Nova Ford Ranger: sucesso da picape vem de berço
Tradição é um fator de peso para manter uma picape com altos índices de aceitação no mercado. E, o segredo do sucesso vem da linha de montagem
Tradição é um fator de peso para manter uma picape com altos índices de aceitação no mercado. E, o segredo do sucesso vem da linha de montagem
Já faz um bom tempo que as picapes médias deixaram de ser apenas um veículo para atender as demandas do trabalho pesado, seja no campo ou na cidade. Hoje, além de atender no quesito força, conforto e tecnologia também fazem a diferença na hora da escolha por determinado modelo.
E, nesse quesito, a nova Ford Ranger se encaixa direitinho na ideia de que qualidade vem do berço. Mas, além do DNA que vem de suas irmãs maiores, da família F que lidera há quase 50 anos o ranking das picapes médias nos EUA, ela é produzida numa das mais modernas fábricas do mundo, a de Pacheco, na Argentina.
Nessa planta, que já possuía uma tecnologia de vanguarda, foi também inserida o processo de produção 4.0, com automação, conectividade e sustentabilidade. São mais de 3.000 sensores inteligentes e mais de 50 câmeras de controle de qualidade que estão presentes na linha de produção da Ranger e na linha de motores da picape.
Ainda há o uso de robótica colaborativa, inteligência artificial, machine learning e um uso amplo da digitalização e do controle inteligente de processos, que contribuem para garantir o máximo grau de qualidade e eficiência na produção.
Também vale destacar o sofisticado sistema de escaneamento 3D, usado para o controle dimensional das peças, e os 81 dispositivos inteligentes responsáveis pela configuração e teste dos mais de 50 módulos eletrônicos que gerenciam o alto conteúdo tecnológico da picape.
Ou seja, além de toda automatização do processo, também é feita a verificação da qualidade em tempo real de cada etapa. O resultado se traduz em uma picape de alto padrão de qualidade, excelente desempenho, tanto na cidade quanto na terra, e acabamento interno primoroso.
Nessa unidade de Pacheco também são produzidos desde 2024 os motores diesel V6 3.0 e 2.0 que equipam a Ranger, antes fabricados na Inglaterra . Atualmente a fábrica tem a capacidade de produção de 82 mil unidades anuais.
Estas qualidades foram traduzidas na conquista do título da Melhor Picape Norte-Americana do Ano 2025, premiação realizada por um júri independente, formado por 50 jornalistas automotivos da mídia impressa, rádio, TV e digital dos Estados Unidos e do Canadá.
Além de tecnologias avançadas de assistência ao motorista e atualizações over-the-air, ela tem interior com painel de instrumentos digital, central multimídia com tela grande sensível ao toque e carregamento sem fio.
No Brasil, a Ford Ranger se destacou em 2024 ao conquistar os principais prêmios da indústria e ser a picape média que mais ganhou participação de mercado, com um impressionante crescimento de quase 60% e um recorde histórico de 31.870 unidades vendidas.
A linha 2025 da Ford Ranger conta com as versões XL, XLS, Black, XLT e Limited, equipadas com motores 2.0 de 170 cv ou 3.0 V6 de 250 cv. Além disso, inclui a potente Ranger Raptor, que traz um motor 3.0 V6 biturbo de 397 cv.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |