Novo Golf, da oitava geração, ‘conversa’ com outros veículos

Volkswagen seguiu o caminho da tecnologia com seu modelo mais vendido, e equipou o hatch com capacidade de trocar informações com o entorno

Por Bárbara Angelo 24/10/19 às 17h00

A Volkswagen revelou, nesta quinta-feira (24), o novo Golf, em um evento na cidade de Wolfbusrg, na Alemanha. Entrando na oitava geração, o hatch ganhou uma reestilização e tem inúmeras opções de motor. O maior destaque, contudo, foi para os avançados recursos de conectividade que ganhou. Pena que ainda não há em menção de chegar aos mercados da América do Sul.

novo golf 8 oitava geracao volkswagen 8

Com um novo sistema tecnológico, a novidade fica o tempo inteiro conectada, e conta com internet de bordo. Assim, pode oferecer serviços ao motorista diretamente da cabine, além de streaming de vídeos. Essa conexão deve ser baseada em assinatura junto a um provedor, como é o caso com smartphones, mas a marca não deu detalhes.

O sistema também faz parte da “internet das coisas”, podendo “conversar” com estruturas, estradas e outros, desde que sejam equipados também. Ele também pode trocar informações com outros veículos.

Esse recurso do novo Golf, inclusive, foi o que levou ao adiamento de seu lançamento. Quando anunciou o modelo, a marca já prometia que ele quebraria barreiras nessa área. “O próximo Golf vai pegar uma era de veículos da Volkswagen totalmente conectados e com funções de direção autônoma estendidas. Ele terá mais software a bordo do que jamais teve”, disse Karlheinz Hell, chefe de carros compactos da Volkswagen, na ocasião.

novo golf 8 oitava geracao volkswagen display head up

Contudo, depois disso, a marca admitiu que estava tendo problemas com o desenvolvimento da tecnologia. Por causa disso, a apresentação do hatch foi atrasada, sendo que estava marcada para o Salão de Frankfurt, realizado no mês passado.

“Nós nunca escondemos o fato de que software, uma área de extrema importância para produtos no futuro, é um sério desafio para nós”, declarou o chefão Jürgen Stackmann ao Automotive News, quando cancelava o evento. De acordo com Stackmann, as principais dificuldades foram encontraram com a função de updates por wi-fi.

Agora, parece que a alemã conseguiu resolver os problemas. Outros recursos do novo Golf 2020 são display head-up, chave eletrônica no celular (mobile key), sistema de som Harman Kardon, e iluminação ambiente.

A cabine do modelo foi totalmente redesenhada para oferecer um painel moderno, que “abraça” o motorista. Todos os comandos são acionados por clique, toque ou voz.

Reestilização

Por fora, o novo Golf recebeu retoques que o deixaram mais moderno e esportivo, mas o modelo manteve o já bem conhecido estilo. Na dianteira, uma nova grade toma a maior parte do espaço, na porção inferior.

Na parte superior, uma luz de assinatura conecta os dois faróis, passando pelo novo logotipo da Volkswagen. Lateralmente, a coluna C ficou mais bem definida e, na traseira, as novas lanternas são o destaque.

Motores do novo Golf 2020

A Volkswagen equipou a oitava geração do hatch com muitas opções de motorização. Existem opções alimentadas a gasolina, gás natural e diesel, este último com 17% de redução nas emissões de gás carbônico, e 80% nas de óxidos de nitrogênio (NOx), os gases que sujaram o nome da marca durante o escândalo do Dieselgate.

Também serão oferecidas opções mild hybrid, quando um motor elétrico é usado apenas como auxiliar ao de combustão, oferecendo 10% de economia de combustível. Por fim, o novo Golf terá duas opções do tipo híbrido plug-in, com potências de 204 cavalos (150 kW) e 245 cv (180 kW).

Quando o novo Golf começa a ser vendido?

A novidade da Volkswagen ainda não tem data para chegar ao Brasil. O hatch será vendido, primeiro, na Alemanha e Áustria, já no início de dezembro. No primeiro trimestre de 2020, ele chegará ao Reino Unido, França, Itália e Espanha.

Na sequência, será vendido na China, Estados Unidos, Austrália e Japão. Durante o evento de apresentação, a marca não mencionou os mercados da América do Sul. A previsão é que a oitava geração do hatch só chegue por aqui importada, em versões muito específicas, e daqui a muito tempo.

golf gte esquema
Golf GTE que chegará ao Brasil é da sétima geração

Enquanto isso, a alemã venderá o Golf híbrido de sétima geração, que deve a chegar ao país em novembro. A marca parou de fabricar o Golf no Brasil, depois de 25 anos, em setembro.

O modelo foi lançado pela Volkswagen em 1974, e já teve cerca de 35 milhões de unidades vendidas globalmente, sendo o modelo de maior sucesso da história da marca.

Fotos do novo Golf 2020

Fotos Volkswagen | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário