Novo Golf, da oitava geração, ‘conversa’ com outros veículos
Volkswagen seguiu o caminho da tecnologia com seu modelo mais vendido, e equipou o hatch com capacidade de trocar informações com o entorno
Volkswagen seguiu o caminho da tecnologia com seu modelo mais vendido, e equipou o hatch com capacidade de trocar informações com o entorno
A Volkswagen revelou, nesta quinta-feira (24), o novo Golf, em um evento na cidade de Wolfbusrg, na Alemanha. Entrando na oitava geração, o hatch ganhou uma reestilização e tem inúmeras opções de motor. O maior destaque, contudo, foi para os avançados recursos de conectividade que ganhou. Pena que ainda não há em menção de chegar aos mercados da América do Sul.
Com um novo sistema tecnológico, a novidade fica o tempo inteiro conectada, e conta com internet de bordo. Assim, pode oferecer serviços ao motorista diretamente da cabine, além de streaming de vídeos. Essa conexão deve ser baseada em assinatura junto a um provedor, como é o caso com smartphones, mas a marca não deu detalhes.
O sistema também faz parte da “internet das coisas”, podendo “conversar” com estruturas, estradas e outros, desde que sejam equipados também. Ele também pode trocar informações com outros veículos.
Esse recurso do novo Golf, inclusive, foi o que levou ao adiamento de seu lançamento. Quando anunciou o modelo, a marca já prometia que ele quebraria barreiras nessa área. “O próximo Golf vai pegar uma era de veículos da Volkswagen totalmente conectados e com funções de direção autônoma estendidas. Ele terá mais software a bordo do que jamais teve”, disse Karlheinz Hell, chefe de carros compactos da Volkswagen, na ocasião.
Contudo, depois disso, a marca admitiu que estava tendo problemas com o desenvolvimento da tecnologia. Por causa disso, a apresentação do hatch foi atrasada, sendo que estava marcada para o Salão de Frankfurt, realizado no mês passado.
“Nós nunca escondemos o fato de que software, uma área de extrema importância para produtos no futuro, é um sério desafio para nós”, declarou o chefão Jürgen Stackmann ao Automotive News, quando cancelava o evento. De acordo com Stackmann, as principais dificuldades foram encontraram com a função de updates por wi-fi.
Agora, parece que a alemã conseguiu resolver os problemas. Outros recursos do novo Golf 2020 são display head-up, chave eletrônica no celular (mobile key), sistema de som Harman Kardon, e iluminação ambiente.
A cabine do modelo foi totalmente redesenhada para oferecer um painel moderno, que “abraça” o motorista. Todos os comandos são acionados por clique, toque ou voz.
Por fora, o novo Golf recebeu retoques que o deixaram mais moderno e esportivo, mas o modelo manteve o já bem conhecido estilo. Na dianteira, uma nova grade toma a maior parte do espaço, na porção inferior.
Na parte superior, uma luz de assinatura conecta os dois faróis, passando pelo novo logotipo da Volkswagen. Lateralmente, a coluna C ficou mais bem definida e, na traseira, as novas lanternas são o destaque.
A Volkswagen equipou a oitava geração do hatch com muitas opções de motorização. Existem opções alimentadas a gasolina, gás natural e diesel, este último com 17% de redução nas emissões de gás carbônico, e 80% nas de óxidos de nitrogênio (NOx), os gases que sujaram o nome da marca durante o escândalo do Dieselgate.
Também serão oferecidas opções mild hybrid, quando um motor elétrico é usado apenas como auxiliar ao de combustão, oferecendo 10% de economia de combustível. Por fim, o novo Golf terá duas opções do tipo híbrido plug-in, com potências de 204 cavalos (150 kW) e 245 cv (180 kW).
A novidade da Volkswagen ainda não tem data para chegar ao Brasil. O hatch será vendido, primeiro, na Alemanha e Áustria, já no início de dezembro. No primeiro trimestre de 2020, ele chegará ao Reino Unido, França, Itália e Espanha.
Na sequência, será vendido na China, Estados Unidos, Austrália e Japão. Durante o evento de apresentação, a marca não mencionou os mercados da América do Sul. A previsão é que a oitava geração do hatch só chegue por aqui importada, em versões muito específicas, e daqui a muito tempo.
Enquanto isso, a alemã venderá o Golf híbrido de sétima geração, que deve a chegar ao país em novembro. A marca parou de fabricar o Golf no Brasil, depois de 25 anos, em setembro.
O modelo foi lançado pela Volkswagen em 1974, e já teve cerca de 35 milhões de unidades vendidas globalmente, sendo o modelo de maior sucesso da história da marca.
Fotos Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |