, e tem como destaques de conteúdo o sistema de câmeras que mostram todos os obstáculos ao redor do veículo como se o motorista estivesse olhando por cima do carro. Tem ainda painel de instrumentos com tela LCD onde é possível escolher as informações a serem exibidas. Outros itens são:  ar-condicionado digital, chave presencial, auxiliar de partida em rampas, assentos em couro, retrovisores com rebatimento automático e multimídia com tela touch de 7 polegadas.

Nissan Kicks

O QUE É?

SUV compacto com 04 portas.

ONDE É FEITO?

Brasil, Resende-RJ

QUANTO CUSTA?

A versão mais barata “S” com câmbio manual, ar condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos e rodas em aço 16” custa R$ 70.500,00.

A “S” automática, que acrescenta rodas em liga leve 16”: R$  72.200.

A “SV” exclusivamente automática, que acrescenta rodas em liga leve 17” e chave presencial: R$ 85.600.

A mais completa “SL”, que traz a mais assentos em couro, ar condicionado digital, maçanetas cromadas, air bags complementares laterais e de cortina, multimídia com tela 7” e sistema de estabilização da carroceria: R$ 94.600.

COM QUEM CONCORRE?

Apesar de significativas diferenças, os principais concorrentes são Honda HR-V, Jeep Renegade e Ford Ecosport.

COMO ANDA?

Motor 1.6 flex com 114 cv e 15,5 kgf.m de torque. Velocidade máxima de 175 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos. É lerdo nas retomadas e a potência é apenas suficiente para um desempenho razoável.

COMO BEBE?

Entre os mais econômicos do segmento. Nota A/B nas medições do CONPET, com consumo cidade/estrada de 8,1/9,6 com etanol e 11,4/13,7 com gasolina.

ITENS DE SÉRIE

Entre os itens de série estão: ar-condicionado, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, rack de teto, maçanetas na cor do carro, retrovisores elétricos,  bancos de tecido preto, que utilizam a tecnologia Zero Gravity, desenvolvida pela Nasa sob encomenda da Nissan. Segundo a Nissan, essa tecnologia permite que o sangue flua melhor, desta forma o corpo não fica cansado tão rápido.

O Kicks também vem com quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, a central multimídia você pode adquirir, USB, conexão por Bluetooth,  rádio com entrada MP3, ajuste de altura do banco do motorista, direção elétrica, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, alarme, cinto de três pontos, isofix, controles de tração e estabilidade, rodas de aço de 16 polegadas e apoios de cabeça para todos os passageiros.

Além disso, o quadro de instrumentos também é similar ao da versão SV e traz computador de bordo com visor digital no centro, que mostra a distância percorrida, indicador de troca de marchas, consumo instantâneo e médio, autonomia e tempo de viagem. São 12 funcionalidades, como conta-giros digital, consumo de combustível, bússola, informações de navegação e até controle do chassi. Tudo pode ser acessado por comandos no volante com conceito joystick.

SISTEMAS INTELIGENTES

O Nissan Kicks apresenta itens que compõem a chamada visão 360º, com sistema inteligente de câmeras, monitoramento inteligente de pontos cegos, controle inteligente de chassi que reúne o controle inteligente em curvas, estabilizador inteligente de carroceria e o controle inteligente de freio motor, que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade. É a tecnologia cada vez mais presentes em nossos carros, com o objetivo de facilitar a vida, aumentar a comodidade e tambémo conforto e a segurança enquanto dirigimos.

SEGURANÇA

As versões mais completas podem oferecer controles eletrônicos de estabilidade e tração. Também disponível como opcional para a versão mais simples com câmbio manual. Tem ainda air bags complementares laterais dianteiros e de cortina, alerta de colisão com frenagem autônoma (opcional disponível apenas na versão mais completa) e sistema de câmeras 360º. Nem pense em off road, pois sem disponibilidade de tração 4X4 o máximo que você poderá se afastar do asfalto é nas estradinhas de terra bem conservadas. Ainda não foi submetido ao crash test.


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